Desenvolvimento da linguagem oral em contexto Pré-Escolar e Primeiro Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Beatriz do Carmo Correia
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/1530
Resumo: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio).
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spelling Desenvolvimento da linguagem oral em contexto Pré-Escolar e Primeiro Ciclo do Ensino BásicoEducação Pré-EscolarEnsino Básico (1º ciclo)Língua PortuguesaLinguagem OralProfissão DocenteOral LanguagePortuguese LanguageTeaching ProfessionMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio).Como futura educadora/professora, tenho de estar consciente de tudo o que a profissão docente implica, pelo que se torna indispensável uma reflexão sobre o que está implícito em todo o processo educativo. Importa, assim, compreender as dinâmicas curriculares e perceber o espaço do educador/professor para, no quadro das orientações programáticas, privilegiar determinadas competências, bem como criar situações propícias ao seu desenvolvimento. No presente relatório de estágio, as questões curriculares estão remetidas para práticas devidamente contextualizadas, descritas e analisadas, sendo dado especial destaque às situações relacionadas com o desenvolvimento de competências referentes à linguagem oral, mais especificamente as relacionadas com a componente de expressão. Isto deve-se ao facto de o tema de aprofundamento deste relatório ser precisamente a linguagem oral. Assim, de forma a ilustrar o modo como foram desenvolvidas as competências supracitadas, são apresentadas atividades, realizadas tanto no pré-escolar, como no 1.º ciclo, que permitem compreender os esforços empreendidos neste domínio. A análise destes esforços contou, em parte, com a recolha sistemática de dados empíricos através de registos áudio e respetivas transcrições, bem como de grades de observação. Os resultados revelam que, efetivamente, tanto as crianças em idade pré-escolar (4/5 anos), como as crianças do 1.º ciclo (9/10 anos), em termos de sintaxe, apresentam um discurso que não se distancia do expectável ao seu nível de desenvolvimento linguístico, salvo raras exceções. Assim sendo, as crianças do pré-escolar, à exceção de uma, mostram-se capazes de elaborar frases com a estrutura sujeito-verbo-objeto (SVO) e, ainda, usam frequentemente a coordenação, através da utilização da conjunção coordenativa copulativa “e”. A subordinação, uma vez que implica uma construção frásica mais complexa, nos dados analisados, quase não é usada pelas crianças neste nível etário, acontecendo apenas em casos pontuais. Significa isto que se verificou, apenas em duas crianças, o uso de uma oração subordinada adjetiva relativa com antecedente restritiva “que”. O mesmo não acontece com os alunos do 1.º ciclo que, naturalmente, já se mostram capazes de elaborar enunciados em que está presente a subordinação. Aqui, nem se coloca a questão da coordenação, nem tampouco, da estrutura SVO. Pode-se sim fazer alusão à ocorrência temporal das ações, verificando-se que, a partir dos dados recolhidos, os alunos, por vezes, alternam, de forma incorreta, entre os tempos verbais (pretérito perfeito e pretérito imperfeito), num mesmo enunciado. Confirma-se, assim, que a complexidade da estrutura frásica aumenta conforme o nível etário em que a criança se encontra, estando, portanto, relacionada com o seu desenvolvimento linguístico.ABSTRACT: As a future educator / teacher, one should be aware of everything that the teaching profession involves and reflect on what is implicit throughout the education process. It is therefore important to understand the curricular dynamics and understand the space of the educator/teacher to, within the program guidelines, favouring certain skills and create conditions conducive to its development. In the present internship report, curricular issues are addressed to properly contextualized practices, described and analyzed, with particular emphasis given to situations related to the development of skills related to oral language, more specifically those related to the component of expression. This is because oral language is precisely the main subject of this report. Thus, to illustrate how the above skills were developed, some activities are presented, of both pre-school and the primary, which allow understanding the efforts in this field. The analysis of these efforts is based on the systematic collection of empirical data through audio recordings and respective transcripts, as well as observation grids. The results show that, indeed, both children of preschool age (4/5 years old), and the primary school children (9/10 years old), in terms of syntax, have a speech that is not far from what is expected at their level of language development, with few exceptions. Thus, the preschool children, with the exception of one, appear able to produce sentences with the structure of subject-verb-object (SVO), and also often use coordination through the use of the copulative coordinating conjunction "and". Since it involves a more complex phrasal construction, subordination is, in the analyzed data, hardly used by children in this age range, occurring only in special cases. This means that only two children use an adjectival relative subordinate clause with the precursor restrictive "that". On the other hand, it is not so with the primary students which are, naturally, already able to produce statements that include subordination. In this case, the issue of coordination nor of the SVO structure do not rise. One can instead point out the temporal occurrence of actions, verifying from the data collected that the students sometimes alternate, incorrectly, between tenses (present perfect and imperfect) in the same statement. Thus, it is confirmed that the complexity of the sentence structure increases with the age level of the child, and is therefore related to their language development.Serpa, Margarida DamiãoRepositório da Universidade dos AçoresMoreira, Beatriz do Carmo Correia2012-11-13T17:10:57Z2012-07-022012-07-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/1530porMoreira, Beatriz do Carmo Correia – "Desenvolvimento da linguagem oral em contexto Pré-Escolar e Primeiro Ciclo do Ensino Básico". Ponta Delgada : Universidade dos Açores. 2012. VIII, 100 f.. Dissertação de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:29:17Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/1530Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:24:25.101447Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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