Entender a perceção do público quanto à validade dos processos de design thinking no universo empresarial
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/31050 |
Resumo: | Tendo como objetivo o reconhecimento da importância dos processos de Design Thinking nas empresas, o presente estudo tenciona criar uma base de trabalho sólida para que tanto as empresas como a própria comunidade científica possam atuar junto do público, valorando a sua perceção dos mesmos. Como tal, o presente estudo desenvolve-se com a confiança de que, aumentando a valorização que o público atribui ao Design Thinking este venha a ser mais utilizado pelas próprias empresas. De modo a desenvolver o presente estudo foi, inicialmente, construída uma revisão literária que esclarece, de acordo com a literatura disponível, a preocupação com a opinião do público e a sua importância, o real contributo do Design Thinking para as empresas, o aspeto da comunidade empresarial lisboeta, para quem é feito e dimensionado o estudo, e de que modo as empresas beneficiam do Design Thinking. Desenvolveu-se então o estudo exploratório para avaliar a verdadeira perceção do público acerca dos processos, bem como o seu nível de conhecimento da área do Design Thinking e Design em geral. Através das respostas de mais de 100 participantes de um questionário online de métodos mistos validaram-se as hipóteses e deram-se resultados ao estudo de relevo suficiente para influenciar a atuação das empresas. |
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Entender a perceção do público quanto à validade dos processos de design thinking no universo empresarialDesign thinkingOpiniãoPúblicoEmpresasProcessosTendo como objetivo o reconhecimento da importância dos processos de Design Thinking nas empresas, o presente estudo tenciona criar uma base de trabalho sólida para que tanto as empresas como a própria comunidade científica possam atuar junto do público, valorando a sua perceção dos mesmos. Como tal, o presente estudo desenvolve-se com a confiança de que, aumentando a valorização que o público atribui ao Design Thinking este venha a ser mais utilizado pelas próprias empresas. De modo a desenvolver o presente estudo foi, inicialmente, construída uma revisão literária que esclarece, de acordo com a literatura disponível, a preocupação com a opinião do público e a sua importância, o real contributo do Design Thinking para as empresas, o aspeto da comunidade empresarial lisboeta, para quem é feito e dimensionado o estudo, e de que modo as empresas beneficiam do Design Thinking. Desenvolveu-se então o estudo exploratório para avaliar a verdadeira perceção do público acerca dos processos, bem como o seu nível de conhecimento da área do Design Thinking e Design em geral. Através das respostas de mais de 100 participantes de um questionário online de métodos mistos validaram-se as hipóteses e deram-se resultados ao estudo de relevo suficiente para influenciar a atuação das empresas.Aiming on the recognition of how important Design Thinking processes on companies are, the present study intends to create a solid work base so that both companies and the scientific community can act together amongst the public, valuing their perception on those processes. As such, the present stud is developed with the confidence that, by the appreciation attributed by the public to Design Thinking, it will be more used by the companies themselves. In order to develop the present study, a literary review was initially built, in order to clarify, according to the available literature, the concerns with public opinion and its importance, the real contribution of Design Thinking to companies, the aspect of the business community in Lisbon, for whom this study was built and dimensioned, and the way companies can benefit from Design Thinking. An exploratory study was then developed in order to assess the public's true perception of the processes, as well as their level of knowledge in the area of Design Thinking and Design in general. Through the answers of more than 100 participants on an inline mixed methods questionnaire, the hypotheses were validated and results were drawn, with sufficient relevance to influence the companies' performance.Gancho, SaraRepositório ComumBatalha, Marco António Franco2020-01-20T17:37:05Z2019-12-01T00:00:00Z2019-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/31050202372740porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:39:28Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/31050Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:23.109195Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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