Competências de cooperação: estudo das percepções de coordenadores de equipas de trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Bábara Ferreira Tavares
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/15384
Resumo: O presente estudo apresenta a percepção de coordenadores de equipa quanto às competências necessárias em situações de cooperação. Trata-se de um estudo qualitativo fenomenológico com a participação de 28 pessoas que ocupam ou já ocuparam cargos de coordenação, gestão, ou liderança, com pelo menos cinco anos de experiência profissional, aos quais foi feita uma entrevista. Os dados recolhidos demonstram que ser cooperante depende não só de competências como também de atributos individuais, que se distribuem em três dimensões: individual, relacional e contextual. As competências mais referidas foram trabalho de equipa, competências de comunicação e competências relacionais. Os atributos individuais mais referidos foram características pessoais, abertura, e disponibilidade e envolvência. Estas competências podem ser desenvolvidas principalmente através de técnicas de gestão, educação e formação, e motivação e incentivo; ABSTRACT: This study presents the team coordinators’ perception of the need competencies in cooperation situations. It’s a phenomenological qualitative study with the participation of 28 individuals who hold or have held positions of coordination, management or leadership, with at least five years of professional experience, which was made an interview. The data collected show that be cooperative not depends only of competencies as well as individual attributes, which are distributed in three dimensions: individual, relational and contextual. The competencies more mentioned were teamwork, communication skills and relational skills. The individual attributes more mentioned were personal characteristics, openness, and availability and involvement. These competencies can be developed mainly through management techniques, education and training, and motivation and encouragement.
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