Desenvolver o cálculo mental através do jogo : uma experiência no 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Lília Diana Carpinteira da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1698
Resumo: O presente relatório foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico e está dividido em três capítulos. O primeiro refere-se ao enquadramento da PES II, a caracterização do contexto educativo, no segundo descreve-se o trabalho de investigação e no último expõe-se a reflexão global da PES I e II. O principal objetivo visou desenvolver a capacidade de cálculo mental dos alunos. O meio escolhido para o concretizar foi o uso de jogos. Deste modo, foram definidas três questões que orientaram e conduziram o estudo: (1) De que forma os jogos podem ajudar no desenvolvimento do cálculo mental?, (2) Que estratégias de cálculo mental utilizam os alunos? e (3) A introdução dos jogos é benéfica para o desenvolvimento do cálculo mental dos alunos? Em que aspeto?. Para a conceção do estudo optou-se por uma metodologia de investigação de natureza qualitativa, seguindo o design de investigação-ação. Participou no estudo uma turma do 4.º ano de escolaridade do 1.º CEB. Como instrumentos de recolha de dados foram usados os jogos construídos, as folhas de registo preenchidas pelos alunos, as observações, as notas de campo, as entrevistas à professora cooperante e os registos fotográficos. O professor-investigador assumiu um papel ativo na implementação dos jogos com os alunos, procurando desafiá-los a partilhar as suas estratégias de cálculo mental. O processo foi constante, dinâmico e aberto aos ajustes necessários para a melhoria dos jogos, com vista ao desenvolvimento do cálculo mental e às estratégias dos alunos. O estudo permitiu desenvolver e praticar o cálculo mental dos alunos partilhando as suas estratégias de uma forma motivadora através dos jogos. Permitiu perceber que estes são benéficos ajudando a que os conteúdos curriculares sejam aprendidos de um modo inteligente e refletido, desafiando o pensamento do aluno, tornando-se um meio de aprendizagem. O envolvimento na PES I e II adjacente ao trabalho de investigação foi essencial e benéfico em todo o processo de formação como futura educadora e professora.
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Deste modo, foram definidas três questões que orientaram e conduziram o estudo: (1) De que forma os jogos podem ajudar no desenvolvimento do cálculo mental?, (2) Que estratégias de cálculo mental utilizam os alunos? e (3) A introdução dos jogos é benéfica para o desenvolvimento do cálculo mental dos alunos? Em que aspeto?. Para a conceção do estudo optou-se por uma metodologia de investigação de natureza qualitativa, seguindo o design de investigação-ação. Participou no estudo uma turma do 4.º ano de escolaridade do 1.º CEB. Como instrumentos de recolha de dados foram usados os jogos construídos, as folhas de registo preenchidas pelos alunos, as observações, as notas de campo, as entrevistas à professora cooperante e os registos fotográficos. O professor-investigador assumiu um papel ativo na implementação dos jogos com os alunos, procurando desafiá-los a partilhar as suas estratégias de cálculo mental. O processo foi constante, dinâmico e aberto aos ajustes necessários para a melhoria dos jogos, com vista ao desenvolvimento do cálculo mental e às estratégias dos alunos. O estudo permitiu desenvolver e praticar o cálculo mental dos alunos partilhando as suas estratégias de uma forma motivadora através dos jogos. Permitiu perceber que estes são benéficos ajudando a que os conteúdos curriculares sejam aprendidos de um modo inteligente e refletido, desafiando o pensamento do aluno, tornando-se um meio de aprendizagem. O envolvimento na PES I e II adjacente ao trabalho de investigação foi essencial e benéfico em todo o processo de formação como futura educadora e professora.This report was conducted during the Supervised Teaching Practice II (PES II), of the Master in Preschool and Primary Teacher Education. The report is divided in three chapters. The first one refers to the framework of PES II and the description of the educational context; the second chapter describes the investigation work, and in the third chapter is presented a global reflection about Supervised Teaching Practice. The main goal of the study is to develop students’ mental calculation capacity. The means chosen to achieve it was the use of games. Thus, three questions that guided and conducted the study were defined: (1) How games can help the development of mental calculation?, (2) What are mental calculation strategies that students use? and (3) Is the introduction of games beneficial to the development of students’ mental calculation? In what ways?. To realize the study I chose a qualitative research methodology, following the design of action research. This study was developed with a class of 4th grade students. As instruments of data collection I built some games used the record sheets filled by students made, observations, took field notes, conducted interviews with cooperating teacher and made photographs. The teacher-researcher played an active role in the implementation of the games with students, challenging them to share their mental calculation strategies. The process was constant, dynamic and open to the necessary adjustments of the games, to develop the students’ mental calculation strategies. The study allowed developing and practicing the mental calculation of students, sharing their strategies in a motivating way through the games. This study also allowed to realize that these games are beneficial, helping that mathematical content was learned in a reflected and intelligent way, challenging students' thinking, becoming a means of learning. My involvement in PES I and II, adjacent to the research work, was essential and beneficial throughout the entire training process as a future educator and teacher.2016-12-29T16:35:58Z2014-09-12T00:00:00Z2014-09-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1698TID:201509164porSilva, Lília Diana Carpinteira dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:33:03Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1698Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:00.898081Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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