Estratégias usadas por alunos do 9.º ano de escolaridade na resolução de problemas em Combinatória

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Paulo
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Fernandes, José António
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.48489/quadrante.22817
Resumo: Neste artigo apresentam-se alguns dos principais resultados de um trabalho de investigação sobre raciocínios em Combinatória dos alunos de uma turma do 9.º ano de escolaridade. Para tal, foram realizadas entrevistas individuais aos alunos, usando um protocolo escrito que incluía 15 problemas de Combinatória, versando as operações combinatórias de permutações, arranjos com e sem repetição e combinações. Por um lado, os resultados revelam que os alunos foram capazes de aplicar, espontaneamente, um conjunto de procedimentos sistemáticos na resolução dos problemas propostos; por outro lado, enfatizam a necessidade de corrigir e melhorar estas estratégias, perspectivando-se o ensino do tema como um meio para que os alunos adquiram completamente as operações combinatórias.
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spelling Estratégias usadas por alunos do 9.º ano de escolaridade na resolução de problemas em CombinatóriaEstratégias usadas por alunos do 9.º ano de escolaridade na resolução de problemas em CombinatóriaArtigosNeste artigo apresentam-se alguns dos principais resultados de um trabalho de investigação sobre raciocínios em Combinatória dos alunos de uma turma do 9.º ano de escolaridade. Para tal, foram realizadas entrevistas individuais aos alunos, usando um protocolo escrito que incluía 15 problemas de Combinatória, versando as operações combinatórias de permutações, arranjos com e sem repetição e combinações. Por um lado, os resultados revelam que os alunos foram capazes de aplicar, espontaneamente, um conjunto de procedimentos sistemáticos na resolução dos problemas propostos; por outro lado, enfatizam a necessidade de corrigir e melhorar estas estratégias, perspectivando-se o ensino do tema como um meio para que os alunos adquiram completamente as operações combinatórias.This paper aims at describing some results of an investigation about combinatorial reasoning’s pupils attending the 9th grade. Pupils were interviewed individually using a written protocol with 15 problems of Combinatorics, including the combinatorial operations of permutations, arrangements with and without repetition and combinations. The results reveal that pupils applied, spontaneously, a set of systematic procedures in solving the problems, and emphasize a need to correct and to improve those strategies. Consequently, the results suggest the teaching of Combinatorics as a means to the pupils to acquire completely the combinatorial operations.APM - Associação de Professores de Matemática2007-12-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22817por2183-28380872-3915Correia, PauloFernandes, José Antónioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:06:52Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22817Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:18.729167Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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