Recursos digitais para o desenvolvimento fonológico de aprendentes de português como língua não materna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diniz, Isabel Maria Carreira Agostinho
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/93710
Resumo: Trabalho de Projeto do Mestrado em Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS) apresentado à Faculdade de Letras
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spelling Recursos digitais para o desenvolvimento fonológico de aprendentes de português como língua não maternaDigital resources for the phonological development of Portuguese learners as a non-native languagefonologia do portuguêsvogais do portuguêsportuguês língua não maternaTICrecursosPortuguese phonologyPortuguese vowelsPortuguese non-native languageICTresourcesTrabalho de Projeto do Mestrado em Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS) apresentado à Faculdade de LetrasO presente projeto visa a criação de uma série de recursos que contribuam para o desenvolvimento do sistema fonológico vocálico do português europeu por aprendentes nativos de outras línguas, numa fase inicial de aprendizagem. São concebidos e produzidos cinco vídeos que fornecem recursos adequados para o desenvolvimento da capacidade de discriminação percetiva das vogais e glides orais e nasais da língua alvo (PE). Paralelamente é criado um conjunto de atividades digitais que permitirão testar as competências fonológicas previamente adquiridas através da visualização e audição sistemática dos vídeos. O projeto insere-se numa tradição estabelecida de práticas em aulas de Laboratório de Línguas na FLUC, nas quais, na presença do professor em sala de aula, os estudantes realizam exercícios dirigidos ao treino da pronúncia e da perceção dos sons do português. Depois de apresentarmos o enquadramento teórico (Mateus & Andrade, 2000; Mateus, 2003; Andrade, 2020; Farangi et al., 2015 e Parven, 2016), damos conta do estado da arte, apresentando os estudos já realizados no âmbito do desenvolvimento fonológico do sistema vocálico do português europeu por aprendentes de outras línguas maternas, em termos de perceção (Macedo, 2015) e em termos de produção (Oliveira, 2007 e Fraústo, 2017), e sobre as TIC ao serviço do ensino de línguas não maternas (Medalha 2012 e Santos, 2010). Advogamos a utilização das TIC no ensino do PLNM como um importante auxiliar das aulas presenciais, permitindo que os aprendentes consolidem e aprofundem as aprendizagens, de forma autónoma e desinibida, gerindo e rentabilizando melhor o seu tempo.The present project aims to create a series of resources that contribute to the development of the European Portuguese vocalic phonological system by native learners of other languages, in an initial learning phase. Five videos are designed and available that provide adequate resources for the development of the capacity for perceptual discrimination of vowels and oral and nasal glides of the target language (EP). In parallel, a set of digital activities is created that will allow testing of the phonological skills previously acquired through the systematic viewing and listening of videos. The project is part of a tradition that adheres to practices in Language Laboratory classes at FLUC, in which, in the presence of the teacher in the classroom, students perform exercises aimed at training the pronunciation and perception of Portuguese children. After presenting the theoretical framework (Mateus & Andrade, 2000; Mateus, 2003; Andrade, 2020; Farangi et al., 2015 and Parven, 2016), we give an account of the state of the art, coup the studies already carried out in the scope of phonological development of the European Portuguese vowel system by learners of other mother tongues, in terms of perception (Macedo, 2015) and in terms of production (Oliveira, 2007 and Fraústo, 2017), and on ICT in the service of teaching non-native languages ( Medal 2012 and Santos, 2010). We advocate the use of ICT in the teaching of PLNM as an important auxiliary to face-to-face classes, allowing learners to consolidate and deepen their learning, in an autonomous and uninhibited manner, managing and making better use of their time.2020-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/93710http://hdl.handle.net/10316/93710TID:202674940porDiniz, Isabel Maria Carreira Agostinhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T10:08:30Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/93710Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:12:37.319697Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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