Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Secundária Jaime Moniz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Paula Rute Oliveira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/5125
Resumo: O presente relatório surge no seguimento do estágio pedagógico desenvolvido no ano letivo 2021/2022 na Escola Secundária Jaime Moniz. Este documento tem a intencionalidade de narrar, fundamentar e principalmente refletir, de forma crítica, as atividades desenvolvidas ao longo do estágio pedagógico. O período principal da prática letiva foi realizado numa turma de secundário, mais concretamente de 11º ano de escolaridade e ao longo de todo o ano letivo. Para além do desenvolvimento dos processos inerentes à lecionação nesta turma, todos os professores estagiários possuíram a oportunidade de lecionar, durante um curto espaço de tempo, um conjunto de aulas a uma turma do 2º ciclo, mais propriamente, uma turma de 5º ano. Na lecionação de toda a prática letiva, foi tido em conta as diretrizes estipuladas no documento das Aprendizagens Essenciais, ajustando assim, quer os conteúdos como também os objetivos aos níveis de proficiência de cada aluno. Em relação às atividades de integração na comunidade escolar, estas consistem na colaboração ou dinamização dos professores estagiários em atividades a desenvolver inerentes ao grupo de disciplina de Educação Física. Houve assim a participação em dois torneios desenvolvidos por professores da escola, um de Voleibol e outro de Futebol. As atividades de integração no meio são outras das linhas programáticas do estágio pedagógico, passando pela caraterização da turma, onde será feito um levantamento de um conjunto de informações sobre os alunos com a finalidade de expor as mesmas no respetivo conselho de turma, como também a atividade de extensão curricular, onde foi desenvolvida uma atividade direcionada para os Jogos Tradicionais. Por fim, em relação às atividades de natureza científico-pedagógicas, estas centraram-se no estudo da sociometria e motivação, realizando uma intervenção no decorrer da lecionação da matéria de ensino de Atividades Rítmicas Expressivas.
id RCAP_5b91765e6da66254c501e03d0b25f494
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/5125
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Secundária Jaime MonizEstágio pedagógicoEducação físicaEscolaAlunoEnsino-aprendizagemPedagogical internshipPhysical educationSchoolStudentTeaching-learningEnsino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório surge no seguimento do estágio pedagógico desenvolvido no ano letivo 2021/2022 na Escola Secundária Jaime Moniz. Este documento tem a intencionalidade de narrar, fundamentar e principalmente refletir, de forma crítica, as atividades desenvolvidas ao longo do estágio pedagógico. O período principal da prática letiva foi realizado numa turma de secundário, mais concretamente de 11º ano de escolaridade e ao longo de todo o ano letivo. Para além do desenvolvimento dos processos inerentes à lecionação nesta turma, todos os professores estagiários possuíram a oportunidade de lecionar, durante um curto espaço de tempo, um conjunto de aulas a uma turma do 2º ciclo, mais propriamente, uma turma de 5º ano. Na lecionação de toda a prática letiva, foi tido em conta as diretrizes estipuladas no documento das Aprendizagens Essenciais, ajustando assim, quer os conteúdos como também os objetivos aos níveis de proficiência de cada aluno. Em relação às atividades de integração na comunidade escolar, estas consistem na colaboração ou dinamização dos professores estagiários em atividades a desenvolver inerentes ao grupo de disciplina de Educação Física. Houve assim a participação em dois torneios desenvolvidos por professores da escola, um de Voleibol e outro de Futebol. As atividades de integração no meio são outras das linhas programáticas do estágio pedagógico, passando pela caraterização da turma, onde será feito um levantamento de um conjunto de informações sobre os alunos com a finalidade de expor as mesmas no respetivo conselho de turma, como também a atividade de extensão curricular, onde foi desenvolvida uma atividade direcionada para os Jogos Tradicionais. Por fim, em relação às atividades de natureza científico-pedagógicas, estas centraram-se no estudo da sociometria e motivação, realizando uma intervenção no decorrer da lecionação da matéria de ensino de Atividades Rítmicas Expressivas.The present report appears in the follow of the pedagogical internship developed in school year of 2021/2022 at Escola Secundária Jaime Moniz. This document has the intention to narrate, substantiate and mainly reflect, in a critic way, the developed activities throughout the pedagogical internship. The principal period of the teaching practice was held on a high school class, more concretely of 11º grade and throughout all teaching year. Besides the development of all inherent process to the teaching of this class, all internship teachers had the opportunity to teach, throughout a small space of time, a set of classes to a class of the second cycle, more properly a fifth-grade class. In the teaching of all the practice year, all the stipulated guidelines in the essential learning document have been considered, adjusting both content and objectives to the proficiency levels of each student. In relation to the integration activities in school community, this one consists in the collaboration or dynamization by the internship teachers in development of activities inherent to the Physical Education group. So, there was 2 participations in tournaments developed by school teachers, one of volleyball and one of football. The integration activities to the environment are other programmatic lines of pedagogical internship, starting in the characterization of the class where should be made a survey of a set of information about the students with the finality to expose these ones to the respective council class, as well as the curricular extension activity where it was developed a directional activity to the traditional games. In the end, in terms of scientific pedagogical activities, this one focus on the study of sociometry and motivation, performing an intervention during the teaching of expressive rhythmic activities.Lopes, Hélder Manuel ArsénioCorreia, Ana Luísa Rodrigues Figueira de SousaDigitUMaFernandes, Paula Rute Oliveira2023-04-19T11:16:11Z2022-12-282022-12-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/5125TID:203264819porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-04-23T05:37:41Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/5125Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:50:11.280817Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Secundária Jaime Moniz
title Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Secundária Jaime Moniz
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Secundária Jaime Moniz
Fernandes, Paula Rute Oliveira
Estágio pedagógico
Educação física
Escola
Aluno
Ensino-aprendizagem
Pedagogical internship
Physical education
School
Student
Teaching-learning
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Secundária Jaime Moniz
title_full Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Secundária Jaime Moniz
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Secundária Jaime Moniz
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Secundária Jaime Moniz
title_sort Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Secundária Jaime Moniz
author Fernandes, Paula Rute Oliveira
author_facet Fernandes, Paula Rute Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes, Hélder Manuel Arsénio
Correia, Ana Luísa Rodrigues Figueira de Sousa
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Paula Rute Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio pedagógico
Educação física
Escola
Aluno
Ensino-aprendizagem
Pedagogical internship
Physical education
School
Student
Teaching-learning
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Estágio pedagógico
Educação física
Escola
Aluno
Ensino-aprendizagem
Pedagogical internship
Physical education
School
Student
Teaching-learning
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório surge no seguimento do estágio pedagógico desenvolvido no ano letivo 2021/2022 na Escola Secundária Jaime Moniz. Este documento tem a intencionalidade de narrar, fundamentar e principalmente refletir, de forma crítica, as atividades desenvolvidas ao longo do estágio pedagógico. O período principal da prática letiva foi realizado numa turma de secundário, mais concretamente de 11º ano de escolaridade e ao longo de todo o ano letivo. Para além do desenvolvimento dos processos inerentes à lecionação nesta turma, todos os professores estagiários possuíram a oportunidade de lecionar, durante um curto espaço de tempo, um conjunto de aulas a uma turma do 2º ciclo, mais propriamente, uma turma de 5º ano. Na lecionação de toda a prática letiva, foi tido em conta as diretrizes estipuladas no documento das Aprendizagens Essenciais, ajustando assim, quer os conteúdos como também os objetivos aos níveis de proficiência de cada aluno. Em relação às atividades de integração na comunidade escolar, estas consistem na colaboração ou dinamização dos professores estagiários em atividades a desenvolver inerentes ao grupo de disciplina de Educação Física. Houve assim a participação em dois torneios desenvolvidos por professores da escola, um de Voleibol e outro de Futebol. As atividades de integração no meio são outras das linhas programáticas do estágio pedagógico, passando pela caraterização da turma, onde será feito um levantamento de um conjunto de informações sobre os alunos com a finalidade de expor as mesmas no respetivo conselho de turma, como também a atividade de extensão curricular, onde foi desenvolvida uma atividade direcionada para os Jogos Tradicionais. Por fim, em relação às atividades de natureza científico-pedagógicas, estas centraram-se no estudo da sociometria e motivação, realizando uma intervenção no decorrer da lecionação da matéria de ensino de Atividades Rítmicas Expressivas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-28
2022-12-28T00:00:00Z
2023-04-19T11:16:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/5125
TID:203264819
url http://hdl.handle.net/10400.13/5125
identifier_str_mv TID:203264819
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131582000267264