Vision Boards e literacia visual: Um trabalho de projeto comparativo entre ES Camões e EA António Arroio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Maria Isabel Fernandes dos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/30489
Resumo: A sociedade contemporânea destaca-se como sociedade ocularcêntrica, que viu surgir a visão como sentido sobreposto aos restantes, onde tudo é registado através da fotografia. O objetivo principal deste trabalho de projeto é explorar como as ferramentas digitais relacionadas com a imagem podem ser aplicadas em contextos escolares. Para atingir esse objetivo, desenvolveu-se uma investigação-ação, com alunos e docentes de duas escolas secundárias de Lisboa. Por meio dos entrevistados, o propósito será compreender como utilizam imagens digitais e as suas representações em contextos pedagógicos e escolares. Os principais resultados revelaram diferenças na elaboração dos vision boards entre os alunos das duas escolas. Os alunos da ES Camões selecionavam imagens com múltiplos significados, enquanto os da EA António Arroio escolheram imagens mais alinhadas aos textos escritos. Além disso, os docentes da EA António Arroio demonstraram preocupação com o uso destes quadros imagéticos, devido à dificuldade de reconhecimento das imagens como construções. As conclusões do projeto indicaram que os alunos consomem conteúdo audiovisual no seu quotidiano. No entanto, os professores tendem a acreditar que este tipo de projetos deveria ser aplicado em contextos não pedagógicos. O presente trabalho de projeto, ressalta a relevância da imagem na sociedade contemporânea e destaca a necessidade de uma melhor compreensão das possibilidades educacionais das ferramentas digitais relacionadas com a imagem. Os resultados sugerem a importância de promover discussões sobre literacia visual para que os docentes do Ensino Secundário possam explorar o potencial pedagógico desta ferramenta de forma mais eficaz.
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