A transmissão dos direitos da criança no 1º Ciclo : o papel dos textos de literatura para a infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Afonso, Inês da Conceição Marques
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/2664
Resumo: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
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spelling A transmissão dos direitos da criança no 1º Ciclo : o papel dos textos de literatura para a infânciaDireitos da criançaLiteratura para a infânciaEstudo de casoChildren's rightsChildren's literatureCase studyRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.O presente relatório de estágio foi elaborado para apresentar de forma reflexiva a Prática Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, ministrado na Escola Superior de Educação de Castelo Branco, apresentando, de forma integrada, o trabalho realizado durante a Prática Supervisionada, a investigação desenvolvida sobre um tema específico e a implementação de atividades relacionadas com esse tema. A prática Supervisionada foi desenvolvida com uma turma de 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico e incluiu a componente investigativa que tem como tema: “A transmissão dos Direitos da Criança no 1º Ciclo – o papel dos textos de Literatura para a Infância”. A Convenção Internacional dos Direitos da Criança, aprovada por aclamação na Assembleia Geral das Nações Unidas, a 20 de Novembro de 1989, correspondeu a um dos sinais de transformação mais emblemáticos de toda a história das representações da infância. Com este relatório de estágio pretendemos aprofundar a reflexão e divulgação dos Direitos da Criança, fundamentando-se, primeiramente, sob um ponto de vista histórico para, de seguida, se perspetivar em termos de atividades pedagógicas. Pretendemos, também, através dos textos de Literatura para a Infância, sensibilizar os alunos para os Direitos da Criança, identificar práticas, na sala de aula, de promoção dos Direitos da Criança e identificar conceções do professor responsável sobre os Direitos da Criança. Para a realização do estudo, optámos por recorrer aos princípios do estudo de caso, uma metodologia qualitativa, onde o investigador participa ativamente na investigação. Para tal, recolhemos dados através da observação participante, pesquisa e notas de campo, registos audiovisuais, registos gráficos (guiões dos alunos) e inquéritos por questionário à professora cooperante. Finalmente, para dar resposta aos objetivos da investigação, procedeu-se à análise dos dados recolhidos. Através desta análise pudemos constatar que a turma onde foi implementado o estudo já tinha conhecimento dos Direitos da Criança e através dos textos de Literatura para a Infância foram assimilando novos conhecimentos.This internship report was prepared as part of the course Supervised Practice Masters in Preschool Education and Teaching of the 1st cycle of basic education, taught at the School of Education in Castelo Branco presenting an integrated work, performed during Supervised Practice and research developed. The Supervised practice was developed with a group of 4th year of the 1st cycle of basic education and included the investigative component that has the theme: "The transmission of the Rights of the Child in the 1st cycle - the role of texts in Literature for Children." The International Convention on the Rights of the Child, adopted by acclamation at the General Assembly of the United Nations, November 20th, 1989, represent one of the most iconic signs of transformation in the entire history of representations of childhood. With this report we intend to point further reflection and dissemination of the Child´s Rights, on the ground of a historical point of view and in perspective terms of pedagogic activities. We also intend, through the texts of Literature for Children, alert students to the Child´s Rights, to identify practices in the classroom to promote Child´s Rights room and identify conceptions of the teacher in charge on the Child’s Rights. For the study, we chose to use the principles of the case study, a qualitative methodology where the researcher’s actively participates in research. To this end, we’ve collected data through participant observation, survey and field notes, audio-visual recordings, graphics records (scripts of students) and questionnaire surveys to the cooperating teacher. Finally, to meet the objectives of the investigation we’ve proceeded to the analysis of collected data. Through this analysis we found that the class was implemented where the study was already aware of the Child’s Rights and through the texts of Literature for Children were assimilating new knowledge.Pires, Maria da Natividade CarvalhoRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoAfonso, Inês da Conceição Marques2014-12-22T13:55:59Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/2664TID:201044218porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:40:35Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2664Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:33:55.437524Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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