Potencialidades da Literatura para a Infância no desenvolvimento da Literacia Científica: um estudo com alunos do 1.º Ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Inês Ribeiro da Silva Abrantes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/14497
Resumo: Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
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spelling Potencialidades da Literatura para a Infância no desenvolvimento da Literacia Científica: um estudo com alunos do 1.º CicloConceitosLiteratura para a infânciaCiências naturaisStudy of the environmentScientific conceptsLiterature for childrenCritical thinkingAnimal welfareRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino BásicoEste relatório desenvolve-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, e encontra-se dividido em duas partes. Na primeira parte apresentam-se uma descrição e análise crítica do período de intervenção nos contextos de estágio do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. Na segunda parte apresenta-se o estudo empírico. O presente estudo visa a análise da ação pedagógica desenvolvida em contexto de estágio numa turma do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, onde foi realizada uma investigação que incide sobre a influência da Literatura para a Infância na aprendizagem de conceitos científicos e que tem como problemática central “Quais as potencialidades da Literatura para a Infância no desenvolvimento da Literacia Científica?” Para responder a esta questão estabeleceram-se os seguintes objetivos gerais: (i) avaliar a eficácia na aprendizagem de conceitos científicos decorrente da utilização de uma obra de Literatura para a Infância e (ii) desenvolver o pensamento crítico dos alunos decorrente da realização de atividades centradas no tema do bem-estar animal no contexto dos jardins zoológicos. Para a concretização deste estudo, optou-se por uma metodologia de natureza mista, tendo sido utilizados dois questionários administrados em dois momentos (Pré-Teste e Pós-Teste) e grelhas de observação. Os dados qualitativos foram submetidos à análise de conteúdo e respetivamente categorizados. Já os dados quantitativos foram tratados com a estatística descritiva e inferencial. Os resultados demonstram que a utilização de obras de Literatura para a Infância auxilia na aquisição de conceitos científicos, atuando ao nível de outras competências sociais, para além das associadas à área do português e do estudo do meio.ABSTRACT This report was developed as part of the course of Supervised Teaching Practice II of the 2nd year of the MA in Teaching of 1st Cycle of Primary Education and Mathematics and Natural Sciences of 2nd Cycle of Primary Education. The report is and divided into two parts. The first part presents the description and critical analysis of the intervention period in the contexts of internships of the 1st and 2nd Cycle of Basic Education. The second part presents the empirical study. The study involved a class of the 4th year of schooling of the 1st Cycle of Basic Education, to answer to the following central problem: " What are the potentials of Literature for Children in the development of Scientific Literacy?". In order to answer this question, the following general objectives were settled: (i) to evaluate the effectiveness in learning scientific concepts resulting from the use of a work of literature for children and (ii) to develop the critical thinking of students resulting from activities centered on the theme of animal welfare in the context of zoos. The study included a mixed methodological approach, questionnaires administered in two moments (Pre-Test and Post-Test) and observation grids to collecting data. The qualitative data was subjected to content analysis and different ideas were categorized. The quantitative data was processed using the Statistical Package for the Social Sciences. The results of the study indicate that the use of Literature for Children helps in the acquisition of scientific concepts, acting at the level of other social skills, in addition to those associated with the area of Portuguese and the study of the environment.Almeida, AntónioRCIPLLopes, Inês Ribeiro da Silva Abrantes2022-03-18T10:15:42Z2021-07-132021-07-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14497TID:202938506porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:10:44Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14497Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:17.687903Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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