O papel da supervisão na formação contínua : perspetivas e contributos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Maria Manuela Neves
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/36358
Resumo: Dissertação de mestrado, Educação (Área de especialidade em Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018
id RCAP_5bb181aed97553d1b497c44d1882981c
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/36358
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel da supervisão na formação contínua : perspetivas e contributosSupervisãoProfessores - FormaçãoDesenvolvimento profissionalTeses de mestrado - 2018Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação (Área de especialidade em Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018A supervisão tem vindo a ganhar uma importância cada vez mais relevante no seio da escola. Assim, este estudo pretende, não só compreender a forma como a supervisão está a crescer ao nível da formação contínua dos professores, como o seu real contributo para o desenvolvimento profissional. As questões de investigação que nortearam este trabalho passaram por:  Recolher dados que comprovem ou não o aumento de ações de formação na área da supervisão.  Perceber se há uma relação direta entre as Escolas TEIP, as que têm Contrato de Autonomia e as que foram sujeitas a Avaliação Externa e as que solicitam ações de formação na área da supervisão.  Conhecer o conceito que os professores têm da supervisão.  Comparar o conceito da supervisão em dois grupos de professores: com ou sem formação nesta área.  Contribuição da supervisão para o desenvolvimento profissional. Esta investigação seguiu uma metodologia qualitativa e quantitativa. Ao contrário do que alguns autores advogam, os métodos quantitativos e os qualitativos não têm de ser antagónicos, podem mesmo complementar-se e assim permitirem uma visão mais ampla e uma compreensão mais profunda do estudo em causa. Participaram neste estudo três Diretores de Centros de Formação de Professores e oitenta e oito Professores dos Agrupamentos de Escolas envolvidos. Os dados foram recolhidos no ano letivo 2016-2017 e contemplam a análise da legislação que dá suporte às diferentes vertentes do trabalho, os Planos de Formação dos CFAE, respeitantes aos anos 2014-15, 2015-16, 2016-17 e um inquérito por questionário. As principais conclusões do trabalho revelam a forma como a supervisão está a crescer ao nível da formação contínua, este dado é reforçado tanto pelos diversos projetos que têm vindo a nascer nas escolas, fruto da formação especializada nesta área, como pela necessidade de responder às solicitações da Tutela.Supervision has been gaining increasing importance within the school context. Thus, this study intends not only to understand how supervision is growing in terms of continuous teacher training, but also as an actual contribution to the professional development. The research questions, which guided this project, are:  Collect data which prove or not the increase of training in the area of supervision.  Find out if there is a direct relationship between Educational Areas of Priority Intervention schools, the ones that have Autonomy Contracts, the ones which have been subject to External Evaluation and those that request training in the area of supervision.  Get to know the professors’ concept of supervision.  Compare the concept of supervision lying within two groups of professors: with or without training in this area.  Supervision’s contributions to the professional development. This investigation followed both a qualitative and quantitative methodology. Opposite to what some authors advocate, these two methods do not have to be antagonic, they can even complement each other and allow for a broader view and deeper comprehension of the study in question. Three directors from Teacher Training Centers participated in this study as well as eighty-eight professors from the schools involved. The data was collect in the school year of 2016-2017, through the analysis of the legislation that gives support to differents aspects of work, the plans of formation (CFAE) regarding the years 2014-2015, 2015-2016, 2016-2017 and a questionary survey. The main conclusions of this work are the way supervision is growing in terms of continuous teacher’s training. This fact is reinforced by the projects that have been growing at schools, specialized formation in this area, as a way of responding to superior instances.Tinoca, Luís Fonseca, 1975-Repositório da Universidade de LisboaLopes, Maria Manuela Neves2019-01-11T13:28:20Z20182018-02-192018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/36358TID:202200647porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:32:59Zoai:repositorio.ul.pt:10451/36358Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:50:39.000620Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel da supervisão na formação contínua : perspetivas e contributos
title O papel da supervisão na formação contínua : perspetivas e contributos
spellingShingle O papel da supervisão na formação contínua : perspetivas e contributos
Lopes, Maria Manuela Neves
Supervisão
Professores - Formação
Desenvolvimento profissional
Teses de mestrado - 2018
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O papel da supervisão na formação contínua : perspetivas e contributos
title_full O papel da supervisão na formação contínua : perspetivas e contributos
title_fullStr O papel da supervisão na formação contínua : perspetivas e contributos
title_full_unstemmed O papel da supervisão na formação contínua : perspetivas e contributos
title_sort O papel da supervisão na formação contínua : perspetivas e contributos
author Lopes, Maria Manuela Neves
author_facet Lopes, Maria Manuela Neves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tinoca, Luís Fonseca, 1975-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Maria Manuela Neves
dc.subject.por.fl_str_mv Supervisão
Professores - Formação
Desenvolvimento profissional
Teses de mestrado - 2018
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Supervisão
Professores - Formação
Desenvolvimento profissional
Teses de mestrado - 2018
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado, Educação (Área de especialidade em Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-02-19
2018-01-01T00:00:00Z
2019-01-11T13:28:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/36358
TID:202200647
url http://hdl.handle.net/10451/36358
identifier_str_mv TID:202200647
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134440983625728