O Projeto Darte e o desenvolvimento de competências sociais e da autoestima em crianças e adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Messias, Marta
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/23122
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde, Núcleo de Psicologia Clínica Sistémica), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2015
id RCAP_5bb84ffc2c6af040ce7a075e276462c9
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/23122
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Projeto Darte e o desenvolvimento de competências sociais e da autoestima em crianças e adolescentesAuto-estimaCompetências sociaisHiperactividadeArte terapiaTeses de mestrado - 2015Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde, Núcleo de Psicologia Clínica Sistémica), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2015O presente estudo tem como objetivo principal perceber qual o impacto do Projecto Darte na autoestima e nas competências sociais dos seus participantes. O estudo decorreu na região da grande Lisboa com 40 crianças e adolescentes com idades compreendidas entre os 8 e os 17 anos de ambos os sexos. Recorreu-se a uma estratégia quantitativa através da recolha de dados com o SDQ-Questionário de Capacidades e Dificuldades nas versões auto-relato e para pais (Goodman, 1997), a subescala “Autoestima Global” da Escala de Autoestima de Susan Harter (1985) e um Questionário Sociodemográfico. A avaliação foi feita em dois momentos, antes e depois da participação no Projecto Darte. Os dados foram analisados com recurso ao software Statistical Package for Social Sciences (SPSS) 20.0 for Windows com análise de dados de tendência central e dispersão e aplicando teste paramétricos e não paramétricos. Na dimensão autoestima não se constaram mudanças. Observou-se uma correlação negativa entre a idade e a autoestima no primeiro momento de avaliação. Na dimensão competências sociais verificou-se uma melhoria na pontuação total de dificuldades obtido com o SDQ havendo um maior número de sujeitos próximos da média no segundo momento de avaliação. Nas subescalas “Sintomas Emocionais”, “Problemas de Comportamento” e “Hiperatividade” verificou-se um aumento da percentagem acumulada de sujeitos próximos da média ou ligeiramente acima/ ligeiramente abaixo da média. Na subescala “Hiperatividade” encontrou-se uma diferença (diminuição) estatisticamente significativa entre as médias obtidas entre o primeiro e o segundo momento de avaliação. Foram, ainda, discutidas as limitações e potencialidades do presente estudo.This study aims to understand the impact of Projecto Darte on self-esteem and social skills of its participants. The study took place in the greater Lisbon with 40 children and adolescents aged 8 to 17 years old of both sexes. A quantitative strategy was used by collecting data with the SDQ - Strengths and Difficulties Questionnaire with the self-report and parents versions (Goodman, 1997), the subscale "Global Self-esteem" of Susan Harter’s Self-Perception Profile for Children (1985), and a sociodemographic questionnaire. The evaluation was done in two stages, before and after participation in the Project Darte. Data were analyzed using the Statistical Package for Social Sciences software (SPSS) 20.0 for Windows with central tendency of data analysis and dispersion and applying parametric and non-parametric tests. The dimension self-esteem did not show any changes. A negative correlation between age and self-esteem was observed on the first moment of evaluation. In the dimension social skills there was an improvement in the total of difficulties obtained with the SDQ with a larger number of subjects closer to average in the second assessment. In the "Emotional symptoms," "Conduct problems" and "Hyperactivity" subscales there was an increase in the cumulative percentage of subjects near or slightly above the average/slightly below the average. In the "Hyperactivity" subscale a statistically significant difference (decrease) was found between the average values of the first and second evaluation moments.Ribeiro, Maria Teresa, 1962-Repositório da Universidade de LisboaMessias, Marta2016-03-22T16:22:23Z20152015-10-192015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/23122porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:10:58Zoai:repositorio.ul.pt:10451/23122Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:40:35.572618Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Projeto Darte e o desenvolvimento de competências sociais e da autoestima em crianças e adolescentes
title O Projeto Darte e o desenvolvimento de competências sociais e da autoestima em crianças e adolescentes
spellingShingle O Projeto Darte e o desenvolvimento de competências sociais e da autoestima em crianças e adolescentes
Messias, Marta
Auto-estima
Competências sociais
Hiperactividade
Arte terapia
Teses de mestrado - 2015
title_short O Projeto Darte e o desenvolvimento de competências sociais e da autoestima em crianças e adolescentes
title_full O Projeto Darte e o desenvolvimento de competências sociais e da autoestima em crianças e adolescentes
title_fullStr O Projeto Darte e o desenvolvimento de competências sociais e da autoestima em crianças e adolescentes
title_full_unstemmed O Projeto Darte e o desenvolvimento de competências sociais e da autoestima em crianças e adolescentes
title_sort O Projeto Darte e o desenvolvimento de competências sociais e da autoestima em crianças e adolescentes
author Messias, Marta
author_facet Messias, Marta
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Maria Teresa, 1962-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Messias, Marta
dc.subject.por.fl_str_mv Auto-estima
Competências sociais
Hiperactividade
Arte terapia
Teses de mestrado - 2015
topic Auto-estima
Competências sociais
Hiperactividade
Arte terapia
Teses de mestrado - 2015
description Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde, Núcleo de Psicologia Clínica Sistémica), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2015
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-10-19
2015-01-01T00:00:00Z
2016-03-22T16:22:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/23122
url http://hdl.handle.net/10451/23122
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134315900043264