O Projeto Darte e o desenvolvimento de competências sociais e da autoestima em crianças e adolescentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/23122 |
Resumo: | Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde, Núcleo de Psicologia Clínica Sistémica), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2015 |
id |
RCAP_5bb84ffc2c6af040ce7a075e276462c9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/23122 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O Projeto Darte e o desenvolvimento de competências sociais e da autoestima em crianças e adolescentesAuto-estimaCompetências sociaisHiperactividadeArte terapiaTeses de mestrado - 2015Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde, Núcleo de Psicologia Clínica Sistémica), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2015O presente estudo tem como objetivo principal perceber qual o impacto do Projecto Darte na autoestima e nas competências sociais dos seus participantes. O estudo decorreu na região da grande Lisboa com 40 crianças e adolescentes com idades compreendidas entre os 8 e os 17 anos de ambos os sexos. Recorreu-se a uma estratégia quantitativa através da recolha de dados com o SDQ-Questionário de Capacidades e Dificuldades nas versões auto-relato e para pais (Goodman, 1997), a subescala “Autoestima Global” da Escala de Autoestima de Susan Harter (1985) e um Questionário Sociodemográfico. A avaliação foi feita em dois momentos, antes e depois da participação no Projecto Darte. Os dados foram analisados com recurso ao software Statistical Package for Social Sciences (SPSS) 20.0 for Windows com análise de dados de tendência central e dispersão e aplicando teste paramétricos e não paramétricos. Na dimensão autoestima não se constaram mudanças. Observou-se uma correlação negativa entre a idade e a autoestima no primeiro momento de avaliação. Na dimensão competências sociais verificou-se uma melhoria na pontuação total de dificuldades obtido com o SDQ havendo um maior número de sujeitos próximos da média no segundo momento de avaliação. Nas subescalas “Sintomas Emocionais”, “Problemas de Comportamento” e “Hiperatividade” verificou-se um aumento da percentagem acumulada de sujeitos próximos da média ou ligeiramente acima/ ligeiramente abaixo da média. Na subescala “Hiperatividade” encontrou-se uma diferença (diminuição) estatisticamente significativa entre as médias obtidas entre o primeiro e o segundo momento de avaliação. Foram, ainda, discutidas as limitações e potencialidades do presente estudo.This study aims to understand the impact of Projecto Darte on self-esteem and social skills of its participants. The study took place in the greater Lisbon with 40 children and adolescents aged 8 to 17 years old of both sexes. A quantitative strategy was used by collecting data with the SDQ - Strengths and Difficulties Questionnaire with the self-report and parents versions (Goodman, 1997), the subscale "Global Self-esteem" of Susan Harter’s Self-Perception Profile for Children (1985), and a sociodemographic questionnaire. The evaluation was done in two stages, before and after participation in the Project Darte. Data were analyzed using the Statistical Package for Social Sciences software (SPSS) 20.0 for Windows with central tendency of data analysis and dispersion and applying parametric and non-parametric tests. The dimension self-esteem did not show any changes. A negative correlation between age and self-esteem was observed on the first moment of evaluation. In the dimension social skills there was an improvement in the total of difficulties obtained with the SDQ with a larger number of subjects closer to average in the second assessment. In the "Emotional symptoms," "Conduct problems" and "Hyperactivity" subscales there was an increase in the cumulative percentage of subjects near or slightly above the average/slightly below the average. In the "Hyperactivity" subscale a statistically significant difference (decrease) was found between the average values of the first and second evaluation moments.Ribeiro, Maria Teresa, 1962-Repositório da Universidade de LisboaMessias, Marta2016-03-22T16:22:23Z20152015-10-192015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/23122porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:10:58Zoai:repositorio.ul.pt:10451/23122Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:40:35.572618Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Projeto Darte e o desenvolvimento de competências sociais e da autoestima em crianças e adolescentes |
title |
O Projeto Darte e o desenvolvimento de competências sociais e da autoestima em crianças e adolescentes |
spellingShingle |
O Projeto Darte e o desenvolvimento de competências sociais e da autoestima em crianças e adolescentes Messias, Marta Auto-estima Competências sociais Hiperactividade Arte terapia Teses de mestrado - 2015 |
title_short |
O Projeto Darte e o desenvolvimento de competências sociais e da autoestima em crianças e adolescentes |
title_full |
O Projeto Darte e o desenvolvimento de competências sociais e da autoestima em crianças e adolescentes |
title_fullStr |
O Projeto Darte e o desenvolvimento de competências sociais e da autoestima em crianças e adolescentes |
title_full_unstemmed |
O Projeto Darte e o desenvolvimento de competências sociais e da autoestima em crianças e adolescentes |
title_sort |
O Projeto Darte e o desenvolvimento de competências sociais e da autoestima em crianças e adolescentes |
author |
Messias, Marta |
author_facet |
Messias, Marta |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ribeiro, Maria Teresa, 1962- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Messias, Marta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Auto-estima Competências sociais Hiperactividade Arte terapia Teses de mestrado - 2015 |
topic |
Auto-estima Competências sociais Hiperactividade Arte terapia Teses de mestrado - 2015 |
description |
Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde, Núcleo de Psicologia Clínica Sistémica), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2015 |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-10-19 2015-01-01T00:00:00Z 2016-03-22T16:22:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/23122 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/23122 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134315900043264 |