A metodologia Darte, a promoção da autoestima e a percepção de capacidades em crianças e jovens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canha, Márcia Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/25097
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde, Núcleo de Psicologia Clínica Sistémica), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2016
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spelling A metodologia Darte, a promoção da autoestima e a percepção de capacidades em crianças e jovensAuto-estimaAjustamento emocionalTeses de mestrado - 2016Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaTese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde, Núcleo de Psicologia Clínica Sistémica), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2016O objetivo do estudo foi verificar o contributo da metodologia Darte para a promoção da autoestima, perceção das capacidades e ajustamento sócio emocional da população-alvo do projeto. Utilizou-se uma metodologia mista com uma abordagem multi-método e multi-informantes. No estudo quantitativo participaram 68 crianças e jovens de quatro instituições da região de Lisboa, 34 do sexo feminino e 34 do sexo masculino, dos 5 aos 16 anos. No estudo qualitativo, participaram 105 crianças, jovens e mães/grávidas institucionalizadas de seis instituições da região de Lisboa, 64 do sexo feminino e 41 do sexo masculino, dos 5 aos 35 anos. A avaliação foi realizada com questionários e entrevistas, tendo sido os dados analisados com recurso ao IBM SPSS 22.0® (Statistical Package for the Social Sciences) versão 22.0 para Windows e ao QSR NVivo Plus® (Qualitative Data Analysis Software) versão 11 para Windows. Não foi possível concluir a influência da metodologia darte na autoestima, mas sim na perceção de capacidades de crianças/jovens dos 9 aos 16 anos, na versão de autorrelato. De acordo com os pais, as crianças/jovens apresentam uma melhoria nos comportamentos pró-sociais, nas dimensões de hiperatividade e problemas de comportamento. Verificou-se também que quanto mais os pais consideram que os filhos têm problemas relacionais mais os filhos percecionam em si próprios problemas emocionais, relacionais e totais. Não houve acordo em relação aos professores. Concluiu-se que a metodologia Darte contribui para o ajustamento sócio emocional de crianças, jovens e mães/grávidas solteiras institucionalizadas.The aim of the study was to assess the contribution of Darte methodology for the promotion of self-esteem, perception of abilities and emotional and social adjustment of the target population of the project. We used a methodology quantitative and qualitative with a multi-way and multi-informants approach. In the quantitative study participated 68 children and adolescents from four institutions in Lisbon, 34 female and 34 male, from 5 to 16 years old. The qualitative study involved 105 children, adolescents and mothers/pregnant in Lisbon, 64 female and 41 male, from 5 to 35 years old. The evaluation was conducted with questionnaires and interviews, and was the data analyzed using the SPSS 22.0® (Statistical Package for Social Sciences) version 22.0 for Windows and QSR NVivo Plus® (Qualitative Data Analysis Software) version 11 for Windows. It was not possible to conclude the influence of Darte methodology in self-esteem, but it was confirm in the perception of capabilities of children/youth with 9 to 16 years old, in the self-report version. According to the parents, children and youngs have an improvement in prosocial behavior, hyperactivity and behavior problems. It was also found that the more parents believe that children have relational problems more children view themselves as having emotional and relational problems. There was no agreement on the teachers. It was concluded that the Darte methodology contributes to the emotional and social adjustment of children and young institutionalized mothers/pregnants.Ribeiro, Maria Teresa, 1962-Repositório da Universidade de LisboaCanha, Márcia Silva2016-11-23T09:40:15Z20162016-07-042016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/25097porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:14:25Zoai:repositorio.ul.pt:10451/25097Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:42:06.919619Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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