A aprendizagem baseada na resolução de problemas com a utilização do “Scratch” : um estudo com alunos do 8.º ano de escolaridade no âmbito da PES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Tânia Maria Barroso Fernandes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/18081
Resumo: O presente relatório foi elaborado no âmbito do II Ciclo de estudos do Ensino de Informática da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional de Braga. Este documento incide sobre a Prática de Ensino Supervisionada (PES) na qual analisamos e refletimos sobre o processo ensino-aprendizagem e avaliamos as potencialidades da metodologia de ensino Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP), no contexto da aprendizagem da ferramenta Scratch, ao longo de um semestre na disciplina de TIC. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) têm um papel fundamental e insubstituível na sociedade atual pelo que sendo a escola uma instituição estruturante da sociedade, elas são fundamentais no processo de aprendizagem nas práticas atuais de ensino. Pretende-se, assim, que o aluno reconheça e se reveja, num papel mais ativo e participativo da própria aprendizagem. Como investigação-ação, o nosso estudo incidiu exclusivamente em turmas do 8º ano do 3º Ciclo de Ensino Básico (CEB) de uma escola da cidade de Braga e delas extraímos uma amostra de conveniência, correspondente a 54 alunos. O objetivo do nosso estudo foi verificar em que medida a utilização da metodologia ABRP potencia a aprendizagem da ferramenta Scratch. As conclusões retiradas mostram que os objetivos propostos foram alcançados tendose os alunos mostrado recetivos à nova metodologia. Na análise dos resultados destacou-se que 70,4% considerou que a metodologia ABRP contribuiu para a sua autoaprendizagem e, nesta forma de exploração da ferramenta Scratch, 92% dos alunos consideraram que adquiriram um conhecimento mais profundo da ferramenta. No decorrer deste estudo o papel dos alunos foi ativo, participativo, colaborativo e autónomo na aquisição da sua própria aprendizagem pelo que acreditamos qua a metodologia adotada foi adequada para a aprendizagem da ferramenta Scratch. Neste relatório refletimos também sobre o percurso efetuado ao longo da Prática Pedagógica Supervisionada, evidenciando o trabalho desenvolvido, quer de carácter letivo, quer não-letivo e o modo como esse trabalho se refletiu na construção de um ‘eu’ professor.
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As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) têm um papel fundamental e insubstituível na sociedade atual pelo que sendo a escola uma instituição estruturante da sociedade, elas são fundamentais no processo de aprendizagem nas práticas atuais de ensino. Pretende-se, assim, que o aluno reconheça e se reveja, num papel mais ativo e participativo da própria aprendizagem. Como investigação-ação, o nosso estudo incidiu exclusivamente em turmas do 8º ano do 3º Ciclo de Ensino Básico (CEB) de uma escola da cidade de Braga e delas extraímos uma amostra de conveniência, correspondente a 54 alunos. O objetivo do nosso estudo foi verificar em que medida a utilização da metodologia ABRP potencia a aprendizagem da ferramenta Scratch. As conclusões retiradas mostram que os objetivos propostos foram alcançados tendose os alunos mostrado recetivos à nova metodologia. Na análise dos resultados destacou-se que 70,4% considerou que a metodologia ABRP contribuiu para a sua autoaprendizagem e, nesta forma de exploração da ferramenta Scratch, 92% dos alunos consideraram que adquiriram um conhecimento mais profundo da ferramenta. No decorrer deste estudo o papel dos alunos foi ativo, participativo, colaborativo e autónomo na aquisição da sua própria aprendizagem pelo que acreditamos qua a metodologia adotada foi adequada para a aprendizagem da ferramenta Scratch. Neste relatório refletimos também sobre o percurso efetuado ao longo da Prática Pedagógica Supervisionada, evidenciando o trabalho desenvolvido, quer de carácter letivo, quer não-letivo e o modo como esse trabalho se refletiu na construção de um ‘eu’ professor.This report has been developed within the second cycle of studies of Computer Teaching, Faculty of Social Sciences of the Portuguese Catholic University - Regional Centre of Braga. This document focuses on the Supervised Teaching Practice (PES) on which we analyze and reflect on the teaching-learning process and evaluate the potential of this methodology based Learning in Problem Solving (ABRP), in the context of learning Scratch tool, the over a semester in ICT subject. The Information and Communication Technologies (ICT) have a fundamental and irreplaceable role in our society for school is a structuring institution of society, and they are fundamental in the process of learning in current teaching practices. It is intended, therefore, that the student recognizes and review a more active and participatory role in learning itself. As action research, our study focused exclusively in 8th year classes of the 3rd cycle of Basic Education (CEB) of a school in the city of Braga and we chose them from a convenience sample, corresponding to 54 students. The objective of our study was to determine to what extent the use of the methodology ABRP potentiates the learning Scratch tool. The conclusions show that the proposed objectives were reached showing responsiveness on the part of students. The analysis of the results highlighted that 70,4% considered that the methodology ABRP contributed to its self-learning and, in this form of exploitation of the Scratch tool, 92% of students felt they gained a deeper understanding of the tool. During this study the role of the students was an active, participatory, collaborative and autonomous acquisition of their own learning and we believe that the methodology was adequate for learning Scratch tool. This report also reflects on the route performed over the Pedagogic Practice Supervised, highlighting the work of either academic in nature or non-academic, and how this work was reflected in the construction of a 'me' teacher.Cruz, SóniaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaDias, Tânia Maria Barroso Fernandes2015-07-28T13:10:07Z2014-09-0520142014-09-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/18081TID:203017595porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-07T01:32:50Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/18081Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:15:08.194490Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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