Resolução de problemas e ensino da programação na educação básica. Um estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Paulo Sérgio da Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/27703
Resumo: O presente relatório descreve a experiência da prática de ensino supervisionada, no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Informática da Universidade de Évora. A intervenção ocorreu no Agrupamento de Escolas Gabriel Pereira, em Évora, numa turma de 8.º Ano, da Escola André de Resende, e também numa turma do 10.º da Escola Secundária Gabriel Pereira, do curso profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. A prática foi realizada na disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), no domínio Produção P8 – Exploração de ambientes computacionais, numa turma do 8.º ano da Escola André de Resende, e na disciplina de Programação e Sistemas de Informação, numa turma do 10.º ano do ensino profissional, na Escola Secundária Gabriel Pereira, no módulo 5 – Estruturas de Dados Compostas e no módulo 7 – Tratamento de Ficheiros. A observação foi realizada na disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação do curso de Técnico de Manutenção Industrial – Eletromecânica e Manutenção de Aeronaves, na disciplina de Aplicações Informáticas B – 12.º ano e na disciplina de Programação e Sistemas de Informação do curso de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. Ao longo da frequência do primeiro ano do Mestrado em Ensino de Informática foram abordadas algumas metodologias de ensino (metodologias ativas de aprendizagem). A opção pela metodologia de Aprendizagem Baseada em Resolução de Problemas (ABRP) teve por base as potencialidades desta metodologia no processo de ensino-aprendizagem, de acordo com as diversas referências na literatura da especialidade. Esta opção teve como finalidade analisar qual a contribuição da metodologia de aprendizagem baseada em resolução de problemas para a melhoria das aprendizagens dos alunos, recorrendo à ferramenta Scratch, tendo em conta as dificuldades e competências dos alunos. Assim, enunciou-se como problema orientador deste estudo “Resolução de problemas e ensino da programação na educação básica. Um estudo exploratório; Abstract: Problem solving and teaching of programming in basic education. An exploratory study. This report describes the experience of supervised teaching practice within the scope of the Supervised Teaching Practice course of the master’s degree in Information Technology Teaching at the University of Évora. The intervention took place in the Gabriel Pereira School Group in Évora, in an 8th grade class in André de Resende School, and also in a 10th grade class of the professional course of Technician of Management and Programming of Computer Systems, in Gabriel Pereira Secondary School. The practice was carried out in the subject of Information and Communication Technologies (ICT), in the Field, Production P8 – Exploration of computational environments, in an 8th grade class of André de Resende School and in the subject of Programming and Information Systems, in a 10th grade class of vocational education, at Gabriel Pereira Secondary School, in module 5 - Composite Data Structures and in module 7- File Treatment. The observation was carried out in the subject of Information and Communication Technologies of the course of Industrial Maintenance Technician – Electromechanical and Maintenance of Aircraft, in the subject of Computer Applications B – 12th grade and in the subject of Programming and Information Systems of the course of Technical of Management and Computer Systems Programming. Throughout the first year of the master’s degree in Information Technology Teaching, some teaching methodologies (active learning methodologies) were addressed. The option of Problem-Based Learning (ABRP) methodology was based on the potential of this methodology in the teaching-learning process according to the various references in the literature of the specialty. The purpose of this option was to analyze the contribution of the learning methodology based on problem solving to improve students' learning using the Scratch tool considering the difficulties and competences of the students. Thus, it was stated as a guiding problem of this study "Problem solving and teaching of programming in basic education – An exploratory study".
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A prática foi realizada na disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), no domínio Produção P8 – Exploração de ambientes computacionais, numa turma do 8.º ano da Escola André de Resende, e na disciplina de Programação e Sistemas de Informação, numa turma do 10.º ano do ensino profissional, na Escola Secundária Gabriel Pereira, no módulo 5 – Estruturas de Dados Compostas e no módulo 7 – Tratamento de Ficheiros. A observação foi realizada na disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação do curso de Técnico de Manutenção Industrial – Eletromecânica e Manutenção de Aeronaves, na disciplina de Aplicações Informáticas B – 12.º ano e na disciplina de Programação e Sistemas de Informação do curso de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. Ao longo da frequência do primeiro ano do Mestrado em Ensino de Informática foram abordadas algumas metodologias de ensino (metodologias ativas de aprendizagem). 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