A influência da Inteligência Emocional na partilha do conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salvado, Mariana Simão
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/11751
Resumo: O conhecimento é um recurso valioso para o mundo dos negócios e uma fonte importante de vantagem competitiva. As práticas de partilha do conhecimento são muito importantes, pelo que a partilha do conhecimento se torna o segmento mais importante e desafiante na gestão do conhecimento. A Inteligência Emocional (IE) é listada pelo World Economic Forum como uma competência vital para prosperar na Indústria 4.0., caracterizada como a era da informação, tecnologia e equipas de trabalho especializadas. Dada a elevada importância destes dois conceitos no mundo dos negócios atual e tendo em conta que as características de personalidade podem ter influência no processo de partilha de conhecimento, este estudo tem como objetivo principal identificar de que forma é que a Inteligência Emocional influencia a partilha do conhecimento, bem como identificar práticas de partilha do conhecimento nas empresas portuguesas do setor têxtil. Para atingir este objetivo, foi desenvolvida uma metodologia de investigação quantitativa e qualitativa, com recolha de dados através de questionários de tipo misto. Os questionários foram aplicados em nove gestores de clientes de três empresas do setor têxtil português. Os resultados obtidos demonstram que existe uma influência positiva da Inteligência Emocional na partilha do conhecimento, pois gestores de cliente com um nível de IE mais elevado apresentam maior disponibilidade e intenção de partilha do conhecimento e identificam menos barreiras à partilha do conhecimento. Foi, também, percebido que, apesar das empresas terem consciência da importância de levarem a cabo iniciativas de partilha de conhecimento, a verdade é que ainda não o fazem com a devida frequência, nem refletem muito sobre o tema. Algumas das conclusões desta investigação remetem para o facto de a Inteligência Emocional funcionar melhor quando é partilhado conhecimento tácito. Para além disso, foi concluído que o nível de Inteligência Emocional está ligado ao nível de partilha de conhecimento – quanto maior for a IE, maior a partilha de conhecimento.
id RCAP_5bcf9ed0729b02ac78abd7d626bc85fe
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/11751
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A influência da Inteligência Emocional na partilha do conhecimentoEstudo de caso dos gestores de cliente do setor têxtil em PortugalGestores de ClientesIndústria TêxtilInteligência EmocionalPartilha do ConhecimentoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoO conhecimento é um recurso valioso para o mundo dos negócios e uma fonte importante de vantagem competitiva. As práticas de partilha do conhecimento são muito importantes, pelo que a partilha do conhecimento se torna o segmento mais importante e desafiante na gestão do conhecimento. A Inteligência Emocional (IE) é listada pelo World Economic Forum como uma competência vital para prosperar na Indústria 4.0., caracterizada como a era da informação, tecnologia e equipas de trabalho especializadas. Dada a elevada importância destes dois conceitos no mundo dos negócios atual e tendo em conta que as características de personalidade podem ter influência no processo de partilha de conhecimento, este estudo tem como objetivo principal identificar de que forma é que a Inteligência Emocional influencia a partilha do conhecimento, bem como identificar práticas de partilha do conhecimento nas empresas portuguesas do setor têxtil. Para atingir este objetivo, foi desenvolvida uma metodologia de investigação quantitativa e qualitativa, com recolha de dados através de questionários de tipo misto. Os questionários foram aplicados em nove gestores de clientes de três empresas do setor têxtil português. Os resultados obtidos demonstram que existe uma influência positiva da Inteligência Emocional na partilha do conhecimento, pois gestores de cliente com um nível de IE mais elevado apresentam maior disponibilidade e intenção de partilha do conhecimento e identificam menos barreiras à partilha do conhecimento. Foi, também, percebido que, apesar das empresas terem consciência da importância de levarem a cabo iniciativas de partilha de conhecimento, a verdade é que ainda não o fazem com a devida frequência, nem refletem muito sobre o tema. Algumas das conclusões desta investigação remetem para o facto de a Inteligência Emocional funcionar melhor quando é partilhado conhecimento tácito. Para além disso, foi concluído que o nível de Inteligência Emocional está ligado ao nível de partilha de conhecimento – quanto maior for a IE, maior a partilha de conhecimento.Knowledge is a valuable resource in the business world and an important source of competitive advantage. Knowledge sharing practices are very important, thus knowledge sharing becomes the most important and challenging segment in knowledge management. Emotional Intelligence (EI) is listed by the World Economic Forum as a vital competence to thrive in Industry 4.0., characterized as the age of information, technology and specialized work teams. Given the great importance of these two concepts in the current business world and considering that personality characteristics can have an influence on the knowledge sharing process, this study aims to identify how Emotional Intelligence influences the knowledge sharing, as well as identifying knowledge sharing practices in the portuguese textile industry’s companies. To achieve this goal, a quantitative and qualitative research methodology was developed, with data collection through mixed questionnaires. The questionnaires were applied to nine client managers from three companies in the portuguese textile industry. The results obtained demonstrate that there is a positive influence of Emotional Intelligence in knowledge sharing, as client managers with a higher EI level have greater availability and intention to share knowledge and identify less barriers to knowledge sharing. Also, it was found that, although managers know the importance of having knowledge sharing initiatives, the truth is that they do not promote those events frequently, and they do not think much about that. Some of the conclusions of this research are about the facto that EI works better when tacit knowledge is shared. Furthermore, it was concluded that the better the levels of EI are, the bigger the knowledge sharing is.Pinheiro, Paulo GonçalvesuBibliorumSalvado, Mariana Simão2022-01-12T16:50:01Z2021-03-242021-02-012021-03-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/11751TID:202856330porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:54:27Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/11751Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:51:28.037610Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência da Inteligência Emocional na partilha do conhecimento
Estudo de caso dos gestores de cliente do setor têxtil em Portugal
title A influência da Inteligência Emocional na partilha do conhecimento
spellingShingle A influência da Inteligência Emocional na partilha do conhecimento
Salvado, Mariana Simão
Gestores de Clientes
Indústria Têxtil
Inteligência Emocional
Partilha do Conhecimento
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short A influência da Inteligência Emocional na partilha do conhecimento
title_full A influência da Inteligência Emocional na partilha do conhecimento
title_fullStr A influência da Inteligência Emocional na partilha do conhecimento
title_full_unstemmed A influência da Inteligência Emocional na partilha do conhecimento
title_sort A influência da Inteligência Emocional na partilha do conhecimento
author Salvado, Mariana Simão
author_facet Salvado, Mariana Simão
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinheiro, Paulo Gonçalves
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Salvado, Mariana Simão
dc.subject.por.fl_str_mv Gestores de Clientes
Indústria Têxtil
Inteligência Emocional
Partilha do Conhecimento
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Gestores de Clientes
Indústria Têxtil
Inteligência Emocional
Partilha do Conhecimento
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description O conhecimento é um recurso valioso para o mundo dos negócios e uma fonte importante de vantagem competitiva. As práticas de partilha do conhecimento são muito importantes, pelo que a partilha do conhecimento se torna o segmento mais importante e desafiante na gestão do conhecimento. A Inteligência Emocional (IE) é listada pelo World Economic Forum como uma competência vital para prosperar na Indústria 4.0., caracterizada como a era da informação, tecnologia e equipas de trabalho especializadas. Dada a elevada importância destes dois conceitos no mundo dos negócios atual e tendo em conta que as características de personalidade podem ter influência no processo de partilha de conhecimento, este estudo tem como objetivo principal identificar de que forma é que a Inteligência Emocional influencia a partilha do conhecimento, bem como identificar práticas de partilha do conhecimento nas empresas portuguesas do setor têxtil. Para atingir este objetivo, foi desenvolvida uma metodologia de investigação quantitativa e qualitativa, com recolha de dados através de questionários de tipo misto. Os questionários foram aplicados em nove gestores de clientes de três empresas do setor têxtil português. Os resultados obtidos demonstram que existe uma influência positiva da Inteligência Emocional na partilha do conhecimento, pois gestores de cliente com um nível de IE mais elevado apresentam maior disponibilidade e intenção de partilha do conhecimento e identificam menos barreiras à partilha do conhecimento. Foi, também, percebido que, apesar das empresas terem consciência da importância de levarem a cabo iniciativas de partilha de conhecimento, a verdade é que ainda não o fazem com a devida frequência, nem refletem muito sobre o tema. Algumas das conclusões desta investigação remetem para o facto de a Inteligência Emocional funcionar melhor quando é partilhado conhecimento tácito. Para além disso, foi concluído que o nível de Inteligência Emocional está ligado ao nível de partilha de conhecimento – quanto maior for a IE, maior a partilha de conhecimento.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-24
2021-02-01
2021-03-24T00:00:00Z
2022-01-12T16:50:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/11751
TID:202856330
url http://hdl.handle.net/10400.6/11751
identifier_str_mv TID:202856330
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136403943063552