DSD: interfaces e interacções
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/4531 |
Resumo: | As ferramentas de Front e Back Office baseadas em serviços Web são actualmente uma realidade comum. Estas fornecem ao utilizador, independentemente do local ou mesmo do terminal, dentro de certos contextos, uma interface única e diferenciada consoante o perfil do utilizador. Para cada perfil, estas interfaces fornecem unicamente o conjunto de comandos e informações necessárias. A plataforma de DSD, onde já se gerem muitas das informações que se relacionam com o processo de manutenção do DETI, tem múltiplos utilizadores com perfis e objectivos muito diferentes. Este documento começa com um estudo do estado inicial da plataforma existente de forma a identificar toda a sua funcionalidade. Posteriormente, é realizada uma análise das novas tarefas a implementar, utilizadores e respectivo modelo de domínio de forma a conhecer toda a nova base estrutural da plataforma. Finalmente é analisada a interface da plataforma a nível de usabilidade para garantir a satisfação dos utilizadores. Toda a plataforma está desenvolvida a pensar em futuras evoluções para continuar a evoluir e trazer valor à organização interna dos departamentos universitários. |
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DSD: interfaces e interacçõesDSD - Distribuição de Serviço DocenteEngenharia de computadoresSistemas de informaçãoServidores webProfissão docente - Distribuição de tarefasProgramação para a InternetUsabilidadeAs ferramentas de Front e Back Office baseadas em serviços Web são actualmente uma realidade comum. Estas fornecem ao utilizador, independentemente do local ou mesmo do terminal, dentro de certos contextos, uma interface única e diferenciada consoante o perfil do utilizador. Para cada perfil, estas interfaces fornecem unicamente o conjunto de comandos e informações necessárias. A plataforma de DSD, onde já se gerem muitas das informações que se relacionam com o processo de manutenção do DETI, tem múltiplos utilizadores com perfis e objectivos muito diferentes. Este documento começa com um estudo do estado inicial da plataforma existente de forma a identificar toda a sua funcionalidade. Posteriormente, é realizada uma análise das novas tarefas a implementar, utilizadores e respectivo modelo de domínio de forma a conhecer toda a nova base estrutural da plataforma. Finalmente é analisada a interface da plataforma a nível de usabilidade para garantir a satisfação dos utilizadores. Toda a plataforma está desenvolvida a pensar em futuras evoluções para continuar a evoluir e trazer valor à organização interna dos departamentos universitários.The tools of Front and Back Office based on Web Services are nowadays a common reality. These give the user, regardless of location or terminal, within a certain context, a single interface that varies depending of the user profile. For each profile, these interfaces provide only the necessary set of commands and information. The DSD platform, which is already generating a lot of information, related with the managing process of DETI, has multiple users with very different profiles and objectives. The work begins with a study of the initial state of the existing platform with the objective of identifying the available functionality. Furthermore, all the new tasks, users and domain model are analyzed in order to define the new structural basis of the platform. Finally, an usability study of the user interface of the platform is performed in order to obtain an acceptable usability level and ensure user satisfaction. The entire platform is developed considering future developments, in order to continue evolving and bringing value to the internal organization of university departments.Universidade de Aveiro2011-12-13T16:18:50Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/4531porMota, Lúcia Santiagoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:05:17Zoai:ria.ua.pt:10773/4531Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:42:28.401766Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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As ferramentas de Front e Back Office baseadas em serviços Web são actualmente uma realidade comum. Estas fornecem ao utilizador, independentemente do local ou mesmo do terminal, dentro de certos contextos, uma interface única e diferenciada consoante o perfil do utilizador. Para cada perfil, estas interfaces fornecem unicamente o conjunto de comandos e informações necessárias. A plataforma de DSD, onde já se gerem muitas das informações que se relacionam com o processo de manutenção do DETI, tem múltiplos utilizadores com perfis e objectivos muito diferentes. Este documento começa com um estudo do estado inicial da plataforma existente de forma a identificar toda a sua funcionalidade. Posteriormente, é realizada uma análise das novas tarefas a implementar, utilizadores e respectivo modelo de domínio de forma a conhecer toda a nova base estrutural da plataforma. Finalmente é analisada a interface da plataforma a nível de usabilidade para garantir a satisfação dos utilizadores. Toda a plataforma está desenvolvida a pensar em futuras evoluções para continuar a evoluir e trazer valor à organização interna dos departamentos universitários. |
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