A distribuição do serviço docente: das intenções às práticas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/3665 |
Resumo: | A distribuição de serviço docente é uma tarefa muito difícil, mas fundamental para o funcionamento da escola. É preciso encontrar o ponto de equilíbrio entre as necessidades específicas dos alunos e as competências próprias dos professores, com objectivo de satisfazer os interesses de uns e de outros. A justiça percebida pelos docentes revela-se decisiva para um trabalho colaborativo indispensável ao cabal cumprimento da missão da escola. A análise de um caso concreto – a Escola da Latitude – mostrou o empenho dos seus decisores na observância das normas legais pré-estabelecidas, ao mesmo tempo que respeitavam as orientações pedagógicas, tendo em atenção os condicionalismos próprios da sua escola. |
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A distribuição do serviço docente: das intenções às práticasAdministração do ensinoProfissão docenteTarefas docentesDistribuição de tarefasResponsabilidade dos professoresCooperação em educaçãoCarga docenteA distribuição de serviço docente é uma tarefa muito difícil, mas fundamental para o funcionamento da escola. É preciso encontrar o ponto de equilíbrio entre as necessidades específicas dos alunos e as competências próprias dos professores, com objectivo de satisfazer os interesses de uns e de outros. A justiça percebida pelos docentes revela-se decisiva para um trabalho colaborativo indispensável ao cabal cumprimento da missão da escola. A análise de um caso concreto – a Escola da Latitude – mostrou o empenho dos seus decisores na observância das normas legais pré-estabelecidas, ao mesmo tempo que respeitavam as orientações pedagógicas, tendo em atenção os condicionalismos próprios da sua escola.Assigning duties to teaching staff is a very difficult, as well as paramount, for the functioning of a school. It is necessary to find the balance point between the students’ specific necessities and the teachers’ personal skills, so that everyone’s interests and expectations may be met. The sense of justice perceived by the teaching staff is revealed as being of the essence for collaborative work, which is vital to the fulfillment of the mission of the school. The analysis of an actual case – “Escola da Latitude” (Latitude School) – has shown the commitment of its decision-makers to the observance of preestablished legal norms, while simultaneously respecting the pedagogical orientations and bearing in mind the specific characteristics and constrictions of their school.Universidade de Aveiro2011-06-21T16:05:12Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/3665porGaspar, Augusto Jorge Gilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:03:24Zoai:ria.ua.pt:10773/3665Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:41:49.082170Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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