A distribuição do serviço docente: das intenções às práticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gaspar, Augusto Jorge Gil
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/3665
Resumo: A distribuição de serviço docente é uma tarefa muito difícil, mas fundamental para o funcionamento da escola. É preciso encontrar o ponto de equilíbrio entre as necessidades específicas dos alunos e as competências próprias dos professores, com objectivo de satisfazer os interesses de uns e de outros. A justiça percebida pelos docentes revela-se decisiva para um trabalho colaborativo indispensável ao cabal cumprimento da missão da escola. A análise de um caso concreto – a Escola da Latitude – mostrou o empenho dos seus decisores na observância das normas legais pré-estabelecidas, ao mesmo tempo que respeitavam as orientações pedagógicas, tendo em atenção os condicionalismos próprios da sua escola.
id RCAP_cd2ad869b28606edcd5bf0276460d7f1
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/3665
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A distribuição do serviço docente: das intenções às práticasAdministração do ensinoProfissão docenteTarefas docentesDistribuição de tarefasResponsabilidade dos professoresCooperação em educaçãoCarga docenteA distribuição de serviço docente é uma tarefa muito difícil, mas fundamental para o funcionamento da escola. É preciso encontrar o ponto de equilíbrio entre as necessidades específicas dos alunos e as competências próprias dos professores, com objectivo de satisfazer os interesses de uns e de outros. A justiça percebida pelos docentes revela-se decisiva para um trabalho colaborativo indispensável ao cabal cumprimento da missão da escola. A análise de um caso concreto – a Escola da Latitude – mostrou o empenho dos seus decisores na observância das normas legais pré-estabelecidas, ao mesmo tempo que respeitavam as orientações pedagógicas, tendo em atenção os condicionalismos próprios da sua escola.Assigning duties to teaching staff is a very difficult, as well as paramount, for the functioning of a school. It is necessary to find the balance point between the students’ specific necessities and the teachers’ personal skills, so that everyone’s interests and expectations may be met. The sense of justice perceived by the teaching staff is revealed as being of the essence for collaborative work, which is vital to the fulfillment of the mission of the school. The analysis of an actual case – “Escola da Latitude” (Latitude School) – has shown the commitment of its decision-makers to the observance of preestablished legal norms, while simultaneously respecting the pedagogical orientations and bearing in mind the specific characteristics and constrictions of their school.Universidade de Aveiro2011-06-21T16:05:12Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/3665porGaspar, Augusto Jorge Gilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:03:24Zoai:ria.ua.pt:10773/3665Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:41:49.082170Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A distribuição do serviço docente: das intenções às práticas
title A distribuição do serviço docente: das intenções às práticas
spellingShingle A distribuição do serviço docente: das intenções às práticas
Gaspar, Augusto Jorge Gil
Administração do ensino
Profissão docente
Tarefas docentes
Distribuição de tarefas
Responsabilidade dos professores
Cooperação em educação
Carga docente
title_short A distribuição do serviço docente: das intenções às práticas
title_full A distribuição do serviço docente: das intenções às práticas
title_fullStr A distribuição do serviço docente: das intenções às práticas
title_full_unstemmed A distribuição do serviço docente: das intenções às práticas
title_sort A distribuição do serviço docente: das intenções às práticas
author Gaspar, Augusto Jorge Gil
author_facet Gaspar, Augusto Jorge Gil
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gaspar, Augusto Jorge Gil
dc.subject.por.fl_str_mv Administração do ensino
Profissão docente
Tarefas docentes
Distribuição de tarefas
Responsabilidade dos professores
Cooperação em educação
Carga docente
topic Administração do ensino
Profissão docente
Tarefas docentes
Distribuição de tarefas
Responsabilidade dos professores
Cooperação em educação
Carga docente
description A distribuição de serviço docente é uma tarefa muito difícil, mas fundamental para o funcionamento da escola. É preciso encontrar o ponto de equilíbrio entre as necessidades específicas dos alunos e as competências próprias dos professores, com objectivo de satisfazer os interesses de uns e de outros. A justiça percebida pelos docentes revela-se decisiva para um trabalho colaborativo indispensável ao cabal cumprimento da missão da escola. A análise de um caso concreto – a Escola da Latitude – mostrou o empenho dos seus decisores na observância das normas legais pré-estabelecidas, ao mesmo tempo que respeitavam as orientações pedagógicas, tendo em atenção os condicionalismos próprios da sua escola.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2010
2011-06-21T16:05:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/3665
url http://hdl.handle.net/10773/3665
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137466702102528