Distribuição de serviço docente : back e front office web
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/2040 |
Resumo: | A evolução social conduziu a um forte desenvolvimento de novos conceitos e à necessidade de aquisição de conhecimento, reflectindo-se essencialmente no aumento da informação e na necessidade de formação individual. Assim, o número de alunos nas instituições universitárias aumentou consideravelmente, surgindo mais cursos e consequentemente a necessidade de mais docentes. Neste contexto, a complexidade e o número de tarefas necessárias para organizar as instituições universitárias também cresceu, tornando mais complicada a realização de todos os procedimentos internos sem o auxílio de ferramentas informáticas. O DETI (Departamento de Electrónica, Telecomunicações e Informática da Universidade de Aveiro) não foi excepção e começou a desenvolver aplicações capazes de suportar a sua organização interna. No entanto, a alta descentralização e a incoerência dos dados são factores presentes, tornando-se essencial o desenvolvimento de uma ferramenta capaz de centralizar e lidar com grande parte das tarefas executadas no departamento, auxiliando a distribuição de serviço docente. Este documento começa com o estudo detalhado do contexto onde a ferramenta desenvolvida será utilizada, definindo a base tecnológica mais apropriada. Posteriormente, é realizada uma análise cuidadosa de todas as tarefas que farão parte da aplicação, permitindo a definição do modelo do domínio, a base estrutural de toda a plataforma. Para permitir a interacção com os utilizadores, foram desenvolvidas interfaces Web inteligentes que tornam a execução dos procedimentos mais dinâmica e fácil. As soluções da plataforma foram testadas em serviço com utilizadores reais e processos reais realizados no DETI. Como consequência, a manutenção também foi um factor a tomar em conta. Toda a plataforma foi desenvolvida a pensar em futuras evoluções. Através da centralização de informação e da suportada extensibilidade das suas funcionalidades, abre as portas para a elaboração de um conjunto de tarefas que prometem trazer valor acrescentado à organização interna dos departamentos universitários. ABSTRACT: The social evolution conducted to a strong development of new concepts and knowledge requirements, which was mainly reflected in increased information and educational needs. So, the number of students on the educational institutions as grown, emerging more majors and consequently the need of more professors. In this context, the complexity and the number of tasks needed to organize the educational institutions increased, becoming very hard its arrangement without the support of informatic tools. DETI (Department of Electronics, Telecommunications and Informatics of University of Aveiro) was not an exception and started to develop applications capable of supporting organization. However, the high decentralization and incoherence of data are still present factors. Thus, the need to develop a platform capable of centralizing and dealing with most of the running tasks inside a department of a university appeared, helping the teaching distribution service. The work begins with a detailed study about the context where the developed tool will be used by defining the more appropriate technological base architecture. Furthermore, it is performed a careful analysis of all the tasks that will be part of the application in order to enable the definition of the domain model, the structural base of the whole platform. To allow the interactions with the users, intelligent Web interfaces were developed making the execution of procedures more dynamic and easy. The platform solutions were tested in-service with real users and timelines of processes running at DETI. As a consequence, the maintenance was also taken into account. The platform was developed keeping future evolutions in mind. Due to the centralization and supported extensibility of its functionalities, it opens the doors to the elaboration of a set of tasks that promise added value to the internal organization of the departments in a university. |
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