M?sica, Dan?a, Mindfulness e Inflexibilidade Psicol?gica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/548 |
Resumo: | Contexto. V?rios estudos sugerem que o treino musical e a dan?a possuem o potencial para modificar positivamente algumas capacidades cognitivas, despertar emo??es, e at? alterar a morfologia do c?rebro. A pr?tica de mindfulness, por sua vez, tamb?m j? mostrou evid?ncias de que altera morfologicamente v?rias regi?es cerebrais. Acresce que algumas dessas regi?es s?o igualmente afetadas pela m?sica e pela dan?a. Objetivo. Desta forma, procur?mos verificar se existe uma rela??o entre o treino de m?sica/dan?a, compet?ncias de mindfulness, e os n?veis de fus?o cognitiva e evitamento experiencial (componentes inerentes ao mindfulness). M?todos. Este estudo envolveu 113 crian?as e adolescentes entre os 9 e os 16 anos de idade, 64,6% do sexo feminino. Trinta e nove sujeitos usufru?ram de treino musical, 33 tiveram treino de dan?a (ballet) e os restantes (n = 41) n?o tiveram qualquer tipo de treino. Os dados foram recolhidos atrav?s da Child and Adolescent Mindfulness Measure (CAMM) para as compet?ncias de mindfulness, e do Avoidance and Fusion Questionnaire for Youth (AFQ-Y) para os n?veis de evitamento experiencial e fus?o cognitiva. Resultados. Os tr?s grupos n?o se distinguiram nas pontua??es do CAMM [F(110) = 0,41; p = 0,67; n2 = 0,01], mas foram diferentes no AFQ-Y [F(110) = 3,14; p = 0,047; n2 = 0,05]. Os meses de treino musical e os meses de dan?a n?o se correlacionaram com o CAMM. Os meses de treino musical n?o se correlacionaram com o AFQ-Y em contraste com os meses de dan?a (r = 0,21; p = 0,027). Discuss?o/conclus?o. Estes achados sugerem a exist?ncia de uma vari?vel desconhecida que poder? influenciar a forma como os jovens praticantes de dan?a (ballet) contactam com a experi?ncia do momento presente, evitando esse mesmo contacto. Assim sendo, futuros estudos que insiram a tem?tica da dan?a aliada ao mindfulness devem controlar outras vari?veis, como por exemplo, o tipo de dan?a, pr?ticas alimentares, tra?os de personalidade, n?vel de ansiedade, tipos de fam?lia, estilos parentais, ou o grau de exig?ncia e tipo de treino. / Background. Several studies suggest that musical and dance training have the potential to positively modify some cognitive abilities, evoke emotions, and even change the brain?s morphology. The practice of mindfulness has also shown evidences of morphological changes in various brain regions. Moreover, some of these regions are equally affected by music and dance. Objective. Therefore, we tried to discover if there is a relationship between music/dance training, mindfulness skills, and the levels of cognitive fusion and experiential avoidance (inherent components of mindfulness). Methods. This study involved 113 children and adolescents with ages between 9 to 16 years old, where 64.6% were of the feminine gender. Thirty-nine subjects had musical training; 33 had dance training (ballet), and the rest (n = 41) didn?t have any training. The data were collected from the Child and Adolescent Mindfulness Measure (CAMM) for the mindfulness skills, and through Avoidance and Fusion Questionnaire for Youth (AFQ-Y) for the levels of experiential avoidance and cognitive fusion. Results. The three groups didn?t stand out in CAMM scores [F(110) = 0.41; p = 0.67; n2= 0.01], but showed different results in the AFQ-Y [F(110) = 3.14; p = 0.047; n2 = 0.05]. The months of musical and dance training didn?t correlate with CAMM. The months of musical training didn?t correlate with AFQ-Y in contrast with the months of dance training (r = 0.21; p = 0.027). Discussion/conclusion. These findings suggest the existence of an unknown variable that can influence how the young dance practitioners (ballet) contact with the experience of the present moment, avoiding that contact. Therefore, future studies that link the dance training with mindfulness measurements should control other variables, such as the type of dancing, eating habits, personality traits, anxiety level, family types, parenting styles, or the type of training and its demands. |
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Trinta e nove sujeitos usufru?ram de treino musical, 33 tiveram treino de dan?a (ballet) e os restantes (n = 41) n?o tiveram qualquer tipo de treino. Os dados foram recolhidos atrav?s da Child and Adolescent Mindfulness Measure (CAMM) para as compet?ncias de mindfulness, e do Avoidance and Fusion Questionnaire for Youth (AFQ-Y) para os n?veis de evitamento experiencial e fus?o cognitiva. Resultados. Os tr?s grupos n?o se distinguiram nas pontua??es do CAMM [F(110) = 0,41; p = 0,67; n2 = 0,01], mas foram diferentes no AFQ-Y [F(110) = 3,14; p = 0,047; n2 = 0,05]. Os meses de treino musical e os meses de dan?a n?o se correlacionaram com o CAMM. Os meses de treino musical n?o se correlacionaram com o AFQ-Y em contraste com os meses de dan?a (r = 0,21; p = 0,027). Discuss?o/conclus?o. Estes achados sugerem a exist?ncia de uma vari?vel desconhecida que poder? influenciar a forma como os jovens praticantes de dan?a (ballet) contactam com a experi?ncia do momento presente, evitando esse mesmo contacto. Assim sendo, futuros estudos que insiram a tem?tica da dan?a aliada ao mindfulness devem controlar outras vari?veis, como por exemplo, o tipo de dan?a, pr?ticas alimentares, tra?os de personalidade, n?vel de ansiedade, tipos de fam?lia, estilos parentais, ou o grau de exig?ncia e tipo de treino. / Background. Several studies suggest that musical and dance training have the potential to positively modify some cognitive abilities, evoke emotions, and even change the brain?s morphology. The practice of mindfulness has also shown evidences of morphological changes in various brain regions. Moreover, some of these regions are equally affected by music and dance. Objective. Therefore, we tried to discover if there is a relationship between music/dance training, mindfulness skills, and the levels of cognitive fusion and experiential avoidance (inherent components of mindfulness). Methods. This study involved 113 children and adolescents with ages between 9 to 16 years old, where 64.6% were of the feminine gender. Thirty-nine subjects had musical training; 33 had dance training (ballet), and the rest (n = 41) didn?t have any training. The data were collected from the Child and Adolescent Mindfulness Measure (CAMM) for the mindfulness skills, and through Avoidance and Fusion Questionnaire for Youth (AFQ-Y) for the levels of experiential avoidance and cognitive fusion. Results. The three groups didn?t stand out in CAMM scores [F(110) = 0.41; p = 0.67; n2= 0.01], but showed different results in the AFQ-Y [F(110) = 3.14; p = 0.047; n2 = 0.05]. The months of musical and dance training didn?t correlate with CAMM. 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