A inflexibilidade psicológica como mediadora da relação entre o perfeccionismo e procrastinação acadêmica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Mirelle Christina
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47133/tde-07082024-104301/
Resumo: O perfeccionismo é caracterizado pela luta por padrões exageradamente altos e por vezes irrealistas, acompanhados por autoavaliações excessivamente críticas. Um de seus desdobramentos prejudiciais é a procrastinação, caracterizada pelo atraso intencional e desnecessário na realização de tarefas, mesmo cientes das implicações negativas que isso acarreta no futuro, afetando tanto o desempenho acadêmico quanto a saúde mental. Tendo em vista o sofrimento emocional decorrente do perfeccionismo, e a procrastinação como uma forma de regulação emocional, questiona-se o papel de processos de inflexibilidade psicológica como preditores e mediadores da relação entre perfeccionismo e procrastinação acadêmica. O presente estudo possui um delineamento analítico, transversal e quantitativo, e tem como objetivo geral investigar as associações entre o perfeccionismo (esforços e preocupações perfeccionistas) e a procrastinação acadêmica, e como essas variáveis são mediadas pelos processos de evitação experiencial, fusão cognitiva e mindfulness provenientes do modelo de inflexibilidade psicológica da Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT). Participaram do estudo 403 acadêmicos (Média de idade = 26,7 anos; DP = 7,03), destes, 206 (51,1%) eram alunos de graduação, e 197 (48,9%) alunos de pós-graduação, de instituições públicas (n = 294; 73%) e privadas (n = 109; 27%), sendo a maior parte do sexo feminino (75,2%). Para a avaliação foram utilizados um questionário de identificação, Inventário Breve de Procrastinação Acadêmica, Acceptance and Action Questionnaire - II, Mindfull Attention Awareness Scale, Cognite Fusion Questionnaire, e a Escala Multidimensional de Perfeccionismo de Frost. Nas análises foram utilizadas a análise de correlação rho de Spearman, Análise de Regressão Linear Método Stepwise, e Modelagem por Equações Estruturais (MEE). Nos resultados, foram identificadas correlações de magnitude moderada entre as dimensões do perfeccionismo e as variáveis mindfulness, evitação experiencial e fusão cognitiva. Além disso, foram encontradas correlações de magnitude fraca entre procrastinação com perfeccionismo e as variáveis mindfulness, evitação experiencial e fusão cognitiva. Na análise de regressão linear método Stepwise, as dimensões do perfeccionismo, e as variáveis do modelo da ACT explicaram juntar 24% da variância na procrastinação. A análise de regressão método Stepwise auxiliou na identificação das variáveis significativas para integrar o modelo a ser testado na Modelagem por Equações Estruturais (MEE), e a evitação experiencial foi removida do modelo. Na MEE, apenas o mindfulness emergiu como um mediador significativo entre preocupações e esforços perfeccionistas com a procrastinação, desempenhando uma mediação parcial nessa relação. Esses resultados ressaltam a importância de levar em consideração o mindfulness, especialmente a capacidade de agir com consciência, em pesquisas e intervenções relacionadas ao perfeccionismo e à procrastinação.
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Tendo em vista o sofrimento emocional decorrente do perfeccionismo, e a procrastinação como uma forma de regulação emocional, questiona-se o papel de processos de inflexibilidade psicológica como preditores e mediadores da relação entre perfeccionismo e procrastinação acadêmica. O presente estudo possui um delineamento analítico, transversal e quantitativo, e tem como objetivo geral investigar as associações entre o perfeccionismo (esforços e preocupações perfeccionistas) e a procrastinação acadêmica, e como essas variáveis são mediadas pelos processos de evitação experiencial, fusão cognitiva e mindfulness provenientes do modelo de inflexibilidade psicológica da Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT). Participaram do estudo 403 acadêmicos (Média de idade = 26,7 anos; DP = 7,03), destes, 206 (51,1%) eram alunos de graduação, e 197 (48,9%) alunos de pós-graduação, de instituições públicas (n = 294; 73%) e privadas (n = 109; 27%), sendo a maior parte do sexo feminino (75,2%). Para a avaliação foram utilizados um questionário de identificação, Inventário Breve de Procrastinação Acadêmica, Acceptance and Action Questionnaire - II, Mindfull Attention Awareness Scale, Cognite Fusion Questionnaire, e a Escala Multidimensional de Perfeccionismo de Frost. Nas análises foram utilizadas a análise de correlação rho de Spearman, Análise de Regressão Linear Método Stepwise, e Modelagem por Equações Estruturais (MEE). Nos resultados, foram identificadas correlações de magnitude moderada entre as dimensões do perfeccionismo e as variáveis mindfulness, evitação experiencial e fusão cognitiva. Além disso, foram encontradas correlações de magnitude fraca entre procrastinação com perfeccionismo e as variáveis mindfulness, evitação experiencial e fusão cognitiva. Na análise de regressão linear método Stepwise, as dimensões do perfeccionismo, e as variáveis do modelo da ACT explicaram juntar 24% da variância na procrastinação. 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One of its harmful outcomes is procrastination, characterized by intentional and unnecessary delay in task completion, even when aware of the negative implications it carries for the future, affecting both academic performance and mental health. Considering the emotional distress resulting from perfectionism, and procrastination as a form of emotional regulation, the role of psychological inflexibility processes as predictors and mediators of the relationship between perfectionism and academic procrastination is questioned. The present study has an analytical, cross-sectional, and quantitative design, aiming to investigate the associations between perfectionism (strivings and concerns) and academic procrastination, and how these variables are mediated by experiential avoidance, cognitive fusion, and mindfulness processes derived from the psychological inflexibility model of Acceptance and Commitment Therapy (ACT). Participants included 403 academics (Mean age = 26.7 years; SD = 7.03), of whom 206 (51.1%) were undergraduate students and 197 (48.9%) were graduate students, from public institutions (n = 294; 73%) and private institutions (n = 109; 27%), with the majority being female (75.2%). The assessment included an identification questionnaire, Brief Academic Procrastination Inventory, Acceptance and Action Questionnaire - II, Mindfulness Attention Awareness Scale, Cognitive Fusion Questionnaire, and Frost Multidimensional Perfectionism Scale. Spearman\'s rho correlation analysis, Stepwise Linear Regression Analysis, and Structural Equation Modeling (SEM) were employed for analysis. In the results, moderate correlations were identified between dimensions of perfectionism and mindfulness, experiential avoidance, and cognitive fusion variables. Additionally, weak correlations were found between procrastination and perfectionism variables with mindfulness, experiential avoidance, and cognitive fusion. In the Stepwise Linear Regression analysis, perfectionism dimensions and ACT model variables together explained 24% of the variance in procrastination. The Stepwise Regression method aided in identifying significant variables to integrate into the model tested in Structural Equation Modeling (SEM), and experiential avoidance was removed from the model. In SEM, only mindfulness emerged as a significant mediator between perfectionistic concerns and efforts with procrastination, playing a partial mediation role in this relationship. These results underscore the importance of considering mindfulness, particularly the ability to act with awareness, in research and interventions related to perfectionism and procrastination.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPClemente, Claudia Kami Bastos OshiroPinheiro, Mirelle Christina2024-05-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47133/tde-07082024-104301/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-08T15:54:03Zoai:teses.usp.br:tde-07082024-104301Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-08T15:54:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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