Potencialidades do livro -objeto no ensino do Português e da Matemática no 1.º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Márcia Alexandra Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/7571
Resumo: O presente estudo foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Práticas de Ensino Supervisionada, que incorpora o plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB. Este tem por objetivo compreender as potencialidades do livroobjeto no ensino da Matemática e do Português, no 1.º CEB. Nesta investigação procura-se articular a literatura para a infância com a Matemática por meio da fruição do livro-objeto, em formato pop-up, Oh! O meu chapéu, de Anouck Boisrobert e Louis Rigaud. Foram traçados os seguintes objetivos: i) conhecer a importância que os professores atribuem à articulação da Matemática com a Literatura; ii) promover a fruição e apreciação estética da obra literária; iii) desenvolver nos alunos competências essenciais da Matemática e do Português; iv) analisar as potencialidades do livro-objeto e as suas multidimensionalidades no ensino da Matemática e do Português. O referencial teórico do Relatório Final contempla: i) desafios do ensino do Português e da Matemática no 1.º Ciclo do Ensino Básico; ii) importância da literatura para a infância – valor educativo do livro-objeto, focando-me na literatura para a infância e no livro-objeto, destacando o livro-objeto em formato pop-up, mormente o caráter fulcral assumido pelos espaços que dele transbordam. Optou-se por uma metodologia de carácter qualitativo, através da observação participativa, dos diários de bordo e de entrevistas semiestruturadas a duas docentes da turma do 4.º ano de escolaridade, no âmbito do qual o estudo foi realizado. Concluiu-se que o livro-objeto contribui, de modo significativo, para a promoção e o desenvolvimento de competências matemáticas e da Educação Literária, constituindo uma experiência inovadora. O recurso a estratégias diferenciadas e inovadoras foram ao encontro das expectativas dos alunos, levando ao sucesso na apropriação de conhecimentos. As representações das docentes revelaram haver necessidade de mais conhecimento e fomento de práticas de leitura que possibilitem a inclusão do livro-objeto em contexto de sala de aula, de modo crescente, dado o seu potencial invulgar de fruição. Os alunos demonstraram interesse e gosto pela leitura, levando à promoção do pensamento crítico-reflexivo. O livro-objeto, bem como o seu carácter tridimensional, permitiram a descoberta e compreensão de conceitos no âmbito do Português e da Matemática
id RCAP_5c09f94f12ea164e10df82a108d68407
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/7571
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Potencialidades do livro -objeto no ensino do Português e da Matemática no 1.º CEBlivro-objetomatemáticaportuguêsliteratura para a infânciapicturebookmathematicsPortuguesechildren’s literatureO presente estudo foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Práticas de Ensino Supervisionada, que incorpora o plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB. Este tem por objetivo compreender as potencialidades do livroobjeto no ensino da Matemática e do Português, no 1.º CEB. Nesta investigação procura-se articular a literatura para a infância com a Matemática por meio da fruição do livro-objeto, em formato pop-up, Oh! O meu chapéu, de Anouck Boisrobert e Louis Rigaud. Foram traçados os seguintes objetivos: i) conhecer a importância que os professores atribuem à articulação da Matemática com a Literatura; ii) promover a fruição e apreciação estética da obra literária; iii) desenvolver nos alunos competências essenciais da Matemática e do Português; iv) analisar as potencialidades do livro-objeto e as suas multidimensionalidades no ensino da Matemática e do Português. O referencial teórico do Relatório Final contempla: i) desafios do ensino do Português e da Matemática no 1.º Ciclo do Ensino Básico; ii) importância da literatura para a infância – valor educativo do livro-objeto, focando-me na literatura para a infância e no livro-objeto, destacando o livro-objeto em formato pop-up, mormente o caráter fulcral assumido pelos espaços que dele transbordam. Optou-se por uma metodologia de carácter qualitativo, através da observação participativa, dos diários de bordo e de entrevistas semiestruturadas a duas docentes da turma do 4.º ano de escolaridade, no âmbito do qual o estudo foi realizado. Concluiu-se que o livro-objeto contribui, de modo significativo, para a promoção e o desenvolvimento de competências matemáticas e da Educação Literária, constituindo uma experiência inovadora. O recurso a estratégias diferenciadas e inovadoras foram ao encontro das expectativas dos alunos, levando ao sucesso na apropriação de conhecimentos. As representações das docentes revelaram haver necessidade de mais conhecimento e fomento de práticas de leitura que possibilitem a inclusão do livro-objeto em contexto de sala de aula, de modo crescente, dado o seu potencial invulgar de fruição. Os alunos demonstraram interesse e gosto pela leitura, levando à promoção do pensamento crítico-reflexivo. O livro-objeto, bem como o seu carácter tridimensional, permitiram a descoberta e compreensão de conceitos no âmbito do Português e da MatemáticaThis study was developed within the scope of Supervised Teaching Practice (Master's Degree in Teaching in the 1st CEB and Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd CEB). It aims to understand the potentialities of the picturebook in the teaching of Mathematics and Portuguese, in the 1st CEB. This investigation seeks to articulate literature for children with Mathematics through the fruition of the picturebook, in pop-up format, Oh! My hat, by Anouck Boisrobert and Louis Rigaud. The following objectives were outlined: i) to know the importance that teachers attribute to the articulation of Mathematics with Literature; ii) promote the fruition and aesthetic appreciation of the book; iii) develop in students’ essential skills in Mathematics and Portuguese; iv) to analyze the potential of the picturebok and its multidimensionality in the teaching of Mathematics and Portuguese. The theoretical framework of the Final Report includes: i) challenges of teaching Portuguese and Mathematics in the 1st CEB; ii) importance of literature for children – educational value of the picturebook, focusing on literature for children and the picturebook, highlighting the picturebook in pop-up format, especially the key nature assumed by the spaces that contain it overflow. A qualitative methodology was chosen, through participatory observation, logbooks, and semi-structured interviews with two teachers from the 4th grade class, within which the study was carried out. It was concluded that the picturebook contributes significantly to the promotion and development of mathematical skills and Literary Education, constituting an innovative experience. The use of differentiated and innovative strategies met the expectations of the students, leading to success in the appropriation of knowledge. The teachers' representations revealed that there is a need for more knowledge and promotion of reading practices that allow the inclusion of the picturebook in the classroom context, in an increasing way, given its unusual potential for fruition. The students showed an interest and taste for reading, leading to the promotion of criticalreflective thinking. Picturebook and its tridimensional nature allowed the discovery and understanding of concepts within the scope of Portuguese and Mathematics.Melão, DulceMenezes, LuísRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuMacedo, Márcia Alexandra Santos2022-12-162025-12-16T00:00:00Z2022-12-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/7571TID:203185285porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-28T02:30:38Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/7571Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:45:49.545619Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Potencialidades do livro -objeto no ensino do Português e da Matemática no 1.º CEB
title Potencialidades do livro -objeto no ensino do Português e da Matemática no 1.º CEB
spellingShingle Potencialidades do livro -objeto no ensino do Português e da Matemática no 1.º CEB
Macedo, Márcia Alexandra Santos
livro-objeto
matemática
português
literatura para a infância
picturebook
mathematics
Portuguese
children’s literature
title_short Potencialidades do livro -objeto no ensino do Português e da Matemática no 1.º CEB
title_full Potencialidades do livro -objeto no ensino do Português e da Matemática no 1.º CEB
title_fullStr Potencialidades do livro -objeto no ensino do Português e da Matemática no 1.º CEB
title_full_unstemmed Potencialidades do livro -objeto no ensino do Português e da Matemática no 1.º CEB
title_sort Potencialidades do livro -objeto no ensino do Português e da Matemática no 1.º CEB
author Macedo, Márcia Alexandra Santos
author_facet Macedo, Márcia Alexandra Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Melão, Dulce
Menezes, Luís
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Macedo, Márcia Alexandra Santos
dc.subject.por.fl_str_mv livro-objeto
matemática
português
literatura para a infância
picturebook
mathematics
Portuguese
children’s literature
topic livro-objeto
matemática
português
literatura para a infância
picturebook
mathematics
Portuguese
children’s literature
description O presente estudo foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Práticas de Ensino Supervisionada, que incorpora o plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB. Este tem por objetivo compreender as potencialidades do livroobjeto no ensino da Matemática e do Português, no 1.º CEB. Nesta investigação procura-se articular a literatura para a infância com a Matemática por meio da fruição do livro-objeto, em formato pop-up, Oh! O meu chapéu, de Anouck Boisrobert e Louis Rigaud. Foram traçados os seguintes objetivos: i) conhecer a importância que os professores atribuem à articulação da Matemática com a Literatura; ii) promover a fruição e apreciação estética da obra literária; iii) desenvolver nos alunos competências essenciais da Matemática e do Português; iv) analisar as potencialidades do livro-objeto e as suas multidimensionalidades no ensino da Matemática e do Português. O referencial teórico do Relatório Final contempla: i) desafios do ensino do Português e da Matemática no 1.º Ciclo do Ensino Básico; ii) importância da literatura para a infância – valor educativo do livro-objeto, focando-me na literatura para a infância e no livro-objeto, destacando o livro-objeto em formato pop-up, mormente o caráter fulcral assumido pelos espaços que dele transbordam. Optou-se por uma metodologia de carácter qualitativo, através da observação participativa, dos diários de bordo e de entrevistas semiestruturadas a duas docentes da turma do 4.º ano de escolaridade, no âmbito do qual o estudo foi realizado. Concluiu-se que o livro-objeto contribui, de modo significativo, para a promoção e o desenvolvimento de competências matemáticas e da Educação Literária, constituindo uma experiência inovadora. O recurso a estratégias diferenciadas e inovadoras foram ao encontro das expectativas dos alunos, levando ao sucesso na apropriação de conhecimentos. As representações das docentes revelaram haver necessidade de mais conhecimento e fomento de práticas de leitura que possibilitem a inclusão do livro-objeto em contexto de sala de aula, de modo crescente, dado o seu potencial invulgar de fruição. Os alunos demonstraram interesse e gosto pela leitura, levando à promoção do pensamento crítico-reflexivo. O livro-objeto, bem como o seu carácter tridimensional, permitiram a descoberta e compreensão de conceitos no âmbito do Português e da Matemática
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-16
2022-12-16T00:00:00Z
2025-12-16T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/7571
TID:203185285
url http://hdl.handle.net/10400.19/7571
identifier_str_mv TID:203185285
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130929885609984