Representações do espaço no livro pop-up: Propostas de fruição

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Márcia
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Melão, Dulce, Menezes, Luís
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/8272
Resumo: Neste artigo procura-se articular a literatura para a infância com a matemática por meio do livro-objeto, em formato pop-up, Oh! O meu chapéu (BOISROBERT & RIGAUD, 2015), desvelando a importância do caráter plurissignificativo dos espaços que aí se desdobram. Foram traçados os seguintes objetivos: i) indagar modos de apurar a sensibilidade estética das crianças, através da exploração sensorial e espacial do livro pop-up, com particular ênfase nos elementos paratextuais; ii) compreender as potencialidades dos espaços redesenhados no livro em análise, para o incremento da criatividade e imaginação, através da exploração da simbiose entre o texto e as ilustrações, locus de articulação da literatura com a matemática. Conclui-se que o caráter tridimensional do livro pop-up possibilita a criação de pactos de leitura inusitados, revelando o seu potencial invulgar de fruição, ainda pouco explorado.
id RCAP_cef1520987ccda81184cc1fe19e4c842
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/8272
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Representações do espaço no livro pop-up: Propostas de fruiçãoLivro pop-upMatemáticaLiteratura para a infância: pop-up bookmathematicschildren’s literatureNeste artigo procura-se articular a literatura para a infância com a matemática por meio do livro-objeto, em formato pop-up, Oh! O meu chapéu (BOISROBERT & RIGAUD, 2015), desvelando a importância do caráter plurissignificativo dos espaços que aí se desdobram. Foram traçados os seguintes objetivos: i) indagar modos de apurar a sensibilidade estética das crianças, através da exploração sensorial e espacial do livro pop-up, com particular ênfase nos elementos paratextuais; ii) compreender as potencialidades dos espaços redesenhados no livro em análise, para o incremento da criatividade e imaginação, através da exploração da simbiose entre o texto e as ilustrações, locus de articulação da literatura com a matemática. Conclui-se que o caráter tridimensional do livro pop-up possibilita a criação de pactos de leitura inusitados, revelando o seu potencial invulgar de fruição, ainda pouco explorado.This paper seeks to articulate children’s literature with mathematics through of the pop-up book That’s my hat! (BOISROBERT & RIGAUD, 2015), revealing the importance of the multilayered character of the spaces that unfold there. The following objectives were set: i) investigate ways to improve the aesthetic sensibility of children, through the sensorial and spatial exploration of the pop-up book, with particular emphasis on the paratextual elements; ii) understand the potential of the spaces redesigned in the book under analysis, to increase creativity and imagination, through the exploration of the symbiosis between text and illustrations, locus of articulation between literature and mathematics. It is concluded that the three-dimensional character of the pop-up book allows for the creation of uncommon reading pacts, revealing its unusual potential for fruition, still little explored.UFTMRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuMacedo, MárciaMelão, DulceMenezes, Luís2024-03-07T10:30:24Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/8272porMacedo, M., Melão, D. & Menezes, L. (2023). Representações do espaço no livro pop-up: Propostas de fruição. Revista TOPUS, 9 (1), 1-12. http://revistatopus.com.br/enviados/2023122021625.pdf2448-2978info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-09T02:32:21Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/8272Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:14:06.815500Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Representações do espaço no livro pop-up: Propostas de fruição
title Representações do espaço no livro pop-up: Propostas de fruição
spellingShingle Representações do espaço no livro pop-up: Propostas de fruição
Macedo, Márcia
Livro pop-up
Matemática
Literatura para a infância
: pop-up book
mathematics
children’s literature
title_short Representações do espaço no livro pop-up: Propostas de fruição
title_full Representações do espaço no livro pop-up: Propostas de fruição
title_fullStr Representações do espaço no livro pop-up: Propostas de fruição
title_full_unstemmed Representações do espaço no livro pop-up: Propostas de fruição
title_sort Representações do espaço no livro pop-up: Propostas de fruição
author Macedo, Márcia
author_facet Macedo, Márcia
Melão, Dulce
Menezes, Luís
author_role author
author2 Melão, Dulce
Menezes, Luís
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Macedo, Márcia
Melão, Dulce
Menezes, Luís
dc.subject.por.fl_str_mv Livro pop-up
Matemática
Literatura para a infância
: pop-up book
mathematics
children’s literature
topic Livro pop-up
Matemática
Literatura para a infância
: pop-up book
mathematics
children’s literature
description Neste artigo procura-se articular a literatura para a infância com a matemática por meio do livro-objeto, em formato pop-up, Oh! O meu chapéu (BOISROBERT & RIGAUD, 2015), desvelando a importância do caráter plurissignificativo dos espaços que aí se desdobram. Foram traçados os seguintes objetivos: i) indagar modos de apurar a sensibilidade estética das crianças, através da exploração sensorial e espacial do livro pop-up, com particular ênfase nos elementos paratextuais; ii) compreender as potencialidades dos espaços redesenhados no livro em análise, para o incremento da criatividade e imaginação, através da exploração da simbiose entre o texto e as ilustrações, locus de articulação da literatura com a matemática. Conclui-se que o caráter tridimensional do livro pop-up possibilita a criação de pactos de leitura inusitados, revelando o seu potencial invulgar de fruição, ainda pouco explorado.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-01-01T00:00:00Z
2024-03-07T10:30:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/8272
url http://hdl.handle.net/10400.19/8272
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Macedo, M., Melão, D. & Menezes, L. (2023). Representações do espaço no livro pop-up: Propostas de fruição. Revista TOPUS, 9 (1), 1-12. http://revistatopus.com.br/enviados/2023122021625.pdf
2448-2978
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFTM
publisher.none.fl_str_mv UFTM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137794624323584