O papel da reflexão colaborativa entre pares na transformação das práticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Eduarda Maria Prudente Jesus Fontes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/7696
Resumo: Este estudo teve como enfoque o papel da reflexão na escola, para transformação de práticas. Este implicou a realização de um projeto a nível de escola, que teve a colaboração e envolvimento de todos os docentes. A concretização deste projeto permitiu uma compreensão mais aprofundada de diversas potencialidades, quer do exercício da reflexão, como da colaboração entre pares, da investigação‐ação, promovendo a sua utilização, com uma participação ativa de todos. Estamos perante um estudo de natureza interpretativa, que se iniciou com a aplicação de um inquérito por questionário aos docentes participantes, implicando posteriormente, a formação de um grupo de trabalho, com recurso a encontros semanais de reflexão colaborativa, reflexões escritas em critical friend e uma entrevista final aos mesmos. Relativamente aos procedimentos de análise, estes foram do tipo qualitativo tendo‐se privilegiado o discurso oral e escrito utilizado ao longo de todo o estudo. Os resultados auferidos, não diferem muito de outros estudos que se centraram na mesma temática, reconhecendo portanto, as potencialidades formativas da reflexão colaborativa, da investigação‐ação, relativamente ao desenvolvimento dos saberes profissionais, que fomentam a construção de uma nova dinâmica na organização escola. Esta sensibilização possibilitou o desenvolvimento das nossas aprendizagens em toda a instituição facilitando assim a mudança.
id RCAP_5c121e0dc68cc58d50301b072756fc13
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/7696
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel da reflexão colaborativa entre pares na transformação das práticasReflexãoDesenvolvimento profissionalInvestigação‐açãoReflectionProfessional developmentResearch and actionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste estudo teve como enfoque o papel da reflexão na escola, para transformação de práticas. Este implicou a realização de um projeto a nível de escola, que teve a colaboração e envolvimento de todos os docentes. A concretização deste projeto permitiu uma compreensão mais aprofundada de diversas potencialidades, quer do exercício da reflexão, como da colaboração entre pares, da investigação‐ação, promovendo a sua utilização, com uma participação ativa de todos. Estamos perante um estudo de natureza interpretativa, que se iniciou com a aplicação de um inquérito por questionário aos docentes participantes, implicando posteriormente, a formação de um grupo de trabalho, com recurso a encontros semanais de reflexão colaborativa, reflexões escritas em critical friend e uma entrevista final aos mesmos. Relativamente aos procedimentos de análise, estes foram do tipo qualitativo tendo‐se privilegiado o discurso oral e escrito utilizado ao longo de todo o estudo. Os resultados auferidos, não diferem muito de outros estudos que se centraram na mesma temática, reconhecendo portanto, as potencialidades formativas da reflexão colaborativa, da investigação‐ação, relativamente ao desenvolvimento dos saberes profissionais, que fomentam a construção de uma nova dinâmica na organização escola. Esta sensibilização possibilitou o desenvolvimento das nossas aprendizagens em toda a instituição facilitando assim a mudança.This study aimed to approach the role of reflection in school, to transform practices. This led to the realization of a project at school level, which had the collaboration and involvement of all teachers. The realization of this project enabled a deeper understanding of diverse capabilities, through the exercise of reflection, such as peer collaboration, action research, promoting their use, with an active participation of all. We have an interpretive nature study, which began with the application of a questionnaire to teachers participating, later implying the formation of a working group, using weekly meetings of collaborative reflection, written reflections on critical friend and an interview Final thereto. For analytical procedures, these were the qualitative type having the privileged is written and spoken language used throughout the study. The income earned, not much different from other studies that focused on the same topics, thus recognizing the training potential of collaborative reflection, action research , for the development of professional knowledge , which promote the construction of a new dynamic in organizing school . This awareness has enabled the development of our learning throughout the organization thereby facilitating change.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoRibeiro, Deolinda Alice Dias PedrosoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMorais, Eduarda Maria Prudente Jesus Fontes2016-02-19T12:22:40Z20132013-112013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/7696TID:201178036porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:48:22Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/7696Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:28:07.568202Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel da reflexão colaborativa entre pares na transformação das práticas
title O papel da reflexão colaborativa entre pares na transformação das práticas
spellingShingle O papel da reflexão colaborativa entre pares na transformação das práticas
Morais, Eduarda Maria Prudente Jesus Fontes
Reflexão
Desenvolvimento profissional
Investigação‐ação
Reflection
Professional development
Research and action
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O papel da reflexão colaborativa entre pares na transformação das práticas
title_full O papel da reflexão colaborativa entre pares na transformação das práticas
title_fullStr O papel da reflexão colaborativa entre pares na transformação das práticas
title_full_unstemmed O papel da reflexão colaborativa entre pares na transformação das práticas
title_sort O papel da reflexão colaborativa entre pares na transformação das práticas
author Morais, Eduarda Maria Prudente Jesus Fontes
author_facet Morais, Eduarda Maria Prudente Jesus Fontes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Eduarda Maria Prudente Jesus Fontes
dc.subject.por.fl_str_mv Reflexão
Desenvolvimento profissional
Investigação‐ação
Reflection
Professional development
Research and action
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Reflexão
Desenvolvimento profissional
Investigação‐ação
Reflection
Professional development
Research and action
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este estudo teve como enfoque o papel da reflexão na escola, para transformação de práticas. Este implicou a realização de um projeto a nível de escola, que teve a colaboração e envolvimento de todos os docentes. A concretização deste projeto permitiu uma compreensão mais aprofundada de diversas potencialidades, quer do exercício da reflexão, como da colaboração entre pares, da investigação‐ação, promovendo a sua utilização, com uma participação ativa de todos. Estamos perante um estudo de natureza interpretativa, que se iniciou com a aplicação de um inquérito por questionário aos docentes participantes, implicando posteriormente, a formação de um grupo de trabalho, com recurso a encontros semanais de reflexão colaborativa, reflexões escritas em critical friend e uma entrevista final aos mesmos. Relativamente aos procedimentos de análise, estes foram do tipo qualitativo tendo‐se privilegiado o discurso oral e escrito utilizado ao longo de todo o estudo. Os resultados auferidos, não diferem muito de outros estudos que se centraram na mesma temática, reconhecendo portanto, as potencialidades formativas da reflexão colaborativa, da investigação‐ação, relativamente ao desenvolvimento dos saberes profissionais, que fomentam a construção de uma nova dinâmica na organização escola. Esta sensibilização possibilitou o desenvolvimento das nossas aprendizagens em toda a instituição facilitando assim a mudança.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-11
2013-01-01T00:00:00Z
2016-02-19T12:22:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/7696
TID:201178036
url http://hdl.handle.net/10400.22/7696
identifier_str_mv TID:201178036
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131377196597248