Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ana Catarina Gomes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/10212
Resumo: O presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com o intuito de contextualizar e refletir sobre a Prática Educativa Supervisionada desenvolvida em contexto de Educação de Infância e de 1.º Ciclo do Ensino Básico e com vista à obtenção de qualificação profissional. Este documento apresenta as práticas desenvolvidas em ambos os contextos educativos, perspetivadas segundo um referencial teórico-legal e sustentadas pelos saberes científicos, pedagógicos, didáticos e culturais adquiridos através da frequência das diferentes unidades curriculares do referido mestrado e da precedente Licenciatura em Educação Básica. Neste relatório de estágio, apresenta-se a descrição, análise e reflexão sobre as práticas educativas desenvolvidas, tendo em consideração as caraterísticas, interesses e necessidades das crianças de cada contexto educativo, de modo a evidenciar a postura crítica e reflexiva construída e desenvolvida durante a Prática Educativa Supervisionada. Para a construção do seu perfil de dupla docência, procurou-se escutar atentamente cada criança, compreender as suas especificidades e seguir os pressupostos da metodologia investigação-ação, apoiando-se neste processo em espiral, contínuo e cíclico, que integra momentos de observação, planificação, ação e reflexão, de modo a conseguir estruturar e desenvolver atividades e percursos didáticos que valorizassem e respeitassem todas as crianças e favorecessem o seu desenvolvimento pessoal e profissional.
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