Os currículos específicos individuais (CEI) e o desafio na inclusão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.12207/4562 |
Resumo: | O presente projeto de investigação pretendeu estudar Currículos Específicos Individuais (CEIs), elaborados em cinco agrupamentos de escolas do distrito de Beja, para alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais (DID) a frequentar o 1° e 2° Ciclo do Ensino Básico. Teve como objeto de estudo a funcionalidade procurando-se investigar, dentro dos objetivos e das estratégias presentes em cada CEI, o papel que estes desempenham como instâncias mediadoras entre o propósito académico e a participação inclusiva dos alunos na escola e comunidade. Por forma a operacionalizar este trabalho recorreu-se a uma análise de conteúdo de caráter eminentemente dedutiva, uma vez que se partiu de um processo de categorização apriorístico. Este estudo, em certo sentido, pode ser considerado quali/quantitativo, uma vez que foram utilizados alguns quantificadores, relativamente aos dados que emergiram da análise documental levada a efeito. Para a análise aos objetivos considerou-se relevante recorrer à perspetiva de Robert Mager, para, com detalhe, se categorizar os objetivos e assim aferir o seu nível de funcionalidade. No respeitante às estratégias, procurou-se aferir a sua funcionalidade com base na corrente funcional, na perspectiva de Lou Brown e Costa e colaboradores. Após a análise verificámos que, em termos da definição/formulação dos objetivos e das estratégias presentes nos CEIs, estes não são funcionais. Os resultados evidenciam que, de uma maneira geral, os CEIs ainda não projetam a inclusão, pois não estão em concordância com o que é preconizado a nível legislativo e da literatura sobre esta matéria ao não contemplarem uma perspetiva funcional, ideal para desenvolver as potencialidades de alunos com DID. A partir dos resultados do estudo e após reflexão sobre os mesmos, foi elaborado um projeto de intervenção, a partir das necessidades diagnosticadas, que visa capacitar os docentes e técnicos para a elaboração de currículos de cariz eminentemente funcional. |
id |
RCAP_5c22256b29180a8d7b813c90633f60f8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/4562 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Os currículos específicos individuais (CEI) e o desafio na inclusãoCurrículoInclusãoCurrículo funcionalCurrículo específico individualO presente projeto de investigação pretendeu estudar Currículos Específicos Individuais (CEIs), elaborados em cinco agrupamentos de escolas do distrito de Beja, para alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais (DID) a frequentar o 1° e 2° Ciclo do Ensino Básico. Teve como objeto de estudo a funcionalidade procurando-se investigar, dentro dos objetivos e das estratégias presentes em cada CEI, o papel que estes desempenham como instâncias mediadoras entre o propósito académico e a participação inclusiva dos alunos na escola e comunidade. Por forma a operacionalizar este trabalho recorreu-se a uma análise de conteúdo de caráter eminentemente dedutiva, uma vez que se partiu de um processo de categorização apriorístico. Este estudo, em certo sentido, pode ser considerado quali/quantitativo, uma vez que foram utilizados alguns quantificadores, relativamente aos dados que emergiram da análise documental levada a efeito. Para a análise aos objetivos considerou-se relevante recorrer à perspetiva de Robert Mager, para, com detalhe, se categorizar os objetivos e assim aferir o seu nível de funcionalidade. No respeitante às estratégias, procurou-se aferir a sua funcionalidade com base na corrente funcional, na perspectiva de Lou Brown e Costa e colaboradores. Após a análise verificámos que, em termos da definição/formulação dos objetivos e das estratégias presentes nos CEIs, estes não são funcionais. Os resultados evidenciam que, de uma maneira geral, os CEIs ainda não projetam a inclusão, pois não estão em concordância com o que é preconizado a nível legislativo e da literatura sobre esta matéria ao não contemplarem uma perspetiva funcional, ideal para desenvolver as potencialidades de alunos com DID. A partir dos resultados do estudo e após reflexão sobre os mesmos, foi elaborado um projeto de intervenção, a partir das necessidades diagnosticadas, que visa capacitar os docentes e técnicos para a elaboração de currículos de cariz eminentemente funcional.2018-06-15T13:04:32Z2016-07-21T00:00:00Z2016-07-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.12207/4562TID:201624184porFialho, Célia do Carmo Corujoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T08:15:23Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/4562Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:58:52.032751Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os currículos específicos individuais (CEI) e o desafio na inclusão |
title |
Os currículos específicos individuais (CEI) e o desafio na inclusão |
spellingShingle |
Os currículos específicos individuais (CEI) e o desafio na inclusão Fialho, Célia do Carmo Corujo Currículo Inclusão Currículo funcional Currículo específico individual |
title_short |
Os currículos específicos individuais (CEI) e o desafio na inclusão |
title_full |
Os currículos específicos individuais (CEI) e o desafio na inclusão |
title_fullStr |
Os currículos específicos individuais (CEI) e o desafio na inclusão |
title_full_unstemmed |
Os currículos específicos individuais (CEI) e o desafio na inclusão |
title_sort |
Os currículos específicos individuais (CEI) e o desafio na inclusão |
author |
Fialho, Célia do Carmo Corujo |
author_facet |
Fialho, Célia do Carmo Corujo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fialho, Célia do Carmo Corujo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo Inclusão Currículo funcional Currículo específico individual |
topic |
Currículo Inclusão Currículo funcional Currículo específico individual |
description |
O presente projeto de investigação pretendeu estudar Currículos Específicos Individuais (CEIs), elaborados em cinco agrupamentos de escolas do distrito de Beja, para alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais (DID) a frequentar o 1° e 2° Ciclo do Ensino Básico. Teve como objeto de estudo a funcionalidade procurando-se investigar, dentro dos objetivos e das estratégias presentes em cada CEI, o papel que estes desempenham como instâncias mediadoras entre o propósito académico e a participação inclusiva dos alunos na escola e comunidade. Por forma a operacionalizar este trabalho recorreu-se a uma análise de conteúdo de caráter eminentemente dedutiva, uma vez que se partiu de um processo de categorização apriorístico. Este estudo, em certo sentido, pode ser considerado quali/quantitativo, uma vez que foram utilizados alguns quantificadores, relativamente aos dados que emergiram da análise documental levada a efeito. Para a análise aos objetivos considerou-se relevante recorrer à perspetiva de Robert Mager, para, com detalhe, se categorizar os objetivos e assim aferir o seu nível de funcionalidade. No respeitante às estratégias, procurou-se aferir a sua funcionalidade com base na corrente funcional, na perspectiva de Lou Brown e Costa e colaboradores. Após a análise verificámos que, em termos da definição/formulação dos objetivos e das estratégias presentes nos CEIs, estes não são funcionais. Os resultados evidenciam que, de uma maneira geral, os CEIs ainda não projetam a inclusão, pois não estão em concordância com o que é preconizado a nível legislativo e da literatura sobre esta matéria ao não contemplarem uma perspetiva funcional, ideal para desenvolver as potencialidades de alunos com DID. A partir dos resultados do estudo e após reflexão sobre os mesmos, foi elaborado um projeto de intervenção, a partir das necessidades diagnosticadas, que visa capacitar os docentes e técnicos para a elaboração de currículos de cariz eminentemente funcional. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-21T00:00:00Z 2016-07-21 2018-06-15T13:04:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.12207/4562 TID:201624184 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.12207/4562 |
identifier_str_mv |
TID:201624184 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129862017908736 |