A relação entre a responsabilidade social das organizações e a satisfação dos colaboradores: o efeito moderador da satisfação com a comunicação interna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peixe, Miguel José Osório Carvalho
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/17852
Resumo: Como é sabido e conhecido, a Responsabilidade Social das Organizações (RSO) é uma temática que está cada vez mais presente nas políticas e ações organizacionais e nas decisões dos gestores e respetivas organizações. É notório o crescimento do tema e da sua aplicabilidade, nas três dimensões, económica, social e ambiental, nos dias que correm por imposição dos mercados mais competitivos, da escassez de recursos e das necessidades da sociedade que são cada vez mais específicas. Contudo, ainda não existem muitos estudos que abordem de forma direta a forma como a perceção dos colaboradores face às práticas de RSO pode ou não promover a sua Satisfação no Trabalho (ST). Por isso, este estudo vai ter por base e irá centrar-se essencialmente na avaliação da relação existente entre a RSO e a ST. Numa segunda fase, o estudo irá também analisar em que medida a Satisfação com a Comunicação Interna (SCI) influencia a relação anterior. Para desenvolver e validar este modelo de investigação foram inquiridos 203 colaboradores de diversos setores de atividade e diferentes ramos de negócio. Da análise aos dados obtidos pode-se constatar que existe uma relação positiva entre a perceção das práticas de RSO e a satisfação no trabalho. Por sua vez, apenas se verifica um efeito moderador significativo da SCI na relação entre a perceção do envolvimento em práticas de RSO dirigidas à comunidade e ambiente e a ST. O facto de as organizações comunicarem o crescente investimento em RSO e inclusão de “boas práticas” nas suas estratégias e políticas organizacionais, sobretudo no que toca aos públicos externos, leva ao aumento da ST.
id RCAP_5c27fbbe63b079e97b2415c93c5b613b
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/17852
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A relação entre a responsabilidade social das organizações e a satisfação dos colaboradores: o efeito moderador da satisfação com a comunicação internaResponsabilidade social das empresasSatisfação no trabalhoCorporate social responsibilityJob satisfactionInternal communicationComo é sabido e conhecido, a Responsabilidade Social das Organizações (RSO) é uma temática que está cada vez mais presente nas políticas e ações organizacionais e nas decisões dos gestores e respetivas organizações. É notório o crescimento do tema e da sua aplicabilidade, nas três dimensões, económica, social e ambiental, nos dias que correm por imposição dos mercados mais competitivos, da escassez de recursos e das necessidades da sociedade que são cada vez mais específicas. Contudo, ainda não existem muitos estudos que abordem de forma direta a forma como a perceção dos colaboradores face às práticas de RSO pode ou não promover a sua Satisfação no Trabalho (ST). Por isso, este estudo vai ter por base e irá centrar-se essencialmente na avaliação da relação existente entre a RSO e a ST. Numa segunda fase, o estudo irá também analisar em que medida a Satisfação com a Comunicação Interna (SCI) influencia a relação anterior. Para desenvolver e validar este modelo de investigação foram inquiridos 203 colaboradores de diversos setores de atividade e diferentes ramos de negócio. Da análise aos dados obtidos pode-se constatar que existe uma relação positiva entre a perceção das práticas de RSO e a satisfação no trabalho. Por sua vez, apenas se verifica um efeito moderador significativo da SCI na relação entre a perceção do envolvimento em práticas de RSO dirigidas à comunidade e ambiente e a ST. O facto de as organizações comunicarem o crescente investimento em RSO e inclusão de “boas práticas” nas suas estratégias e políticas organizacionais, sobretudo no que toca aos públicos externos, leva ao aumento da ST.Globally, the Corporate Social Responsibility (CSR) is increasing its incidence within not only organizational politics and actions, but also within manager’s decisions and throughout the organization. Nowadays, the importance of this topic and its applicability is perceptible, in the CSR three dimensions: economic, social and environmental, due to the impositions from market competition, resource scarcity and the more and more accurate needs of society. However, there are not many studies that refer directly to how the employees’ perception of the CSR practices can possibly promote their satisfaction at work (SW). Therefore, this study will focus essentially on the evaluation of the relationship between the CSR and the SW. At a second stage, this study will also analyze how the satisfaction regarding the internal communication (SCI) will influence the former relation. To develop and validate this model, 203 employees from diverse activity sectors and business areas, were questioned. According to the results, a positive relation, between the perception of the CSR practices and the employee satisfaction, was observed. Furthermore, it is possible to observe a significant moderator effect only in the relation between the perception of involvement in the CSR practices that are directed to the community and environment, and the SW. When organizations communicate the growing investment in CSR and the inclusion of “good practices” within their strategies and organizational polices to the external audience, it leads to SW.2019-04-16T10:36:45Z2018-11-23T00:00:00Z2018-11-232018-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/17852TID:202056333porPeixe, Miguel José Osório Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T18:01:26Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/17852Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:32:53.838145Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A relação entre a responsabilidade social das organizações e a satisfação dos colaboradores: o efeito moderador da satisfação com a comunicação interna
title A relação entre a responsabilidade social das organizações e a satisfação dos colaboradores: o efeito moderador da satisfação com a comunicação interna
spellingShingle A relação entre a responsabilidade social das organizações e a satisfação dos colaboradores: o efeito moderador da satisfação com a comunicação interna
Peixe, Miguel José Osório Carvalho
Responsabilidade social das empresas
Satisfação no trabalho
Corporate social responsibility
Job satisfaction
Internal communication
title_short A relação entre a responsabilidade social das organizações e a satisfação dos colaboradores: o efeito moderador da satisfação com a comunicação interna
title_full A relação entre a responsabilidade social das organizações e a satisfação dos colaboradores: o efeito moderador da satisfação com a comunicação interna
title_fullStr A relação entre a responsabilidade social das organizações e a satisfação dos colaboradores: o efeito moderador da satisfação com a comunicação interna
title_full_unstemmed A relação entre a responsabilidade social das organizações e a satisfação dos colaboradores: o efeito moderador da satisfação com a comunicação interna
title_sort A relação entre a responsabilidade social das organizações e a satisfação dos colaboradores: o efeito moderador da satisfação com a comunicação interna
author Peixe, Miguel José Osório Carvalho
author_facet Peixe, Miguel José Osório Carvalho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Peixe, Miguel José Osório Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Responsabilidade social das empresas
Satisfação no trabalho
Corporate social responsibility
Job satisfaction
Internal communication
topic Responsabilidade social das empresas
Satisfação no trabalho
Corporate social responsibility
Job satisfaction
Internal communication
description Como é sabido e conhecido, a Responsabilidade Social das Organizações (RSO) é uma temática que está cada vez mais presente nas políticas e ações organizacionais e nas decisões dos gestores e respetivas organizações. É notório o crescimento do tema e da sua aplicabilidade, nas três dimensões, económica, social e ambiental, nos dias que correm por imposição dos mercados mais competitivos, da escassez de recursos e das necessidades da sociedade que são cada vez mais específicas. Contudo, ainda não existem muitos estudos que abordem de forma direta a forma como a perceção dos colaboradores face às práticas de RSO pode ou não promover a sua Satisfação no Trabalho (ST). Por isso, este estudo vai ter por base e irá centrar-se essencialmente na avaliação da relação existente entre a RSO e a ST. Numa segunda fase, o estudo irá também analisar em que medida a Satisfação com a Comunicação Interna (SCI) influencia a relação anterior. Para desenvolver e validar este modelo de investigação foram inquiridos 203 colaboradores de diversos setores de atividade e diferentes ramos de negócio. Da análise aos dados obtidos pode-se constatar que existe uma relação positiva entre a perceção das práticas de RSO e a satisfação no trabalho. Por sua vez, apenas se verifica um efeito moderador significativo da SCI na relação entre a perceção do envolvimento em práticas de RSO dirigidas à comunidade e ambiente e a ST. O facto de as organizações comunicarem o crescente investimento em RSO e inclusão de “boas práticas” nas suas estratégias e políticas organizacionais, sobretudo no que toca aos públicos externos, leva ao aumento da ST.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-23T00:00:00Z
2018-11-23
2018-09
2019-04-16T10:36:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/17852
TID:202056333
url http://hdl.handle.net/10071/17852
identifier_str_mv TID:202056333
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134890300538880