Robot confidente : brincar aos valores na infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Tânia
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pinheiro, Ana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2813
Resumo: Este trabalho relata a utilização de robots com crianças entre os 4 e os 8 anos. O objetivo principal desta investigação é perceber de que forma os valores e as aprendizagens podem ser trabalhados com o recurso aos brinquedos programáveis e ainda potenciar o desenvolvimento de competências colaborativas, ajudando a construir cidadãos mais integrados. Foi utilizada uma metodologia qualitativa, na qual as observações e as reflexões sistemáticas foram determinantes para perceber o impacto das 18 intervenções. Percebemos que as crianças mudaram comportamentos no que diz respeito à sua relação com o outro, percepção do erro e resolução de problemas. Palavras-chave: robótica, valores, aprendizagem, infância, tecnologia
id RCAP_5c2a2bdc9282d23d8c3535da6a31495e
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2813
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Robot confidente : brincar aos valores na infânciaRobótica Educativa - educação pré-escolarRecursos didáticosTecnologia educativaEnsino de valores -- 4 -8 anosEste trabalho relata a utilização de robots com crianças entre os 4 e os 8 anos. O objetivo principal desta investigação é perceber de que forma os valores e as aprendizagens podem ser trabalhados com o recurso aos brinquedos programáveis e ainda potenciar o desenvolvimento de competências colaborativas, ajudando a construir cidadãos mais integrados. Foi utilizada uma metodologia qualitativa, na qual as observações e as reflexões sistemáticas foram determinantes para perceber o impacto das 18 intervenções. Percebemos que as crianças mudaram comportamentos no que diz respeito à sua relação com o outro, percepção do erro e resolução de problemas. Palavras-chave: robótica, valores, aprendizagem, infância, tecnologia2019-10-09T09:54:57Z2019-01-01T00:00:00Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2813porhttps://doi.org/10.34630/sensos-e.v6i2.3479Silva, TâniaPinheiro, Anainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:17Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2813Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:33.125838Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Robot confidente : brincar aos valores na infância
title Robot confidente : brincar aos valores na infância
spellingShingle Robot confidente : brincar aos valores na infância
Silva, Tânia
Robótica Educativa - educação pré-escolar
Recursos didáticos
Tecnologia educativa
Ensino de valores -- 4 -8 anos
title_short Robot confidente : brincar aos valores na infância
title_full Robot confidente : brincar aos valores na infância
title_fullStr Robot confidente : brincar aos valores na infância
title_full_unstemmed Robot confidente : brincar aos valores na infância
title_sort Robot confidente : brincar aos valores na infância
author Silva, Tânia
author_facet Silva, Tânia
Pinheiro, Ana
author_role author
author2 Pinheiro, Ana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Tânia
Pinheiro, Ana
dc.subject.por.fl_str_mv Robótica Educativa - educação pré-escolar
Recursos didáticos
Tecnologia educativa
Ensino de valores -- 4 -8 anos
topic Robótica Educativa - educação pré-escolar
Recursos didáticos
Tecnologia educativa
Ensino de valores -- 4 -8 anos
description Este trabalho relata a utilização de robots com crianças entre os 4 e os 8 anos. O objetivo principal desta investigação é perceber de que forma os valores e as aprendizagens podem ser trabalhados com o recurso aos brinquedos programáveis e ainda potenciar o desenvolvimento de competências colaborativas, ajudando a construir cidadãos mais integrados. Foi utilizada uma metodologia qualitativa, na qual as observações e as reflexões sistemáticas foram determinantes para perceber o impacto das 18 intervenções. Percebemos que as crianças mudaram comportamentos no que diz respeito à sua relação com o outro, percepção do erro e resolução de problemas. Palavras-chave: robótica, valores, aprendizagem, infância, tecnologia
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-09T09:54:57Z
2019-01-01T00:00:00Z
2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/2813
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/2813
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://doi.org/10.34630/sensos-e.v6i2.3479
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131630953037824