EDUCAÇÃO ESPECIAL SOB A PERSPECTIVA INCLUSIVA: APRENDIZADOS E DESDOBRAMENTOS NAS RESIDÊNCIAS PEDAGÓGICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Larissa Francisco [UNIFESP]
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/68538
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo analisar as quatro modalidades de imersão pedagógica praticadas pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) com foco na educação especial, sob a perspectiva de educação inclusiva. As rememorações buscam a montagem de um cenário fidedigno e plural no que tange a educação de crianças e adultos enquanto pessoas com deficiência e com isso trazer para o diálogo pedagógico a revisão das práticas, abordagens bem como dos conceitos de êxito e fracasso presentes no chão das escolas. Para isso buscamos referência histórica no tocante à legislação, organizações, conquistas e lutas em prol de uma educação inclusiva. A metodologia de natureza descritiva, contou com a rememoração de situações vivenciadas capazes de ilustrar os desafios e avanços quotidianos dentro de duas escolas durante as imersões em educação fundamental e em EJA CIEJA, em Itaquera e E.P.G. Elis Regina, em Guarulhos, realizadas em 2022. Os relatos de experiência pretendem trazer a realidade escolar para o debate sobre a inclusão real e relevante para o processo de composição de alunos, pais e professores, respeitando suas vontades, aspirações, e os processos inerentes à mentes e corpos em constante transformação e potencialidades.
id UFSP_43cd4305ccbc41ffbf9b9b46589473c5
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/68538
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling EDUCAÇÃO ESPECIAL SOB A PERSPECTIVA INCLUSIVA: APRENDIZADOS E DESDOBRAMENTOS NAS RESIDÊNCIAS PEDAGÓGICASSpecial education under the inclusive perspective: Learnings and outspreads inside the pedagogic residence programResidência pedagógicaEducação especialEducação inclusivaMemorialEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo analisar as quatro modalidades de imersão pedagógica praticadas pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) com foco na educação especial, sob a perspectiva de educação inclusiva. As rememorações buscam a montagem de um cenário fidedigno e plural no que tange a educação de crianças e adultos enquanto pessoas com deficiência e com isso trazer para o diálogo pedagógico a revisão das práticas, abordagens bem como dos conceitos de êxito e fracasso presentes no chão das escolas. Para isso buscamos referência histórica no tocante à legislação, organizações, conquistas e lutas em prol de uma educação inclusiva. A metodologia de natureza descritiva, contou com a rememoração de situações vivenciadas capazes de ilustrar os desafios e avanços quotidianos dentro de duas escolas durante as imersões em educação fundamental e em EJA CIEJA, em Itaquera e E.P.G. Elis Regina, em Guarulhos, realizadas em 2022. Os relatos de experiência pretendem trazer a realidade escolar para o debate sobre a inclusão real e relevante para o processo de composição de alunos, pais e professores, respeitando suas vontades, aspirações, e os processos inerentes à mentes e corpos em constante transformação e potencialidades.This Course Completion Work (TCC) aims to analyze the four pedagogic immersion modalities made with the Federal University of São Paulo (UNIFESP) with a focus on special education, from the perspective of inclusive education. The remembrances seek to set up a reliable and plural scenario regarding the education of children and adults as people with disabilities and thus bring to the pedagogical dialogue the review of practices, approaches, as well as the concepts of success and failure present inside the schools. For this, we seek historical reference regarding the law, non- governmental organizations, achievements and struggles for inclusive education.The methodology chosen is of a descriptive nature, relied on the recollection of experienced situations capable of illustrating the challenges and daily advances within two schools during the immersions in fundamental education and in EJA CIEJA, in Itaquera and E.P.G. Elis Regina, in Guarulhos, carried out in 2022. The experience reports intend to bring the school reality to the debate about the real and relevant inclusion for the composition process of students, parents and teachers, respecting their wills, aspirations, and the inherent processes to minds and bodies in constant transformation and potentialities.Universidade Federal de São PauloFreitas, Marcos Cezar de [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/6855478178963979Borges, Larissa Francisco [UNIFESP]2023-07-11T15:23:37Z2023-07-11T15:23:37Z2023-07-07info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion66 f.application/pdfBORGES, L.F. Educação especial sob a perspectiva inclusiva: Aprendizados e desdobramentos nas residências pedagógicas.. Trabalho de Conclusão de Curso, Pedagogia, EFLCH, Universidade Federal de São Paulo, 2023, 66 p., orientador Prof. Dr. Marcos Cezar de Freitashttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/68538porUniversidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCHinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-13T00:28:56Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/68538Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-13T00:28:56Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO ESPECIAL SOB A PERSPECTIVA INCLUSIVA: APRENDIZADOS E DESDOBRAMENTOS NAS RESIDÊNCIAS PEDAGÓGICAS
Special education under the inclusive perspective: Learnings and outspreads inside the pedagogic residence program
title EDUCAÇÃO ESPECIAL SOB A PERSPECTIVA INCLUSIVA: APRENDIZADOS E DESDOBRAMENTOS NAS RESIDÊNCIAS PEDAGÓGICAS
spellingShingle EDUCAÇÃO ESPECIAL SOB A PERSPECTIVA INCLUSIVA: APRENDIZADOS E DESDOBRAMENTOS NAS RESIDÊNCIAS PEDAGÓGICAS
Borges, Larissa Francisco [UNIFESP]
Residência pedagógica
Educação especial
Educação inclusiva
Memorial
title_short EDUCAÇÃO ESPECIAL SOB A PERSPECTIVA INCLUSIVA: APRENDIZADOS E DESDOBRAMENTOS NAS RESIDÊNCIAS PEDAGÓGICAS
title_full EDUCAÇÃO ESPECIAL SOB A PERSPECTIVA INCLUSIVA: APRENDIZADOS E DESDOBRAMENTOS NAS RESIDÊNCIAS PEDAGÓGICAS
title_fullStr EDUCAÇÃO ESPECIAL SOB A PERSPECTIVA INCLUSIVA: APRENDIZADOS E DESDOBRAMENTOS NAS RESIDÊNCIAS PEDAGÓGICAS
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO ESPECIAL SOB A PERSPECTIVA INCLUSIVA: APRENDIZADOS E DESDOBRAMENTOS NAS RESIDÊNCIAS PEDAGÓGICAS
title_sort EDUCAÇÃO ESPECIAL SOB A PERSPECTIVA INCLUSIVA: APRENDIZADOS E DESDOBRAMENTOS NAS RESIDÊNCIAS PEDAGÓGICAS
author Borges, Larissa Francisco [UNIFESP]
author_facet Borges, Larissa Francisco [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freitas, Marcos Cezar de [UNIFESP]
http://lattes.cnpq.br/6855478178963979
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Larissa Francisco [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Residência pedagógica
Educação especial
Educação inclusiva
Memorial
topic Residência pedagógica
Educação especial
Educação inclusiva
Memorial
description Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo analisar as quatro modalidades de imersão pedagógica praticadas pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) com foco na educação especial, sob a perspectiva de educação inclusiva. As rememorações buscam a montagem de um cenário fidedigno e plural no que tange a educação de crianças e adultos enquanto pessoas com deficiência e com isso trazer para o diálogo pedagógico a revisão das práticas, abordagens bem como dos conceitos de êxito e fracasso presentes no chão das escolas. Para isso buscamos referência histórica no tocante à legislação, organizações, conquistas e lutas em prol de uma educação inclusiva. A metodologia de natureza descritiva, contou com a rememoração de situações vivenciadas capazes de ilustrar os desafios e avanços quotidianos dentro de duas escolas durante as imersões em educação fundamental e em EJA CIEJA, em Itaquera e E.P.G. Elis Regina, em Guarulhos, realizadas em 2022. Os relatos de experiência pretendem trazer a realidade escolar para o debate sobre a inclusão real e relevante para o processo de composição de alunos, pais e professores, respeitando suas vontades, aspirações, e os processos inerentes à mentes e corpos em constante transformação e potencialidades.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-11T15:23:37Z
2023-07-11T15:23:37Z
2023-07-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BORGES, L.F. Educação especial sob a perspectiva inclusiva: Aprendizados e desdobramentos nas residências pedagógicas.. Trabalho de Conclusão de Curso, Pedagogia, EFLCH, Universidade Federal de São Paulo, 2023, 66 p., orientador Prof. Dr. Marcos Cezar de Freitas
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/68538
identifier_str_mv BORGES, L.F. Educação especial sob a perspectiva inclusiva: Aprendizados e desdobramentos nas residências pedagógicas.. Trabalho de Conclusão de Curso, Pedagogia, EFLCH, Universidade Federal de São Paulo, 2023, 66 p., orientador Prof. Dr. Marcos Cezar de Freitas
url https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/68538
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 66 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCH
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268305529110528