EDUCAÇÃO ESPECIAL SOB A PERSPECTIVA INCLUSIVA: APRENDIZADOS E DESDOBRAMENTOS NAS RESIDÊNCIAS PEDAGÓGICAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/68538 |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo analisar as quatro modalidades de imersão pedagógica praticadas pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) com foco na educação especial, sob a perspectiva de educação inclusiva. As rememorações buscam a montagem de um cenário fidedigno e plural no que tange a educação de crianças e adultos enquanto pessoas com deficiência e com isso trazer para o diálogo pedagógico a revisão das práticas, abordagens bem como dos conceitos de êxito e fracasso presentes no chão das escolas. Para isso buscamos referência histórica no tocante à legislação, organizações, conquistas e lutas em prol de uma educação inclusiva. A metodologia de natureza descritiva, contou com a rememoração de situações vivenciadas capazes de ilustrar os desafios e avanços quotidianos dentro de duas escolas durante as imersões em educação fundamental e em EJA CIEJA, em Itaquera e E.P.G. Elis Regina, em Guarulhos, realizadas em 2022. Os relatos de experiência pretendem trazer a realidade escolar para o debate sobre a inclusão real e relevante para o processo de composição de alunos, pais e professores, respeitando suas vontades, aspirações, e os processos inerentes à mentes e corpos em constante transformação e potencialidades. |
id |
UFSP_43cd4305ccbc41ffbf9b9b46589473c5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/68538 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
EDUCAÇÃO ESPECIAL SOB A PERSPECTIVA INCLUSIVA: APRENDIZADOS E DESDOBRAMENTOS NAS RESIDÊNCIAS PEDAGÓGICASSpecial education under the inclusive perspective: Learnings and outspreads inside the pedagogic residence programResidência pedagógicaEducação especialEducação inclusivaMemorialEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo analisar as quatro modalidades de imersão pedagógica praticadas pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) com foco na educação especial, sob a perspectiva de educação inclusiva. As rememorações buscam a montagem de um cenário fidedigno e plural no que tange a educação de crianças e adultos enquanto pessoas com deficiência e com isso trazer para o diálogo pedagógico a revisão das práticas, abordagens bem como dos conceitos de êxito e fracasso presentes no chão das escolas. Para isso buscamos referência histórica no tocante à legislação, organizações, conquistas e lutas em prol de uma educação inclusiva. A metodologia de natureza descritiva, contou com a rememoração de situações vivenciadas capazes de ilustrar os desafios e avanços quotidianos dentro de duas escolas durante as imersões em educação fundamental e em EJA CIEJA, em Itaquera e E.P.G. Elis Regina, em Guarulhos, realizadas em 2022. Os relatos de experiência pretendem trazer a realidade escolar para o debate sobre a inclusão real e relevante para o processo de composição de alunos, pais e professores, respeitando suas vontades, aspirações, e os processos inerentes à mentes e corpos em constante transformação e potencialidades.This Course Completion Work (TCC) aims to analyze the four pedagogic immersion modalities made with the Federal University of São Paulo (UNIFESP) with a focus on special education, from the perspective of inclusive education. The remembrances seek to set up a reliable and plural scenario regarding the education of children and adults as people with disabilities and thus bring to the pedagogical dialogue the review of practices, approaches, as well as the concepts of success and failure present inside the schools. For this, we seek historical reference regarding the law, non- governmental organizations, achievements and struggles for inclusive education.The methodology chosen is of a descriptive nature, relied on the recollection of experienced situations capable of illustrating the challenges and daily advances within two schools during the immersions in fundamental education and in EJA CIEJA, in Itaquera and E.P.G. Elis Regina, in Guarulhos, carried out in 2022. The experience reports intend to bring the school reality to the debate about the real and relevant inclusion for the composition process of students, parents and teachers, respecting their wills, aspirations, and the inherent processes to minds and bodies in constant transformation and potentialities.Universidade Federal de São PauloFreitas, Marcos Cezar de [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/6855478178963979Borges, Larissa Francisco [UNIFESP]2023-07-11T15:23:37Z2023-07-11T15:23:37Z2023-07-07info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion66 f.application/pdfBORGES, L.F. Educação especial sob a perspectiva inclusiva: Aprendizados e desdobramentos nas residências pedagógicas.. Trabalho de Conclusão de Curso, Pedagogia, EFLCH, Universidade Federal de São Paulo, 2023, 66 p., orientador Prof. Dr. Marcos Cezar de Freitashttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/68538porUniversidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCHinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-13T00:28:56Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/68538Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-13T00:28:56Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO ESPECIAL SOB A PERSPECTIVA INCLUSIVA: APRENDIZADOS E DESDOBRAMENTOS NAS RESIDÊNCIAS PEDAGÓGICAS Special education under the inclusive perspective: Learnings and outspreads inside the pedagogic residence program |
title |
EDUCAÇÃO ESPECIAL SOB A PERSPECTIVA INCLUSIVA: APRENDIZADOS E DESDOBRAMENTOS NAS RESIDÊNCIAS PEDAGÓGICAS |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO ESPECIAL SOB A PERSPECTIVA INCLUSIVA: APRENDIZADOS E DESDOBRAMENTOS NAS RESIDÊNCIAS PEDAGÓGICAS Borges, Larissa Francisco [UNIFESP] Residência pedagógica Educação especial Educação inclusiva Memorial |
title_short |
EDUCAÇÃO ESPECIAL SOB A PERSPECTIVA INCLUSIVA: APRENDIZADOS E DESDOBRAMENTOS NAS RESIDÊNCIAS PEDAGÓGICAS |
title_full |
EDUCAÇÃO ESPECIAL SOB A PERSPECTIVA INCLUSIVA: APRENDIZADOS E DESDOBRAMENTOS NAS RESIDÊNCIAS PEDAGÓGICAS |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO ESPECIAL SOB A PERSPECTIVA INCLUSIVA: APRENDIZADOS E DESDOBRAMENTOS NAS RESIDÊNCIAS PEDAGÓGICAS |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO ESPECIAL SOB A PERSPECTIVA INCLUSIVA: APRENDIZADOS E DESDOBRAMENTOS NAS RESIDÊNCIAS PEDAGÓGICAS |
title_sort |
EDUCAÇÃO ESPECIAL SOB A PERSPECTIVA INCLUSIVA: APRENDIZADOS E DESDOBRAMENTOS NAS RESIDÊNCIAS PEDAGÓGICAS |
author |
Borges, Larissa Francisco [UNIFESP] |
author_facet |
Borges, Larissa Francisco [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Freitas, Marcos Cezar de [UNIFESP] http://lattes.cnpq.br/6855478178963979 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges, Larissa Francisco [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Residência pedagógica Educação especial Educação inclusiva Memorial |
topic |
Residência pedagógica Educação especial Educação inclusiva Memorial |
description |
Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo analisar as quatro modalidades de imersão pedagógica praticadas pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) com foco na educação especial, sob a perspectiva de educação inclusiva. As rememorações buscam a montagem de um cenário fidedigno e plural no que tange a educação de crianças e adultos enquanto pessoas com deficiência e com isso trazer para o diálogo pedagógico a revisão das práticas, abordagens bem como dos conceitos de êxito e fracasso presentes no chão das escolas. Para isso buscamos referência histórica no tocante à legislação, organizações, conquistas e lutas em prol de uma educação inclusiva. A metodologia de natureza descritiva, contou com a rememoração de situações vivenciadas capazes de ilustrar os desafios e avanços quotidianos dentro de duas escolas durante as imersões em educação fundamental e em EJA CIEJA, em Itaquera e E.P.G. Elis Regina, em Guarulhos, realizadas em 2022. Os relatos de experiência pretendem trazer a realidade escolar para o debate sobre a inclusão real e relevante para o processo de composição de alunos, pais e professores, respeitando suas vontades, aspirações, e os processos inerentes à mentes e corpos em constante transformação e potencialidades. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-11T15:23:37Z 2023-07-11T15:23:37Z 2023-07-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BORGES, L.F. Educação especial sob a perspectiva inclusiva: Aprendizados e desdobramentos nas residências pedagógicas.. Trabalho de Conclusão de Curso, Pedagogia, EFLCH, Universidade Federal de São Paulo, 2023, 66 p., orientador Prof. Dr. Marcos Cezar de Freitas https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/68538 |
identifier_str_mv |
BORGES, L.F. Educação especial sob a perspectiva inclusiva: Aprendizados e desdobramentos nas residências pedagógicas.. Trabalho de Conclusão de Curso, Pedagogia, EFLCH, Universidade Federal de São Paulo, 2023, 66 p., orientador Prof. Dr. Marcos Cezar de Freitas |
url |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/68538 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
66 f. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCH |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.csp@unifesp.br |
_version_ |
1814268305529110528 |