Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Cláudia José Gouveia
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/3950
Resumo: O Relatório Final de Estágio é parte integrante e conclusiva do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Madeira. Este relatório espelha todas as práticas pedagógicas desenvolvidas sobre o processo de ensino-aprendizagem de uma turma do 8º ano de escolaridade, dos 2.º e 3.º Ciclos da Escola Dr. Eduardo Brazão de Castro relativo ao ano 2020/2021. O documento visa apresentar e refletir sobre os procedimentos adotados para os três alicerces que considero fundamentais no processo de ensino-aprendizagem: (1) Planeamento; (2) Realização e (3) Controlo e Avaliação. Abordarei os pressupostos e as conclusões retiradas desta experiência, apresentando os problemas e as dificuldades sentidas que motivaram a procura de soluções, e ainda, as aprendizagens alcançadas. Deste modo, destaco os 4 capítulos refletidos neste relatório e que se complementam de forma dialógica: (i) Prática Letiva; (ii) Atividade de Intervenção no Meio; (iii) Atividades de Intervenção na Comunidade Escolar e (iv) Ações de Natureza Científico Pedagógica. O perfil do professor deve orientar-se para uma pessoa competente, que reflete e pensa sobre o que ensina e opera sobre os alunos, reajustando o ensino às suas necessidades. O estágio pedagógico promove a aquisição de um conjunto de conhecimentos profissionais e pessoais, de atitudes práticas que impulsionam para a identificação e resolução de problemas pedagógicos. Estas práticas servirão de base para a integração do docente de Educação Física no mercado de trabalho, capaz de desenvolver um processo de ensino-aprendizagem adaptado às problemáticas do contexto. Por fim, todo este trabalho procura refletir um processo de estágio e uma oportunidade de crescimento num ano abalizado pela pandemia da COVID-19. Esta experiência enquanto docente contribuiu para uma maior capacidade na gestão de processos pedagógicos, sobretudo no controlo de fatores essenciais à tomada de decisão.
id RCAP_5c3a9e294032fe1d8116582bea4b9287
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/3950
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de CastroEducação físicaEscolaAlunosEstágio pedagógicoProcesso ensino-aprendizagemPhysical educationSchoolStudentsPedagogical internshipTeachingLearning processEnsino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO Relatório Final de Estágio é parte integrante e conclusiva do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Madeira. Este relatório espelha todas as práticas pedagógicas desenvolvidas sobre o processo de ensino-aprendizagem de uma turma do 8º ano de escolaridade, dos 2.º e 3.º Ciclos da Escola Dr. Eduardo Brazão de Castro relativo ao ano 2020/2021. O documento visa apresentar e refletir sobre os procedimentos adotados para os três alicerces que considero fundamentais no processo de ensino-aprendizagem: (1) Planeamento; (2) Realização e (3) Controlo e Avaliação. Abordarei os pressupostos e as conclusões retiradas desta experiência, apresentando os problemas e as dificuldades sentidas que motivaram a procura de soluções, e ainda, as aprendizagens alcançadas. Deste modo, destaco os 4 capítulos refletidos neste relatório e que se complementam de forma dialógica: (i) Prática Letiva; (ii) Atividade de Intervenção no Meio; (iii) Atividades de Intervenção na Comunidade Escolar e (iv) Ações de Natureza Científico Pedagógica. O perfil do professor deve orientar-se para uma pessoa competente, que reflete e pensa sobre o que ensina e opera sobre os alunos, reajustando o ensino às suas necessidades. O estágio pedagógico promove a aquisição de um conjunto de conhecimentos profissionais e pessoais, de atitudes práticas que impulsionam para a identificação e resolução de problemas pedagógicos. Estas práticas servirão de base para a integração do docente de Educação Física no mercado de trabalho, capaz de desenvolver um processo de ensino-aprendizagem adaptado às problemáticas do contexto. Por fim, todo este trabalho procura refletir um processo de estágio e uma oportunidade de crescimento num ano abalizado pela pandemia da COVID-19. Esta experiência enquanto docente contribuiu para uma maior capacidade na gestão de processos pedagógicos, sobretudo no controlo de fatores essenciais à tomada de decisão.The Final Internship Report is an integral and conclusive part of the Master's degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Teaching at the University of Madeira. This report reflects all the pedagogical practices developed on the teaching learning process of a class of the 8th year of schooling, 2nd and 3rd cycles, Dr. Eduardo Brazão de Castro School, in the year 2021/2021. The document aims to present and reflect the procedures adopted for the three foundations that are considered by me fundamental in the teaching-learning process: (1) Planning; (2) Carrying out and (3) Monitoring and Evaluation. I will address the assumptions and conclusions drawn from this experience, presenting the problems and difficulties felt that motivated the search for solutions, as well as the learning achieved. In this way, I would like to note the 4 chapters reflected in this report and which complement each other in a dialogical way: (i) Teaching Practice; (ii) Intervention Activity in the Environment; (iii) Intervention Activities in the School Community and (iv) Actions of a Pedagogical Scientific Nature. The teacher's profile should be directed to a competent person, who reflects and thinks about what he teaches and operates on students, readjusting teaching to their needs. The pedagogical stage promotes the acquisition of a set of professional and personal knowledge, of practical attitudes that drive the identification and resolution of pedagogical problems. These practices will serve as a basis for the integration of a Physical Education teacher in the labor market, capable of developing a teaching-learning process adapted to the context problems. Finally, all this work seeks to reflect an internship process and a growth oppurtunity in a year marked by the COVID-19 pandemic. This experience as a teacher contributed to a greater capacity in the management of pedagogical processes, especially in the control of factors essential to decision making.Gouveia, Élvio Rúbio QuintalDigitUMaFreitas, Cláudia José Gouveia2022-01-05T14:24:59Z2021-12-14T00:00:00Z2021-12-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/3950202838897porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:57:04Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/3950Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:07:31.461321Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro
title Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro
Freitas, Cláudia José Gouveia
Educação física
Escola
Alunos
Estágio pedagógico
Processo ensino-aprendizagem
Physical education
School
Students
Pedagogical internship
Teaching
Learning process
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro
title_full Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro
title_sort Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro
author Freitas, Cláudia José Gouveia
author_facet Freitas, Cláudia José Gouveia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gouveia, Élvio Rúbio Quintal
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Cláudia José Gouveia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Escola
Alunos
Estágio pedagógico
Processo ensino-aprendizagem
Physical education
School
Students
Pedagogical internship
Teaching
Learning process
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação física
Escola
Alunos
Estágio pedagógico
Processo ensino-aprendizagem
Physical education
School
Students
Pedagogical internship
Teaching
Learning process
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O Relatório Final de Estágio é parte integrante e conclusiva do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Madeira. Este relatório espelha todas as práticas pedagógicas desenvolvidas sobre o processo de ensino-aprendizagem de uma turma do 8º ano de escolaridade, dos 2.º e 3.º Ciclos da Escola Dr. Eduardo Brazão de Castro relativo ao ano 2020/2021. O documento visa apresentar e refletir sobre os procedimentos adotados para os três alicerces que considero fundamentais no processo de ensino-aprendizagem: (1) Planeamento; (2) Realização e (3) Controlo e Avaliação. Abordarei os pressupostos e as conclusões retiradas desta experiência, apresentando os problemas e as dificuldades sentidas que motivaram a procura de soluções, e ainda, as aprendizagens alcançadas. Deste modo, destaco os 4 capítulos refletidos neste relatório e que se complementam de forma dialógica: (i) Prática Letiva; (ii) Atividade de Intervenção no Meio; (iii) Atividades de Intervenção na Comunidade Escolar e (iv) Ações de Natureza Científico Pedagógica. O perfil do professor deve orientar-se para uma pessoa competente, que reflete e pensa sobre o que ensina e opera sobre os alunos, reajustando o ensino às suas necessidades. O estágio pedagógico promove a aquisição de um conjunto de conhecimentos profissionais e pessoais, de atitudes práticas que impulsionam para a identificação e resolução de problemas pedagógicos. Estas práticas servirão de base para a integração do docente de Educação Física no mercado de trabalho, capaz de desenvolver um processo de ensino-aprendizagem adaptado às problemáticas do contexto. Por fim, todo este trabalho procura refletir um processo de estágio e uma oportunidade de crescimento num ano abalizado pela pandemia da COVID-19. Esta experiência enquanto docente contribuiu para uma maior capacidade na gestão de processos pedagógicos, sobretudo no controlo de fatores essenciais à tomada de decisão.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-14T00:00:00Z
2021-12-14T00:00:00Z
2022-01-05T14:24:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/3950
202838897
url http://hdl.handle.net/10400.13/3950
identifier_str_mv 202838897
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129943782719488