Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pestana, Zeca Ribeiro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/3329
Resumo: O presente relatório surge no âmbito do processo de Estágio Pedagógico do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, realizado no ano letivo de 2019/2020, na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro. Este documento visa descrever, fundamentar e refletir criticamente todas as opções didático-pedagógicas desenvolvidas nas 4 macro atividades definidas pelas linhas programáticas do Estágio Pedagógico. A prática letiva ocorreu numa turma de 3.º Ciclo, nomeadamente o 7.º ano, onde os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar uma diversidade de matérias de ensino propostas pelo Programa Nacional de Educação Física. Ao longo do processo de ensino aprendizagem procurámos colocar o aluno no centro do processo pedagógico a partir da aplicação de diferentes modelos de ensino, entre os quais, o Modelo de Competência, para proporcionar ambientes de aprendizagem diferenciados e colaborativos em que o aluno é agente construtor dos seus próprios conhecimentos. As atividades de intervenção na comunidade escolar consistiram numa participação colaborativa com o grupo disciplinar de Educação Física da Escola, para a dinamização e operacionalização de uma multiplicidade de atividades desportivas. As atividades de integração no meio foram subdivididas em duas. A caraterização da turma abrangeu à recolha e apresentação de informações sobre o aluno ao conselho de turma. Por outro lado, a atividade de extensão curricular foi integrada na fase final do modelo de competência (i.e., evento culminante) nos jogos desportivos coletivos de invasão, cujo o objetivo foi reunir os elementos da Comunidade Educativa para apresentar o trabalho desenvolvido pelos alunos da unidade de ensino. Por fim, as atividades de natureza científico-pedagógica basearam-se numa investigação desenvolvida nas aulas de Educação Física, com o intuito de estudar estratégias pedagógicas alternativas no ensino dos Jogos Desportivos Coletivos de Invasão, no contexto escolar.
id RCAP_742d64f8f4294ac97d40090ae3644a28
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/3329
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de CastroEstágio pedagógicoEducação físicaEscolaAlunoProcesso de ensino-aprendizagemPedagogical internshipPhysical educationSchoolStudentTeaching learning processEnsino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório surge no âmbito do processo de Estágio Pedagógico do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, realizado no ano letivo de 2019/2020, na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro. Este documento visa descrever, fundamentar e refletir criticamente todas as opções didático-pedagógicas desenvolvidas nas 4 macro atividades definidas pelas linhas programáticas do Estágio Pedagógico. A prática letiva ocorreu numa turma de 3.º Ciclo, nomeadamente o 7.º ano, onde os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar uma diversidade de matérias de ensino propostas pelo Programa Nacional de Educação Física. Ao longo do processo de ensino aprendizagem procurámos colocar o aluno no centro do processo pedagógico a partir da aplicação de diferentes modelos de ensino, entre os quais, o Modelo de Competência, para proporcionar ambientes de aprendizagem diferenciados e colaborativos em que o aluno é agente construtor dos seus próprios conhecimentos. As atividades de intervenção na comunidade escolar consistiram numa participação colaborativa com o grupo disciplinar de Educação Física da Escola, para a dinamização e operacionalização de uma multiplicidade de atividades desportivas. As atividades de integração no meio foram subdivididas em duas. A caraterização da turma abrangeu à recolha e apresentação de informações sobre o aluno ao conselho de turma. Por outro lado, a atividade de extensão curricular foi integrada na fase final do modelo de competência (i.e., evento culminante) nos jogos desportivos coletivos de invasão, cujo o objetivo foi reunir os elementos da Comunidade Educativa para apresentar o trabalho desenvolvido pelos alunos da unidade de ensino. Por fim, as atividades de natureza científico-pedagógica basearam-se numa investigação desenvolvida nas aulas de Educação Física, com o intuito de estudar estratégias pedagógicas alternativas no ensino dos Jogos Desportivos Coletivos de Invasão, no contexto escolar.This report appears in the context of the Pedagogical Internship in Master's Degree on Teaching Physical Education in Basic and Secondary Education, held in the academic year 2019/2020, at the Dr. Eduardo Brazão de Castro Basic School of 2nd and 3rd Cycles. This document aims to describe, substantiate and critically reflection on all the didactic pedagogical options developed in the 4 macro activities defined by the Pedagogical Internship programmatic lines. The teaching practice occurred in a 3rd Cycle class, namely the 7th year, where students had the opportunity to experience a variety of teaching subjects proposed by the National Physical Education Program. Throughout of this teaching-learning process we tried to put the student in center of the pedagogical process from the application in different teaching models, among which, the competence model, to provide differentiated and collaborative learning environments in which the student is an agent who builds own knowledge. The intervention activities in the school community consisted in a collaborative participation with the disciplinary group of Physical Education School to dynamize and operationalization of sports activities. Integration activities in this environment were divided into two. First, characterization of the class included the collection and presentation of information about the student to the class council. On other hand, the curricular extension activity was integrated in the final phase of the competence model in collective invasion games, whose objective was to bring together the elements of the Educational Community to introduce the work developed by students during the teaching-learning process. Finally, this activities scientific and pedagogical nature were based on investigation developed by Physical Education classes with the aim of studying an alternative pedagogical strategy for teaching of Invasion Collective Sports Games in the school context.Gouveia, Élvio Rúbio QuintalDigitUMaPestana, Zeca Ribeiro2021-04-28T09:13:39Z2021-03-23T00:00:00Z2021-03-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/3329202695514porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:56:16Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/3329Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:06:22.663385Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro
title Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro
Pestana, Zeca Ribeiro
Estágio pedagógico
Educação física
Escola
Aluno
Processo de ensino-aprendizagem
Pedagogical internship
Physical education
School
Student
Teaching learning process
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro
title_full Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro
title_sort Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro
author Pestana, Zeca Ribeiro
author_facet Pestana, Zeca Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gouveia, Élvio Rúbio Quintal
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pestana, Zeca Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio pedagógico
Educação física
Escola
Aluno
Processo de ensino-aprendizagem
Pedagogical internship
Physical education
School
Student
Teaching learning process
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Estágio pedagógico
Educação física
Escola
Aluno
Processo de ensino-aprendizagem
Pedagogical internship
Physical education
School
Student
Teaching learning process
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório surge no âmbito do processo de Estágio Pedagógico do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, realizado no ano letivo de 2019/2020, na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro. Este documento visa descrever, fundamentar e refletir criticamente todas as opções didático-pedagógicas desenvolvidas nas 4 macro atividades definidas pelas linhas programáticas do Estágio Pedagógico. A prática letiva ocorreu numa turma de 3.º Ciclo, nomeadamente o 7.º ano, onde os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar uma diversidade de matérias de ensino propostas pelo Programa Nacional de Educação Física. Ao longo do processo de ensino aprendizagem procurámos colocar o aluno no centro do processo pedagógico a partir da aplicação de diferentes modelos de ensino, entre os quais, o Modelo de Competência, para proporcionar ambientes de aprendizagem diferenciados e colaborativos em que o aluno é agente construtor dos seus próprios conhecimentos. As atividades de intervenção na comunidade escolar consistiram numa participação colaborativa com o grupo disciplinar de Educação Física da Escola, para a dinamização e operacionalização de uma multiplicidade de atividades desportivas. As atividades de integração no meio foram subdivididas em duas. A caraterização da turma abrangeu à recolha e apresentação de informações sobre o aluno ao conselho de turma. Por outro lado, a atividade de extensão curricular foi integrada na fase final do modelo de competência (i.e., evento culminante) nos jogos desportivos coletivos de invasão, cujo o objetivo foi reunir os elementos da Comunidade Educativa para apresentar o trabalho desenvolvido pelos alunos da unidade de ensino. Por fim, as atividades de natureza científico-pedagógica basearam-se numa investigação desenvolvida nas aulas de Educação Física, com o intuito de estudar estratégias pedagógicas alternativas no ensino dos Jogos Desportivos Coletivos de Invasão, no contexto escolar.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-28T09:13:39Z
2021-03-23T00:00:00Z
2021-03-23T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/3329
202695514
url http://hdl.handle.net/10400.13/3329
identifier_str_mv 202695514
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129934490238976