Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caldeira, Romualdo Aires Gonçalves
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/2707
Resumo: O presente relatório surge no seguimento do Estágio Pedagógico realizado no ano letivo 2018/2019 na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro. Este documento procura apresentar, fundamentar e refletir as decisões tomadas nas quatro macro atividades do Estágio Pedagógico, definidas pelas linhas programáticas de atividades e avaliação do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Madeira. A prática letiva ocorreu numa turma de 3.º Ciclo. No ensino das atividades físicas e desportivas previstas pelo Programa Nacional de Educação Física, uma das nossas preocupações foi colocar o aluno no centro do processo pedagógico. Com efeito, ao longo do processo de ensino-aprendizagem, procurámos intervir a partir de metodologias e estratégias de ensino em concordância com este quadro conceptual. A prática letiva contemplou ainda a observação e análise de outras intervenções pedagógicas. As atividades de intervenção na comunidade escolar consistiram na colaboração com o grupo disciplinar de Educação Física da Escola e na dinamização de uma atividade de canoagem e stand-up paddle. As atividades de integração no meio foram duas. A caracterização da turma permitiu disponibilizar informações sobre os alunos ao conselho de turma. A atividade de extensão curricular resultou do modelo de competência dos jogos desportivos coletivos de invasão (MCJDCI), procurando reunir alunos, pais e docentes em volta do trabalho desenvolvido pelas turmas intervencionadas durante o 1.º período do ano letivo e da reflexão sobre hábitos de vida saudáveis, entre os quais, a atividade física. As atividades de natureza científico-pedagógica, centraram-se na investigação sobre estratégias pedagógicas para o ensino dos JDC-I na aula de Educação Física, enfatizando-se o potencial educativo do MCJDCI. O Estágio Pedagógico, foi uma etapa de transformação pessoal e profissional, traduzindo-se no amadurecimento e desenvolvimento de competências específicas para intervenções pedagógicas futuras, sustentadas e autónomas.
id RCAP_7057addbb5f581a8e03d516ae55ccf93
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/2707
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de CastroEstágio pedagógicoEducação físicaEscolaEnsino-aprendizagemPrática docenteAlunosPedagogical internshipPhysical educationTeaching-learningSchoolTeaching practiceStudentsEnsino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório surge no seguimento do Estágio Pedagógico realizado no ano letivo 2018/2019 na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro. Este documento procura apresentar, fundamentar e refletir as decisões tomadas nas quatro macro atividades do Estágio Pedagógico, definidas pelas linhas programáticas de atividades e avaliação do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Madeira. A prática letiva ocorreu numa turma de 3.º Ciclo. No ensino das atividades físicas e desportivas previstas pelo Programa Nacional de Educação Física, uma das nossas preocupações foi colocar o aluno no centro do processo pedagógico. Com efeito, ao longo do processo de ensino-aprendizagem, procurámos intervir a partir de metodologias e estratégias de ensino em concordância com este quadro conceptual. A prática letiva contemplou ainda a observação e análise de outras intervenções pedagógicas. As atividades de intervenção na comunidade escolar consistiram na colaboração com o grupo disciplinar de Educação Física da Escola e na dinamização de uma atividade de canoagem e stand-up paddle. As atividades de integração no meio foram duas. A caracterização da turma permitiu disponibilizar informações sobre os alunos ao conselho de turma. A atividade de extensão curricular resultou do modelo de competência dos jogos desportivos coletivos de invasão (MCJDCI), procurando reunir alunos, pais e docentes em volta do trabalho desenvolvido pelas turmas intervencionadas durante o 1.º período do ano letivo e da reflexão sobre hábitos de vida saudáveis, entre os quais, a atividade física. As atividades de natureza científico-pedagógica, centraram-se na investigação sobre estratégias pedagógicas para o ensino dos JDC-I na aula de Educação Física, enfatizando-se o potencial educativo do MCJDCI. O Estágio Pedagógico, foi uma etapa de transformação pessoal e profissional, traduzindo-se no amadurecimento e desenvolvimento de competências específicas para intervenções pedagógicas futuras, sustentadas e autónomas.This report follows the Pedagogical Internship held in the school year 2018/2019 in the 2nd and 3rd Cycles School Dr. Eduardo Brazão de Castro. This document aims to present, substantiate and reflect the decisions made in the four major activities of the Pedagogical Internship, defined by the programmatic lines of activities and evaluation of the Physical Education Teaching Master Degree of the University of Madeira. The teaching practice occurred in a 3rd cycle class. In the physical and sports activities teaching provide by the Physical Education National Program, one of our concerns was to put the student at the center of the pedagogical process. Indeed, throughout the teaching-learning process, we tried to intervene from teaching methodologies and strategies, in concordance with this conceptual framework. The teaching practice also contemplated the observation and analysis of other pedagogical interventions. The intervention activities in the school community consisted on the collaboration with the school’s Physical Education disciplinary group, as well as, the promotion of a canoeing and stand-up paddle activity. There was, also two integration in the environment activities. The class characterization made it possible to provide information about students to the class council. The activity of curricular extension resulted of the invasion games competence model (MCJDCI) and sought to gather students, parents and teachers around the work done by the intervention classes, during the 1st period of the school year and to reflect on healthy lifestyle habits, including physical activity. The scientific-pedagogical nature activities focused on the investigation on pedagogical strategies for the teaching of invasion games in the Physical Education class, emphasizing the educational potential of the MCJDCI. The Pedagogical Internship was a stage of personal and professional transformation, resulting in the maturation and development of specific skills for future, sustained and autonomous pedagogical interventions.Gouveia, Élvio Rúbio QuintalDigitUMaCaldeira, Romualdo Aires Gonçalves2020-01-29T11:26:19Z2019-12-17T00:00:00Z2019-12-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/2707202375030porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:55:33Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/2707Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:05:29.525769Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro
title Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro
Caldeira, Romualdo Aires Gonçalves
Estágio pedagógico
Educação física
Escola
Ensino-aprendizagem
Prática docente
Alunos
Pedagogical internship
Physical education
Teaching-learning
School
Teaching practice
Students
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro
title_full Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro
title_sort Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro
author Caldeira, Romualdo Aires Gonçalves
author_facet Caldeira, Romualdo Aires Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gouveia, Élvio Rúbio Quintal
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Caldeira, Romualdo Aires Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio pedagógico
Educação física
Escola
Ensino-aprendizagem
Prática docente
Alunos
Pedagogical internship
Physical education
Teaching-learning
School
Teaching practice
Students
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Estágio pedagógico
Educação física
Escola
Ensino-aprendizagem
Prática docente
Alunos
Pedagogical internship
Physical education
Teaching-learning
School
Teaching practice
Students
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório surge no seguimento do Estágio Pedagógico realizado no ano letivo 2018/2019 na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro. Este documento procura apresentar, fundamentar e refletir as decisões tomadas nas quatro macro atividades do Estágio Pedagógico, definidas pelas linhas programáticas de atividades e avaliação do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Madeira. A prática letiva ocorreu numa turma de 3.º Ciclo. No ensino das atividades físicas e desportivas previstas pelo Programa Nacional de Educação Física, uma das nossas preocupações foi colocar o aluno no centro do processo pedagógico. Com efeito, ao longo do processo de ensino-aprendizagem, procurámos intervir a partir de metodologias e estratégias de ensino em concordância com este quadro conceptual. A prática letiva contemplou ainda a observação e análise de outras intervenções pedagógicas. As atividades de intervenção na comunidade escolar consistiram na colaboração com o grupo disciplinar de Educação Física da Escola e na dinamização de uma atividade de canoagem e stand-up paddle. As atividades de integração no meio foram duas. A caracterização da turma permitiu disponibilizar informações sobre os alunos ao conselho de turma. A atividade de extensão curricular resultou do modelo de competência dos jogos desportivos coletivos de invasão (MCJDCI), procurando reunir alunos, pais e docentes em volta do trabalho desenvolvido pelas turmas intervencionadas durante o 1.º período do ano letivo e da reflexão sobre hábitos de vida saudáveis, entre os quais, a atividade física. As atividades de natureza científico-pedagógica, centraram-se na investigação sobre estratégias pedagógicas para o ensino dos JDC-I na aula de Educação Física, enfatizando-se o potencial educativo do MCJDCI. O Estágio Pedagógico, foi uma etapa de transformação pessoal e profissional, traduzindo-se no amadurecimento e desenvolvimento de competências específicas para intervenções pedagógicas futuras, sustentadas e autónomas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-17T00:00:00Z
2019-12-17T00:00:00Z
2020-01-29T11:26:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/2707
202375030
url http://hdl.handle.net/10400.13/2707
identifier_str_mv 202375030
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129926370066432