Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Infanta Dona Maria junto da turma do 7ºA, no ano letivo 2019/2020. Estudo comparativo da perceção da intervenção pedagógica de professores de Educação Física em diferentes momentos da carreira docente e dos respetivos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Alexandra Sofia Carramanho dos Santos de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/96656
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
id RCAP_5c529152950f494ffaae8d09a1be88e9
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/96656
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Infanta Dona Maria junto da turma do 7ºA, no ano letivo 2019/2020. Estudo comparativo da perceção da intervenção pedagógica de professores de Educação Física em diferentes momentos da carreira docente e dos respetivos alunosTeacher Traning report developed at Secondary School Infanta Dona Maria with the class of 7th grade, in the school year 2019/2020. Comparative study of the perception of the pedagogical intervention of physical education teachers in different moments of the teaching career and their studentsEducação FísicaEstágio PedagógicoIntervenção PedagógicaPerceçãoCiclo de Vida de Carreira DocentePhysical EducationTeacher TraningPedagogic InterventionPerceptionTeaching Career CycleRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaO presente Relatório de Estágio Pedagógico retrata a trajetória do Estágio Pedagógico que projetava a integração do professor estagiário no contexto profissional real, visando a passagem da teoria adquirida ao longo de toda a formação, através de uma prática docente supervisionada. Sendo considerado o Estágio Pedagógico como o ciclo final do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, esta fase representa o assimilar de novas competências e capacidades fundamentais para o futuro na profissão docente na área de Educação Física. O Estágio Pedagógico foi realizado junto da turma do 7ºA da Escola Secundária Infanta Dona Maria, durante o ano letivo 2019/2020. Desta forma, o presente documento reflete todas as tarefas desenvolvidas ao longo deste ano letivo, tendo o cuidado de fundamentar as decisões que foram tomadas, que objetivavam a aprendizagem de todos os intervenientes do processo ensino-aprendizagem (alunos e professores estagiários), através da realização de uma análise crítica e reflexiva sustentada em bibliografia. Deste modo, este documento está estruturado em três capítulos essenciais: contextualização da prática desenvolvida, análise reflexiva sobre a prática pedagógica e aprofundamento do tema-problema. O capítulo I contempla as expectativas iniciais e a caracterização do contexto, em que foi realizado o Estágio Pedagógico. O capítulo II divide-se em quatro áreas, contempladas no guia de estágio: área 1 (atividades de ensino-aprendizagem), área 2 (atividades de organização e gestão escolar), área 3 (projetos e parcerias educativas) e área 4 (atitude ético-profissional). Por último, o capítulo III apresenta o estudo de investigação, desenvolvido ao longo do ano letivo, que visa comparar a intervenção pedagógica de professores de Educação Física, em diferentes momentos da carreira docente, e dos respetivos alunos.This report depicts the teacher training trajectory which aims to instate the trainee teacher in a real work environment in a supervised fashion. The internship is considered as the final step of Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. It represents the adoption of cornerstone new skills and capabilities to future teaching if physical education.The teacher training took place in Escola Secundária Infanta Dona Maria, during 2019/2020 school year, with 7ºA class. The following document shows all the tasks that took place during this school year. A critical and speculative analysis supported by the literature is made in order to reinforce the decisions made to thicken the knowledge of all the bibliography.It is structured in three pivotal chapters: developed practice contextualization; reflexive analysis about pedagogical practice and deepening of the subject. Chapter I encompasses the initial expectations and context characterization. Chapter II is divided in 4 fields as shown in internship guide: field 1 (Teaching-Learning activities), field 2 (scholar management and organization activities), field 3 (educational partnerships and projects) and field 4 (Professional ethics). Chapter III consists in investigation study, developed throughout the school year comparing physical education teachers pedagogic interventions according to their respective career moments and their students.2020-07-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/96656http://hdl.handle.net/10316/96656TID:202808319porCarvalho, Alexandra Sofia Carramanho dos Santos deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T05:16:37Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/96656Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:14:52.033171Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Infanta Dona Maria junto da turma do 7ºA, no ano letivo 2019/2020. Estudo comparativo da perceção da intervenção pedagógica de professores de Educação Física em diferentes momentos da carreira docente e dos respetivos alunos
Teacher Traning report developed at Secondary School Infanta Dona Maria with the class of 7th grade, in the school year 2019/2020. Comparative study of the perception of the pedagogical intervention of physical education teachers in different moments of the teaching career and their students
title Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Infanta Dona Maria junto da turma do 7ºA, no ano letivo 2019/2020. Estudo comparativo da perceção da intervenção pedagógica de professores de Educação Física em diferentes momentos da carreira docente e dos respetivos alunos
spellingShingle Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Infanta Dona Maria junto da turma do 7ºA, no ano letivo 2019/2020. Estudo comparativo da perceção da intervenção pedagógica de professores de Educação Física em diferentes momentos da carreira docente e dos respetivos alunos
Carvalho, Alexandra Sofia Carramanho dos Santos de
Educação Física
Estágio Pedagógico
Intervenção Pedagógica
Perceção
Ciclo de Vida de Carreira Docente
Physical Education
Teacher Traning
Pedagogic Intervention
Perception
Teaching Career Cycle
title_short Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Infanta Dona Maria junto da turma do 7ºA, no ano letivo 2019/2020. Estudo comparativo da perceção da intervenção pedagógica de professores de Educação Física em diferentes momentos da carreira docente e dos respetivos alunos
title_full Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Infanta Dona Maria junto da turma do 7ºA, no ano letivo 2019/2020. Estudo comparativo da perceção da intervenção pedagógica de professores de Educação Física em diferentes momentos da carreira docente e dos respetivos alunos
title_fullStr Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Infanta Dona Maria junto da turma do 7ºA, no ano letivo 2019/2020. Estudo comparativo da perceção da intervenção pedagógica de professores de Educação Física em diferentes momentos da carreira docente e dos respetivos alunos
title_full_unstemmed Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Infanta Dona Maria junto da turma do 7ºA, no ano letivo 2019/2020. Estudo comparativo da perceção da intervenção pedagógica de professores de Educação Física em diferentes momentos da carreira docente e dos respetivos alunos
title_sort Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Infanta Dona Maria junto da turma do 7ºA, no ano letivo 2019/2020. Estudo comparativo da perceção da intervenção pedagógica de professores de Educação Física em diferentes momentos da carreira docente e dos respetivos alunos
author Carvalho, Alexandra Sofia Carramanho dos Santos de
author_facet Carvalho, Alexandra Sofia Carramanho dos Santos de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Alexandra Sofia Carramanho dos Santos de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Estágio Pedagógico
Intervenção Pedagógica
Perceção
Ciclo de Vida de Carreira Docente
Physical Education
Teacher Traning
Pedagogic Intervention
Perception
Teaching Career Cycle
topic Educação Física
Estágio Pedagógico
Intervenção Pedagógica
Perceção
Ciclo de Vida de Carreira Docente
Physical Education
Teacher Traning
Pedagogic Intervention
Perception
Teaching Career Cycle
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/96656
http://hdl.handle.net/10316/96656
TID:202808319
url http://hdl.handle.net/10316/96656
identifier_str_mv TID:202808319
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134046558617600