The impact of visualization on functional reasoning: the ability to generalize

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Ana
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Vale, Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3854
Resumo: Com este estudo pretende-se compreender de que forma alunos da forma??o inicial de professores, do ensino b?sico (alunos 3-12 anos de idade), resolvem problemas que envolvem a generaliza??o de padr?es em contextos visuais, identificando: as estrat?gias que usam; as dificuldades que apresentam; o papel da visualiza??o no seu racioc?nio; e os fatores que influenciam as suas generaliza??es. Considerando os objetivos do estudo, seguimos uma metodologia qualitativa. Os participantes foram 80 alunos da forma??o inicial de professores. Durante as aulas de uma disciplina de Did?tica da Matem?tica, estes alunos resolveram uma sequ?ncia de tarefas que envolviam a generaliza??o de padr?es em contextos figurativos. Os resultados mostraram que os alunos foram capazes de usar diferentes tipos de estrat?gias de generaliza??o, mas tamb?m que algumas dimens?es das tarefas (e.g. tipo de padr?o, a natureza das figuras) podem ter impacto no racioc?nio dos alunos, fazendo com que, em alguns casos, haja uma mudan?a nas estrat?gias utilizadas e a emerg?ncia de dificuldades de tipo diferente. ABSTRACT: With this study we try to understand how pre-service teachers, from basic education (for 3 to 12-year-old students), solve problems involving the generalization of patterns in visual contexts, identifying: the strategies they use; the difficulties they present; the role of visualization in their reasoning; and the factors that influence their generalizations. Considering the aims of this study, we followed a qualitative methodology. The participants were 80 pre-service teachers. During the classes of a Mathematics unit course, these students solved a sequence of tasks involving pattern generalization in figurative contexts. Our results showed that students were able to use different types of generalization strategies, but also that some dimensions of the tasks (e.g. type of pattern, nature of the figures) can have impact in students? reasoning, causing, in some cases, a shift on the strategies used and the emergence of difficulties of different kind.
id RCAP_5c660897c7919cad159dbd82da48a8ae
oai_identifier_str oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/3854
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling The impact of visualization on functional reasoning: the ability to generalizeRacioc?nio functionalPadr?esGeneraliza??oVisualiza??oAprendizagemFunctional reasoningPatternsGeneralizationVisualizationLearningCom este estudo pretende-se compreender de que forma alunos da forma??o inicial de professores, do ensino b?sico (alunos 3-12 anos de idade), resolvem problemas que envolvem a generaliza??o de padr?es em contextos visuais, identificando: as estrat?gias que usam; as dificuldades que apresentam; o papel da visualiza??o no seu racioc?nio; e os fatores que influenciam as suas generaliza??es. Considerando os objetivos do estudo, seguimos uma metodologia qualitativa. Os participantes foram 80 alunos da forma??o inicial de professores. Durante as aulas de uma disciplina de Did?tica da Matem?tica, estes alunos resolveram uma sequ?ncia de tarefas que envolviam a generaliza??o de padr?es em contextos figurativos. Os resultados mostraram que os alunos foram capazes de usar diferentes tipos de estrat?gias de generaliza??o, mas tamb?m que algumas dimens?es das tarefas (e.g. tipo de padr?o, a natureza das figuras) podem ter impacto no racioc?nio dos alunos, fazendo com que, em alguns casos, haja uma mudan?a nas estrat?gias utilizadas e a emerg?ncia de dificuldades de tipo diferente. ABSTRACT: With this study we try to understand how pre-service teachers, from basic education (for 3 to 12-year-old students), solve problems involving the generalization of patterns in visual contexts, identifying: the strategies they use; the difficulties they present; the role of visualization in their reasoning; and the factors that influence their generalizations. Considering the aims of this study, we followed a qualitative methodology. The participants were 80 pre-service teachers. During the classes of a Mathematics unit course, these students solved a sequence of tasks involving pattern generalization in figurative contexts. Our results showed that students were able to use different types of generalization strategies, but also that some dimensions of the tasks (e.g. type of pattern, nature of the figures) can have impact in students? reasoning, causing, in some cases, a shift on the strategies used and the emergence of difficulties of different kind.Sociedade Brasileira de Educa??o Matem?tica2024-01-18T15:12:55Z2014-01-01T00:00:00Z20142023-12-30T18:33:26Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/3854engBarbosa, AnaVale, Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-25T09:01:24Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/3854Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:57:03.461715Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv The impact of visualization on functional reasoning: the ability to generalize
title The impact of visualization on functional reasoning: the ability to generalize
spellingShingle The impact of visualization on functional reasoning: the ability to generalize
Barbosa, Ana
Racioc?nio functional
Padr?es
Generaliza??o
Visualiza??o
Aprendizagem
Functional reasoning
Patterns
Generalization
Visualization
Learning
title_short The impact of visualization on functional reasoning: the ability to generalize
title_full The impact of visualization on functional reasoning: the ability to generalize
title_fullStr The impact of visualization on functional reasoning: the ability to generalize
title_full_unstemmed The impact of visualization on functional reasoning: the ability to generalize
title_sort The impact of visualization on functional reasoning: the ability to generalize
author Barbosa, Ana
author_facet Barbosa, Ana
Vale, Isabel
author_role author
author2 Vale, Isabel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Ana
Vale, Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv Racioc?nio functional
Padr?es
Generaliza??o
Visualiza??o
Aprendizagem
Functional reasoning
Patterns
Generalization
Visualization
Learning
topic Racioc?nio functional
Padr?es
Generaliza??o
Visualiza??o
Aprendizagem
Functional reasoning
Patterns
Generalization
Visualization
Learning
description Com este estudo pretende-se compreender de que forma alunos da forma??o inicial de professores, do ensino b?sico (alunos 3-12 anos de idade), resolvem problemas que envolvem a generaliza??o de padr?es em contextos visuais, identificando: as estrat?gias que usam; as dificuldades que apresentam; o papel da visualiza??o no seu racioc?nio; e os fatores que influenciam as suas generaliza??es. Considerando os objetivos do estudo, seguimos uma metodologia qualitativa. Os participantes foram 80 alunos da forma??o inicial de professores. Durante as aulas de uma disciplina de Did?tica da Matem?tica, estes alunos resolveram uma sequ?ncia de tarefas que envolviam a generaliza??o de padr?es em contextos figurativos. Os resultados mostraram que os alunos foram capazes de usar diferentes tipos de estrat?gias de generaliza??o, mas tamb?m que algumas dimens?es das tarefas (e.g. tipo de padr?o, a natureza das figuras) podem ter impacto no racioc?nio dos alunos, fazendo com que, em alguns casos, haja uma mudan?a nas estrat?gias utilizadas e a emerg?ncia de dificuldades de tipo diferente. ABSTRACT: With this study we try to understand how pre-service teachers, from basic education (for 3 to 12-year-old students), solve problems involving the generalization of patterns in visual contexts, identifying: the strategies they use; the difficulties they present; the role of visualization in their reasoning; and the factors that influence their generalizations. Considering the aims of this study, we followed a qualitative methodology. The participants were 80 pre-service teachers. During the classes of a Mathematics unit course, these students solved a sequence of tasks involving pattern generalization in figurative contexts. Our results showed that students were able to use different types of generalization strategies, but also that some dimensions of the tasks (e.g. type of pattern, nature of the figures) can have impact in students? reasoning, causing, in some cases, a shift on the strategies used and the emergence of difficulties of different kind.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2023-12-30T18:33:26Z
2024-01-18T15:12:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11960/3854
url http://hdl.handle.net/20.500.11960/3854
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educa??o Matem?tica
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educa??o Matem?tica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137058234564608