The impact of visualization on functional reasoning: the ability to generalize
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/3854 |
Resumo: | Com este estudo pretende-se compreender de que forma alunos da forma??o inicial de professores, do ensino b?sico (alunos 3-12 anos de idade), resolvem problemas que envolvem a generaliza??o de padr?es em contextos visuais, identificando: as estrat?gias que usam; as dificuldades que apresentam; o papel da visualiza??o no seu racioc?nio; e os fatores que influenciam as suas generaliza??es. Considerando os objetivos do estudo, seguimos uma metodologia qualitativa. Os participantes foram 80 alunos da forma??o inicial de professores. Durante as aulas de uma disciplina de Did?tica da Matem?tica, estes alunos resolveram uma sequ?ncia de tarefas que envolviam a generaliza??o de padr?es em contextos figurativos. Os resultados mostraram que os alunos foram capazes de usar diferentes tipos de estrat?gias de generaliza??o, mas tamb?m que algumas dimens?es das tarefas (e.g. tipo de padr?o, a natureza das figuras) podem ter impacto no racioc?nio dos alunos, fazendo com que, em alguns casos, haja uma mudan?a nas estrat?gias utilizadas e a emerg?ncia de dificuldades de tipo diferente. ABSTRACT: With this study we try to understand how pre-service teachers, from basic education (for 3 to 12-year-old students), solve problems involving the generalization of patterns in visual contexts, identifying: the strategies they use; the difficulties they present; the role of visualization in their reasoning; and the factors that influence their generalizations. Considering the aims of this study, we followed a qualitative methodology. The participants were 80 pre-service teachers. During the classes of a Mathematics unit course, these students solved a sequence of tasks involving pattern generalization in figurative contexts. Our results showed that students were able to use different types of generalization strategies, but also that some dimensions of the tasks (e.g. type of pattern, nature of the figures) can have impact in students? reasoning, causing, in some cases, a shift on the strategies used and the emergence of difficulties of different kind. |
id |
RCAP_5c660897c7919cad159dbd82da48a8ae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/3854 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
The impact of visualization on functional reasoning: the ability to generalizeRacioc?nio functionalPadr?esGeneraliza??oVisualiza??oAprendizagemFunctional reasoningPatternsGeneralizationVisualizationLearningCom este estudo pretende-se compreender de que forma alunos da forma??o inicial de professores, do ensino b?sico (alunos 3-12 anos de idade), resolvem problemas que envolvem a generaliza??o de padr?es em contextos visuais, identificando: as estrat?gias que usam; as dificuldades que apresentam; o papel da visualiza??o no seu racioc?nio; e os fatores que influenciam as suas generaliza??es. Considerando os objetivos do estudo, seguimos uma metodologia qualitativa. Os participantes foram 80 alunos da forma??o inicial de professores. Durante as aulas de uma disciplina de Did?tica da Matem?tica, estes alunos resolveram uma sequ?ncia de tarefas que envolviam a generaliza??o de padr?es em contextos figurativos. Os resultados mostraram que os alunos foram capazes de usar diferentes tipos de estrat?gias de generaliza??o, mas tamb?m que algumas dimens?es das tarefas (e.g. tipo de padr?o, a natureza das figuras) podem ter impacto no racioc?nio dos alunos, fazendo com que, em alguns casos, haja uma mudan?a nas estrat?gias utilizadas e a emerg?ncia de dificuldades de tipo diferente. ABSTRACT: With this study we try to understand how pre-service teachers, from basic education (for 3 to 12-year-old students), solve problems involving the generalization of patterns in visual contexts, identifying: the strategies they use; the difficulties they present; the role of visualization in their reasoning; and the factors that influence their generalizations. Considering the aims of this study, we followed a qualitative methodology. The participants were 80 pre-service teachers. During the classes of a Mathematics unit course, these students solved a sequence of tasks involving pattern generalization in figurative contexts. Our results showed that students were able to use different types of generalization strategies, but also that some dimensions of the tasks (e.g. type of pattern, nature of the figures) can have impact in students? reasoning, causing, in some cases, a shift on the strategies used and the emergence of difficulties of different kind.Sociedade Brasileira de Educa??o Matem?tica2024-01-18T15:12:55Z2014-01-01T00:00:00Z20142023-12-30T18:33:26Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/3854engBarbosa, AnaVale, Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-25T09:01:24Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/3854Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:57:03.461715Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
The impact of visualization on functional reasoning: the ability to generalize |
title |
The impact of visualization on functional reasoning: the ability to generalize |
spellingShingle |
The impact of visualization on functional reasoning: the ability to generalize Barbosa, Ana Racioc?nio functional Padr?es Generaliza??o Visualiza??o Aprendizagem Functional reasoning Patterns Generalization Visualization Learning |
title_short |
The impact of visualization on functional reasoning: the ability to generalize |
title_full |
The impact of visualization on functional reasoning: the ability to generalize |
title_fullStr |
The impact of visualization on functional reasoning: the ability to generalize |
title_full_unstemmed |
The impact of visualization on functional reasoning: the ability to generalize |
title_sort |
The impact of visualization on functional reasoning: the ability to generalize |
author |
Barbosa, Ana |
author_facet |
Barbosa, Ana Vale, Isabel |
author_role |
author |
author2 |
Vale, Isabel |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Ana Vale, Isabel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Racioc?nio functional Padr?es Generaliza??o Visualiza??o Aprendizagem Functional reasoning Patterns Generalization Visualization Learning |
topic |
Racioc?nio functional Padr?es Generaliza??o Visualiza??o Aprendizagem Functional reasoning Patterns Generalization Visualization Learning |
description |
Com este estudo pretende-se compreender de que forma alunos da forma??o inicial de professores, do ensino b?sico (alunos 3-12 anos de idade), resolvem problemas que envolvem a generaliza??o de padr?es em contextos visuais, identificando: as estrat?gias que usam; as dificuldades que apresentam; o papel da visualiza??o no seu racioc?nio; e os fatores que influenciam as suas generaliza??es. Considerando os objetivos do estudo, seguimos uma metodologia qualitativa. Os participantes foram 80 alunos da forma??o inicial de professores. Durante as aulas de uma disciplina de Did?tica da Matem?tica, estes alunos resolveram uma sequ?ncia de tarefas que envolviam a generaliza??o de padr?es em contextos figurativos. Os resultados mostraram que os alunos foram capazes de usar diferentes tipos de estrat?gias de generaliza??o, mas tamb?m que algumas dimens?es das tarefas (e.g. tipo de padr?o, a natureza das figuras) podem ter impacto no racioc?nio dos alunos, fazendo com que, em alguns casos, haja uma mudan?a nas estrat?gias utilizadas e a emerg?ncia de dificuldades de tipo diferente. ABSTRACT: With this study we try to understand how pre-service teachers, from basic education (for 3 to 12-year-old students), solve problems involving the generalization of patterns in visual contexts, identifying: the strategies they use; the difficulties they present; the role of visualization in their reasoning; and the factors that influence their generalizations. Considering the aims of this study, we followed a qualitative methodology. The participants were 80 pre-service teachers. During the classes of a Mathematics unit course, these students solved a sequence of tasks involving pattern generalization in figurative contexts. Our results showed that students were able to use different types of generalization strategies, but also that some dimensions of the tasks (e.g. type of pattern, nature of the figures) can have impact in students? reasoning, causing, in some cases, a shift on the strategies used and the emergence of difficulties of different kind. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2014 2023-12-30T18:33:26Z 2024-01-18T15:12:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/3854 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/3854 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educa??o Matem?tica |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educa??o Matem?tica |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137058234564608 |