Turismo de Natureza: Procura Turística e Imagem dos Espaços Naturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Juliana Marques
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/5245
Resumo: Uma das áreas de maior e mais rápido crescimento e que contribui para o aumento da indústria do turismo mundial é o Turismo de Natureza (Priskin, 2001). O Turismo de Natureza refere-se às formas de lazer baseadas em experiências diretamente relacionadas com atrativos naturais. Por outro lado, a imagem de Natureza é uma construção social e cultural que assume um papel importante na motivação para a procura dos destinos turísticos naturais. Dada a crescente procura de espaços naturais enquanto espaços de turismo e a importância da imagem que os turistas têm desses locais aquando do processo de decisão de escolha de destinos de férias, pretende-se com o presente trabalho, analisar a procura turística do Turismo de Natureza e a imagem associada à Natureza pelos turistas dos espaços naturais. Os resultados indicam que as motivações de procura de destinos de Natureza são: (1) mudança de rotina e relaxamento, (2) sociais, (3) prestígio, (4) aprendizagem, (5) autoconhecimento e (6) escape. Por outro lado, os turistas percecionam a Natureza como (1) espaços singulares, autênticos, (2) de atmosfera espiritual e holística, (3) lugares de risco e (4) de aventura. O estudo apresenta ainda as implicações para a gestão dos destinos turísticos de natureza, as limitações do estudo e sugestões para investigações futuras.
id RCAP_5c702051d4f5135836098dc50c54758a
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/5245
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Turismo de Natureza: Procura Turística e Imagem dos Espaços NaturaisTurismoTurismo de NaturezaImagem dos Destinos TurísticosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoUma das áreas de maior e mais rápido crescimento e que contribui para o aumento da indústria do turismo mundial é o Turismo de Natureza (Priskin, 2001). O Turismo de Natureza refere-se às formas de lazer baseadas em experiências diretamente relacionadas com atrativos naturais. Por outro lado, a imagem de Natureza é uma construção social e cultural que assume um papel importante na motivação para a procura dos destinos turísticos naturais. Dada a crescente procura de espaços naturais enquanto espaços de turismo e a importância da imagem que os turistas têm desses locais aquando do processo de decisão de escolha de destinos de férias, pretende-se com o presente trabalho, analisar a procura turística do Turismo de Natureza e a imagem associada à Natureza pelos turistas dos espaços naturais. Os resultados indicam que as motivações de procura de destinos de Natureza são: (1) mudança de rotina e relaxamento, (2) sociais, (3) prestígio, (4) aprendizagem, (5) autoconhecimento e (6) escape. Por outro lado, os turistas percecionam a Natureza como (1) espaços singulares, autênticos, (2) de atmosfera espiritual e holística, (3) lugares de risco e (4) de aventura. O estudo apresenta ainda as implicações para a gestão dos destinos turísticos de natureza, as limitações do estudo e sugestões para investigações futuras.ABSTRACT: One of the largest and fastest growing areas contributing to the growth of the world tourism industry is Nature Tourism (Priskin, 2001). Nature Tourism refers to forms of leisure based on experiences directly related to natural attractions. On the other hand, the image of Nature is a social and cultural construction that plays an important role in motivating the search for natural tourism destinations. Given the growing demand for natural spaces as tourism spaces and the importance of the image that tourists have of these places during the decision choice process, we intend to analyze the tourism demand of Nature Tourism and the image associated with Nature by the tourists of the natural spaces. The results indicate that the motivations for Nature Tourism are: (1) routine change and relaxation, (2) social, (3) prestige, (4) learning, (5) self-knowledge and (6) escape. On the other hand, tourists perceive Nature as (1) singular, authentic, (2) spaces of spiritual and holistic atmosphere, (3) places of risk and (4) of adventure. The study also presents the implications for Nature Tourism destination management, study limitations and directions for future research.Fernandes, Carla Maria Alves da SilvaRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuSantos, Juliana Marques2018-10-25T08:04:18Z2018-10-042018-06-292018-10-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/5245TID:201987155porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:27:56Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/5245Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:43:38.266034Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Turismo de Natureza: Procura Turística e Imagem dos Espaços Naturais
title Turismo de Natureza: Procura Turística e Imagem dos Espaços Naturais
spellingShingle Turismo de Natureza: Procura Turística e Imagem dos Espaços Naturais
Santos, Juliana Marques
Turismo
Turismo de Natureza
Imagem dos Destinos Turísticos
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Turismo de Natureza: Procura Turística e Imagem dos Espaços Naturais
title_full Turismo de Natureza: Procura Turística e Imagem dos Espaços Naturais
title_fullStr Turismo de Natureza: Procura Turística e Imagem dos Espaços Naturais
title_full_unstemmed Turismo de Natureza: Procura Turística e Imagem dos Espaços Naturais
title_sort Turismo de Natureza: Procura Turística e Imagem dos Espaços Naturais
author Santos, Juliana Marques
author_facet Santos, Juliana Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernandes, Carla Maria Alves da Silva
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Juliana Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo
Turismo de Natureza
Imagem dos Destinos Turísticos
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Turismo
Turismo de Natureza
Imagem dos Destinos Turísticos
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Uma das áreas de maior e mais rápido crescimento e que contribui para o aumento da indústria do turismo mundial é o Turismo de Natureza (Priskin, 2001). O Turismo de Natureza refere-se às formas de lazer baseadas em experiências diretamente relacionadas com atrativos naturais. Por outro lado, a imagem de Natureza é uma construção social e cultural que assume um papel importante na motivação para a procura dos destinos turísticos naturais. Dada a crescente procura de espaços naturais enquanto espaços de turismo e a importância da imagem que os turistas têm desses locais aquando do processo de decisão de escolha de destinos de férias, pretende-se com o presente trabalho, analisar a procura turística do Turismo de Natureza e a imagem associada à Natureza pelos turistas dos espaços naturais. Os resultados indicam que as motivações de procura de destinos de Natureza são: (1) mudança de rotina e relaxamento, (2) sociais, (3) prestígio, (4) aprendizagem, (5) autoconhecimento e (6) escape. Por outro lado, os turistas percecionam a Natureza como (1) espaços singulares, autênticos, (2) de atmosfera espiritual e holística, (3) lugares de risco e (4) de aventura. O estudo apresenta ainda as implicações para a gestão dos destinos turísticos de natureza, as limitações do estudo e sugestões para investigações futuras.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-25T08:04:18Z
2018-10-04
2018-06-29
2018-10-04T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/5245
TID:201987155
url http://hdl.handle.net/10400.19/5245
identifier_str_mv TID:201987155
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130906342981632