Turismo de Natureza: Procura Turística e Imagem dos Espaços Naturais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/5245 |
Resumo: | Uma das áreas de maior e mais rápido crescimento e que contribui para o aumento da indústria do turismo mundial é o Turismo de Natureza (Priskin, 2001). O Turismo de Natureza refere-se às formas de lazer baseadas em experiências diretamente relacionadas com atrativos naturais. Por outro lado, a imagem de Natureza é uma construção social e cultural que assume um papel importante na motivação para a procura dos destinos turísticos naturais. Dada a crescente procura de espaços naturais enquanto espaços de turismo e a importância da imagem que os turistas têm desses locais aquando do processo de decisão de escolha de destinos de férias, pretende-se com o presente trabalho, analisar a procura turística do Turismo de Natureza e a imagem associada à Natureza pelos turistas dos espaços naturais. Os resultados indicam que as motivações de procura de destinos de Natureza são: (1) mudança de rotina e relaxamento, (2) sociais, (3) prestígio, (4) aprendizagem, (5) autoconhecimento e (6) escape. Por outro lado, os turistas percecionam a Natureza como (1) espaços singulares, autênticos, (2) de atmosfera espiritual e holística, (3) lugares de risco e (4) de aventura. O estudo apresenta ainda as implicações para a gestão dos destinos turísticos de natureza, as limitações do estudo e sugestões para investigações futuras. |
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Turismo de Natureza: Procura Turística e Imagem dos Espaços NaturaisTurismoTurismo de NaturezaImagem dos Destinos TurísticosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoUma das áreas de maior e mais rápido crescimento e que contribui para o aumento da indústria do turismo mundial é o Turismo de Natureza (Priskin, 2001). O Turismo de Natureza refere-se às formas de lazer baseadas em experiências diretamente relacionadas com atrativos naturais. Por outro lado, a imagem de Natureza é uma construção social e cultural que assume um papel importante na motivação para a procura dos destinos turísticos naturais. Dada a crescente procura de espaços naturais enquanto espaços de turismo e a importância da imagem que os turistas têm desses locais aquando do processo de decisão de escolha de destinos de férias, pretende-se com o presente trabalho, analisar a procura turística do Turismo de Natureza e a imagem associada à Natureza pelos turistas dos espaços naturais. Os resultados indicam que as motivações de procura de destinos de Natureza são: (1) mudança de rotina e relaxamento, (2) sociais, (3) prestígio, (4) aprendizagem, (5) autoconhecimento e (6) escape. Por outro lado, os turistas percecionam a Natureza como (1) espaços singulares, autênticos, (2) de atmosfera espiritual e holística, (3) lugares de risco e (4) de aventura. O estudo apresenta ainda as implicações para a gestão dos destinos turísticos de natureza, as limitações do estudo e sugestões para investigações futuras.ABSTRACT: One of the largest and fastest growing areas contributing to the growth of the world tourism industry is Nature Tourism (Priskin, 2001). Nature Tourism refers to forms of leisure based on experiences directly related to natural attractions. On the other hand, the image of Nature is a social and cultural construction that plays an important role in motivating the search for natural tourism destinations. Given the growing demand for natural spaces as tourism spaces and the importance of the image that tourists have of these places during the decision choice process, we intend to analyze the tourism demand of Nature Tourism and the image associated with Nature by the tourists of the natural spaces. The results indicate that the motivations for Nature Tourism are: (1) routine change and relaxation, (2) social, (3) prestige, (4) learning, (5) self-knowledge and (6) escape. On the other hand, tourists perceive Nature as (1) singular, authentic, (2) spaces of spiritual and holistic atmosphere, (3) places of risk and (4) of adventure. The study also presents the implications for Nature Tourism destination management, study limitations and directions for future research.Fernandes, Carla Maria Alves da SilvaRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuSantos, Juliana Marques2018-10-25T08:04:18Z2018-10-042018-06-292018-10-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/5245TID:201987155porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:27:56Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/5245Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:43:38.266034Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Uma das áreas de maior e mais rápido crescimento e que contribui para o aumento da indústria do turismo mundial é o Turismo de Natureza (Priskin, 2001). O Turismo de Natureza refere-se às formas de lazer baseadas em experiências diretamente relacionadas com atrativos naturais. Por outro lado, a imagem de Natureza é uma construção social e cultural que assume um papel importante na motivação para a procura dos destinos turísticos naturais. Dada a crescente procura de espaços naturais enquanto espaços de turismo e a importância da imagem que os turistas têm desses locais aquando do processo de decisão de escolha de destinos de férias, pretende-se com o presente trabalho, analisar a procura turística do Turismo de Natureza e a imagem associada à Natureza pelos turistas dos espaços naturais. Os resultados indicam que as motivações de procura de destinos de Natureza são: (1) mudança de rotina e relaxamento, (2) sociais, (3) prestígio, (4) aprendizagem, (5) autoconhecimento e (6) escape. Por outro lado, os turistas percecionam a Natureza como (1) espaços singulares, autênticos, (2) de atmosfera espiritual e holística, (3) lugares de risco e (4) de aventura. O estudo apresenta ainda as implicações para a gestão dos destinos turísticos de natureza, as limitações do estudo e sugestões para investigações futuras. |
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