Ensino de Português Língua Não Materna no 3º ciclo e secundário e Português Língua de Acolhimento a adultos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/155867 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo apresentar a componente não letiva do Mestrado de Português Língua Segunda/ Estrangeira, em específico, a realização de um estágio curricular em ambiente escolar. Apresentarei os problemas encontrados no decorrer da atividade, assim como as estratégias encontradas para os contornar, sempre com o enquadramento teórico aprendido durante o Mestrado como guia. O estágio realizou-se no Agrupamento de Escolas de Santo André, no concelho de Santiago do Cacém, Setúbal e teve a duração de 420 horas. Foram acompanhadas uma turma de ensino regular de Português Língua Não Materna (PLNM) e duas turmas de regime pós-laboral de Português Língua de Acolhimento (PLA). Este estágio permitiu-me observar, planificar aulas e participar como docente, com o objetivo de ter experiência pedagógica num ambiente profissional. Assim como compreender a realidade de quem chega a Portugal e encontra uma cultura e língua diferentes das suas. |
id |
RCAP_5c72cef7a0ea56538dd8c2aeb789d568 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/155867 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ensino de Português Língua Não Materna no 3º ciclo e secundário e Português Língua de Acolhimento a adultosEstágioAprendizagemPortuguês Língua Não MaternaPortuguês Língua de AcolhimentoInclusãoEnsino de Línguas Baseado em TarefasInternshipPortuguese as a Non-Mother LanguagePortuguese as a Foster LanguageTask-Based Language TeachingDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste trabalho tem como objetivo apresentar a componente não letiva do Mestrado de Português Língua Segunda/ Estrangeira, em específico, a realização de um estágio curricular em ambiente escolar. Apresentarei os problemas encontrados no decorrer da atividade, assim como as estratégias encontradas para os contornar, sempre com o enquadramento teórico aprendido durante o Mestrado como guia. O estágio realizou-se no Agrupamento de Escolas de Santo André, no concelho de Santiago do Cacém, Setúbal e teve a duração de 420 horas. Foram acompanhadas uma turma de ensino regular de Português Língua Não Materna (PLNM) e duas turmas de regime pós-laboral de Português Língua de Acolhimento (PLA). Este estágio permitiu-me observar, planificar aulas e participar como docente, com o objetivo de ter experiência pedagógica num ambiente profissional. Assim como compreender a realidade de quem chega a Portugal e encontra uma cultura e língua diferentes das suas.This paper summarizes the practical component necessary to achieve a master’s degree in Portuguese as a Second/Foreign Language and it summarizes the experience of an internship in a school setting. I will be presenting the problems encountered during this activity, as well as the strategies used to overcome them, always with the theoretical knowledge acquired during this master’s degree as a guide. This internship happened in the Agrupamento de Escolas de Santo André, in the county of Santiago do Cacém, district of Setúbal. It had a duration of 420 hours. I accompanied a regular class of Portuguese as a Non-Mother Language (PLNM) and two post labour classes of Portuguese as a Foster Language (PLA). This internship allowed me to observe, plan classes, and participate as a teacher to acquire the needed experience in a professional environment. As well as to understand the reality of those who arrive in Portugal and find a culture and language different to their own.Gale, Ana Maria Mão de Ferro Martinho CarverRUNCarraço, Beatriz Soares2023-07-27T10:55:46Z2023-04-172022-10-042023-04-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/155867TID:203285808porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:38:26Zoai:run.unl.pt:10362/155867Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:56:14.471143Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de Português Língua Não Materna no 3º ciclo e secundário e Português Língua de Acolhimento a adultos |
title |
Ensino de Português Língua Não Materna no 3º ciclo e secundário e Português Língua de Acolhimento a adultos |
spellingShingle |
Ensino de Português Língua Não Materna no 3º ciclo e secundário e Português Língua de Acolhimento a adultos Carraço, Beatriz Soares Estágio Aprendizagem Português Língua Não Materna Português Língua de Acolhimento Inclusão Ensino de Línguas Baseado em Tarefas Internship Portuguese as a Non-Mother Language Portuguese as a Foster Language Task-Based Language Teaching Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Ensino de Português Língua Não Materna no 3º ciclo e secundário e Português Língua de Acolhimento a adultos |
title_full |
Ensino de Português Língua Não Materna no 3º ciclo e secundário e Português Língua de Acolhimento a adultos |
title_fullStr |
Ensino de Português Língua Não Materna no 3º ciclo e secundário e Português Língua de Acolhimento a adultos |
title_full_unstemmed |
Ensino de Português Língua Não Materna no 3º ciclo e secundário e Português Língua de Acolhimento a adultos |
title_sort |
Ensino de Português Língua Não Materna no 3º ciclo e secundário e Português Língua de Acolhimento a adultos |
author |
Carraço, Beatriz Soares |
author_facet |
Carraço, Beatriz Soares |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gale, Ana Maria Mão de Ferro Martinho Carver RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carraço, Beatriz Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio Aprendizagem Português Língua Não Materna Português Língua de Acolhimento Inclusão Ensino de Línguas Baseado em Tarefas Internship Portuguese as a Non-Mother Language Portuguese as a Foster Language Task-Based Language Teaching Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Estágio Aprendizagem Português Língua Não Materna Português Língua de Acolhimento Inclusão Ensino de Línguas Baseado em Tarefas Internship Portuguese as a Non-Mother Language Portuguese as a Foster Language Task-Based Language Teaching Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Este trabalho tem como objetivo apresentar a componente não letiva do Mestrado de Português Língua Segunda/ Estrangeira, em específico, a realização de um estágio curricular em ambiente escolar. Apresentarei os problemas encontrados no decorrer da atividade, assim como as estratégias encontradas para os contornar, sempre com o enquadramento teórico aprendido durante o Mestrado como guia. O estágio realizou-se no Agrupamento de Escolas de Santo André, no concelho de Santiago do Cacém, Setúbal e teve a duração de 420 horas. Foram acompanhadas uma turma de ensino regular de Português Língua Não Materna (PLNM) e duas turmas de regime pós-laboral de Português Língua de Acolhimento (PLA). Este estágio permitiu-me observar, planificar aulas e participar como docente, com o objetivo de ter experiência pedagógica num ambiente profissional. Assim como compreender a realidade de quem chega a Portugal e encontra uma cultura e língua diferentes das suas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-04 2023-07-27T10:55:46Z 2023-04-17 2023-04-17T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/155867 TID:203285808 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/155867 |
identifier_str_mv |
TID:203285808 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799138148133896192 |