Ensino de Português Língua Não Materna no 3º ciclo e secundário e Português Língua de Acolhimento a adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carraço, Beatriz Soares
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/155867
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar a componente não letiva do Mestrado de Português Língua Segunda/ Estrangeira, em específico, a realização de um estágio curricular em ambiente escolar. Apresentarei os problemas encontrados no decorrer da atividade, assim como as estratégias encontradas para os contornar, sempre com o enquadramento teórico aprendido durante o Mestrado como guia. O estágio realizou-se no Agrupamento de Escolas de Santo André, no concelho de Santiago do Cacém, Setúbal e teve a duração de 420 horas. Foram acompanhadas uma turma de ensino regular de Português Língua Não Materna (PLNM) e duas turmas de regime pós-laboral de Português Língua de Acolhimento (PLA). Este estágio permitiu-me observar, planificar aulas e participar como docente, com o objetivo de ter experiência pedagógica num ambiente profissional. Assim como compreender a realidade de quem chega a Portugal e encontra uma cultura e língua diferentes das suas.
id RCAP_5c72cef7a0ea56538dd8c2aeb789d568
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/155867
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensino de Português Língua Não Materna no 3º ciclo e secundário e Português Língua de Acolhimento a adultosEstágioAprendizagemPortuguês Língua Não MaternaPortuguês Língua de AcolhimentoInclusãoEnsino de Línguas Baseado em TarefasInternshipPortuguese as a Non-Mother LanguagePortuguese as a Foster LanguageTask-Based Language TeachingDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste trabalho tem como objetivo apresentar a componente não letiva do Mestrado de Português Língua Segunda/ Estrangeira, em específico, a realização de um estágio curricular em ambiente escolar. Apresentarei os problemas encontrados no decorrer da atividade, assim como as estratégias encontradas para os contornar, sempre com o enquadramento teórico aprendido durante o Mestrado como guia. O estágio realizou-se no Agrupamento de Escolas de Santo André, no concelho de Santiago do Cacém, Setúbal e teve a duração de 420 horas. Foram acompanhadas uma turma de ensino regular de Português Língua Não Materna (PLNM) e duas turmas de regime pós-laboral de Português Língua de Acolhimento (PLA). Este estágio permitiu-me observar, planificar aulas e participar como docente, com o objetivo de ter experiência pedagógica num ambiente profissional. Assim como compreender a realidade de quem chega a Portugal e encontra uma cultura e língua diferentes das suas.This paper summarizes the practical component necessary to achieve a master’s degree in Portuguese as a Second/Foreign Language and it summarizes the experience of an internship in a school setting. I will be presenting the problems encountered during this activity, as well as the strategies used to overcome them, always with the theoretical knowledge acquired during this master’s degree as a guide. This internship happened in the Agrupamento de Escolas de Santo André, in the county of Santiago do Cacém, district of Setúbal. It had a duration of 420 hours. I accompanied a regular class of Portuguese as a Non-Mother Language (PLNM) and two post labour classes of Portuguese as a Foster Language (PLA). This internship allowed me to observe, plan classes, and participate as a teacher to acquire the needed experience in a professional environment. As well as to understand the reality of those who arrive in Portugal and find a culture and language different to their own.Gale, Ana Maria Mão de Ferro Martinho CarverRUNCarraço, Beatriz Soares2023-07-27T10:55:46Z2023-04-172022-10-042023-04-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/155867TID:203285808porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:38:26Zoai:run.unl.pt:10362/155867Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:56:14.471143Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de Português Língua Não Materna no 3º ciclo e secundário e Português Língua de Acolhimento a adultos
title Ensino de Português Língua Não Materna no 3º ciclo e secundário e Português Língua de Acolhimento a adultos
spellingShingle Ensino de Português Língua Não Materna no 3º ciclo e secundário e Português Língua de Acolhimento a adultos
Carraço, Beatriz Soares
Estágio
Aprendizagem
Português Língua Não Materna
Português Língua de Acolhimento
Inclusão
Ensino de Línguas Baseado em Tarefas
Internship
Portuguese as a Non-Mother Language
Portuguese as a Foster Language
Task-Based Language Teaching
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Ensino de Português Língua Não Materna no 3º ciclo e secundário e Português Língua de Acolhimento a adultos
title_full Ensino de Português Língua Não Materna no 3º ciclo e secundário e Português Língua de Acolhimento a adultos
title_fullStr Ensino de Português Língua Não Materna no 3º ciclo e secundário e Português Língua de Acolhimento a adultos
title_full_unstemmed Ensino de Português Língua Não Materna no 3º ciclo e secundário e Português Língua de Acolhimento a adultos
title_sort Ensino de Português Língua Não Materna no 3º ciclo e secundário e Português Língua de Acolhimento a adultos
author Carraço, Beatriz Soares
author_facet Carraço, Beatriz Soares
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gale, Ana Maria Mão de Ferro Martinho Carver
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Carraço, Beatriz Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio
Aprendizagem
Português Língua Não Materna
Português Língua de Acolhimento
Inclusão
Ensino de Línguas Baseado em Tarefas
Internship
Portuguese as a Non-Mother Language
Portuguese as a Foster Language
Task-Based Language Teaching
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Estágio
Aprendizagem
Português Língua Não Materna
Português Língua de Acolhimento
Inclusão
Ensino de Línguas Baseado em Tarefas
Internship
Portuguese as a Non-Mother Language
Portuguese as a Foster Language
Task-Based Language Teaching
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este trabalho tem como objetivo apresentar a componente não letiva do Mestrado de Português Língua Segunda/ Estrangeira, em específico, a realização de um estágio curricular em ambiente escolar. Apresentarei os problemas encontrados no decorrer da atividade, assim como as estratégias encontradas para os contornar, sempre com o enquadramento teórico aprendido durante o Mestrado como guia. O estágio realizou-se no Agrupamento de Escolas de Santo André, no concelho de Santiago do Cacém, Setúbal e teve a duração de 420 horas. Foram acompanhadas uma turma de ensino regular de Português Língua Não Materna (PLNM) e duas turmas de regime pós-laboral de Português Língua de Acolhimento (PLA). Este estágio permitiu-me observar, planificar aulas e participar como docente, com o objetivo de ter experiência pedagógica num ambiente profissional. Assim como compreender a realidade de quem chega a Portugal e encontra uma cultura e língua diferentes das suas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-04
2023-07-27T10:55:46Z
2023-04-17
2023-04-17T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/155867
TID:203285808
url http://hdl.handle.net/10362/155867
identifier_str_mv TID:203285808
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138148133896192