O jogo e a alternância de papéis formando-formador em e-learning : um novo modelo facilitador do processo de aprendizagem nas organizações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/9616 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Tecnologias e Sistemas de Informação (área de especialização Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação) |
id |
RCAP_5c7d6039680a8824311e77b2c18e9ad8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/9616 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O jogo e a alternância de papéis formando-formador em e-learning : um novo modelo facilitador do processo de aprendizagem nas organizaçõesOrganizações aprendentesComunidades de aprendizageme-learningJogoLearning organizationsLearning communitiesGaming37.018.43Dissertação de Mestrado em Tecnologias e Sistemas de Informação (área de especialização Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação)Neste trabalho é proposta uma nova estratégia para formação online de membros de organizações de média e grande dimensão, baseada na partilha e troca de conhecimentos entre esses membros. A estratégia seguida suporta-se na criação de comunidades online intra-empresariais, onde todos os membros assumem, simultaneamente, o papel de formando e de formador. A interacção na comunidade é obtida através de um jogo, em que cada participante desafia os outros a aprenderem o que ele tem para ensinar na área de sua especialidade profissional, partilhando para isso informação e recursos sobre as matérias que domina e é, ao mesmo tempo, desafiado a aprender matérias de outras áreas profissionais. A adopção deste modelo altera o posicionamento clássico da oferta de ensino à distância que utiliza as tecnologias baseadas em Internet, atribuindo um papel significativo às comunidades de aprendizagem e permite melhorar, de forma lúdica e desafiante, o nível de conhecimento dos membros de uma organização contribuindo para que os seus membros cooperem melhor e, em consequência, que esta se torne mais competitiva e resiliente.In this work is proposed a new strategy for online training of members of medium and large organizations, based on the sharing and exchange of knowledge among these members. The strategy supports followed in the creation of intra-enterprise online communities, where all members assume, simultaneously, the role of trainer and trainee. The interaction in the community is achieved through a game, in which each participant challenges others to learn what he has to teach in the area of his specialty, sharing information and resources to do so on matters that dominates and where he is, at the same time, challenged to learn other subjects from different professional areas. The adoption of this model could change the classic positioning of distance-learning systems based on Internet by giving a very significant role to the learning communities and to the use of gamming as a challenging away to improve the level of expertise of the members of an organization, helping them to cooperate and to exchange information better.Amaral, LuísSteil, Andrea ValériaUniversidade do MinhoSantos, Vitor Manuel Pereira Duarte dos2009-01-232009-01-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/9616porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:08:58Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/9616Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:00:18.799600Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O jogo e a alternância de papéis formando-formador em e-learning : um novo modelo facilitador do processo de aprendizagem nas organizações |
title |
O jogo e a alternância de papéis formando-formador em e-learning : um novo modelo facilitador do processo de aprendizagem nas organizações |
spellingShingle |
O jogo e a alternância de papéis formando-formador em e-learning : um novo modelo facilitador do processo de aprendizagem nas organizações Santos, Vitor Manuel Pereira Duarte dos Organizações aprendentes Comunidades de aprendizagem e-learning Jogo Learning organizations Learning communities Gaming 37.018.43 |
title_short |
O jogo e a alternância de papéis formando-formador em e-learning : um novo modelo facilitador do processo de aprendizagem nas organizações |
title_full |
O jogo e a alternância de papéis formando-formador em e-learning : um novo modelo facilitador do processo de aprendizagem nas organizações |
title_fullStr |
O jogo e a alternância de papéis formando-formador em e-learning : um novo modelo facilitador do processo de aprendizagem nas organizações |
title_full_unstemmed |
O jogo e a alternância de papéis formando-formador em e-learning : um novo modelo facilitador do processo de aprendizagem nas organizações |
title_sort |
O jogo e a alternância de papéis formando-formador em e-learning : um novo modelo facilitador do processo de aprendizagem nas organizações |
author |
Santos, Vitor Manuel Pereira Duarte dos |
author_facet |
Santos, Vitor Manuel Pereira Duarte dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Amaral, Luís Steil, Andrea Valéria Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Vitor Manuel Pereira Duarte dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Organizações aprendentes Comunidades de aprendizagem e-learning Jogo Learning organizations Learning communities Gaming 37.018.43 |
topic |
Organizações aprendentes Comunidades de aprendizagem e-learning Jogo Learning organizations Learning communities Gaming 37.018.43 |
description |
Dissertação de Mestrado em Tecnologias e Sistemas de Informação (área de especialização Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação) |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-23 2009-01-23T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/9616 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/9616 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132398327169024 |