O jogo e a alternância de papéis formando-formador em e-learning : um novo modelo facilitador do processo de aprendizagem nas organizações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Vitor Manuel Pereira Duarte dos
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/9616
Resumo: Dissertação de Mestrado em Tecnologias e Sistemas de Informação (área de especialização Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação)
id RCAP_5c7d6039680a8824311e77b2c18e9ad8
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/9616
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O jogo e a alternância de papéis formando-formador em e-learning : um novo modelo facilitador do processo de aprendizagem nas organizaçõesOrganizações aprendentesComunidades de aprendizageme-learningJogoLearning organizationsLearning communitiesGaming37.018.43Dissertação de Mestrado em Tecnologias e Sistemas de Informação (área de especialização Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação)Neste trabalho é proposta uma nova estratégia para formação online de membros de organizações de média e grande dimensão, baseada na partilha e troca de conhecimentos entre esses membros. A estratégia seguida suporta-se na criação de comunidades online intra-empresariais, onde todos os membros assumem, simultaneamente, o papel de formando e de formador. A interacção na comunidade é obtida através de um jogo, em que cada participante desafia os outros a aprenderem o que ele tem para ensinar na área de sua especialidade profissional, partilhando para isso informação e recursos sobre as matérias que domina e é, ao mesmo tempo, desafiado a aprender matérias de outras áreas profissionais. A adopção deste modelo altera o posicionamento clássico da oferta de ensino à distância que utiliza as tecnologias baseadas em Internet, atribuindo um papel significativo às comunidades de aprendizagem e permite melhorar, de forma lúdica e desafiante, o nível de conhecimento dos membros de uma organização contribuindo para que os seus membros cooperem melhor e, em consequência, que esta se torne mais competitiva e resiliente.In this work is proposed a new strategy for online training of members of medium and large organizations, based on the sharing and exchange of knowledge among these members. The strategy supports followed in the creation of intra-enterprise online communities, where all members assume, simultaneously, the role of trainer and trainee. The interaction in the community is achieved through a game, in which each participant challenges others to learn what he has to teach in the area of his specialty, sharing information and resources to do so on matters that dominates and where he is, at the same time, challenged to learn other subjects from different professional areas. The adoption of this model could change the classic positioning of distance-learning systems based on Internet by giving a very significant role to the learning communities and to the use of gamming as a challenging away to improve the level of expertise of the members of an organization, helping them to cooperate and to exchange information better.Amaral, LuísSteil, Andrea ValériaUniversidade do MinhoSantos, Vitor Manuel Pereira Duarte dos2009-01-232009-01-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/9616porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:08:58Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/9616Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:00:18.799600Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O jogo e a alternância de papéis formando-formador em e-learning : um novo modelo facilitador do processo de aprendizagem nas organizações
title O jogo e a alternância de papéis formando-formador em e-learning : um novo modelo facilitador do processo de aprendizagem nas organizações
spellingShingle O jogo e a alternância de papéis formando-formador em e-learning : um novo modelo facilitador do processo de aprendizagem nas organizações
Santos, Vitor Manuel Pereira Duarte dos
Organizações aprendentes
Comunidades de aprendizagem
e-learning
Jogo
Learning organizations
Learning communities
Gaming
37.018.43
title_short O jogo e a alternância de papéis formando-formador em e-learning : um novo modelo facilitador do processo de aprendizagem nas organizações
title_full O jogo e a alternância de papéis formando-formador em e-learning : um novo modelo facilitador do processo de aprendizagem nas organizações
title_fullStr O jogo e a alternância de papéis formando-formador em e-learning : um novo modelo facilitador do processo de aprendizagem nas organizações
title_full_unstemmed O jogo e a alternância de papéis formando-formador em e-learning : um novo modelo facilitador do processo de aprendizagem nas organizações
title_sort O jogo e a alternância de papéis formando-formador em e-learning : um novo modelo facilitador do processo de aprendizagem nas organizações
author Santos, Vitor Manuel Pereira Duarte dos
author_facet Santos, Vitor Manuel Pereira Duarte dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Amaral, Luís
Steil, Andrea Valéria
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Vitor Manuel Pereira Duarte dos
dc.subject.por.fl_str_mv Organizações aprendentes
Comunidades de aprendizagem
e-learning
Jogo
Learning organizations
Learning communities
Gaming
37.018.43
topic Organizações aprendentes
Comunidades de aprendizagem
e-learning
Jogo
Learning organizations
Learning communities
Gaming
37.018.43
description Dissertação de Mestrado em Tecnologias e Sistemas de Informação (área de especialização Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação)
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-23
2009-01-23T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/9616
url http://hdl.handle.net/1822/9616
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132398327169024