Plataformas de e-learning no ensino superior: avaliação da situação actual
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/6671 |
Resumo: | Dissertação Mestrado em Sistemas de Informação. |
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Plataformas de e-learning no ensino superior: avaliação da situação actual37.018.43Dissertação Mestrado em Sistemas de Informação.Procurando avaliar o nível de satisfação das Instituições Ensino Superior (IES) pelo uso das Tecnologias de Informação (TIC), no ensino/aprendizagem, tentamos caracterizar até que ponto as TIC’s já tinham sido assimiladas pelas IES em Portugal e assim delimitamos o âmbito onde, eventualmente, as novas Tecnologias podem ser usadas. Não é suficiente saber se, com a introdução, aplicação e ou utilização das diferentes plataformas de e-Learning (PeL) as IES estão ou não satisfeitas. É também necessário saber se, através de uma análise da situação actual, se pode dar uma contribuição inovadora, com os resultados obtidos, a fim de melhorar os processos de adopção dessas novas tecnologias no processo ensino/aprendizagem. O conhecimento é hoje a principal fonte de vantagem competitiva detida, e são as pessoas que detêm, criam, desenvolvem e aplicam o conhecimento. De forma a recolher a informação capaz de caracterizar a situação actual do uso de PeL nas IES, foi realizado um inquérito, composto por duas questões que tinham como objectivo a produção da informação necessária ao desenvolvimento da investigação: Q1 – Qual a importância e o papel das plataformas de e-Learning para a actividade lectiva nas Instituições de Ensino Superior? Q2 – Existirão condicionantes na utilização das plataformas de e-Learning no âmbito das disciplinas das Instituições Ensino Superior? O estudo revela que a maioria das IES se limita à disponibilização on-line de apontamentos, acetatos e exercícios, e a eventuais respostas, dadas pelo docente a mensagens de correio electrónico enviadas pelos alunos. Nesta situação, as PeL são não só complementares como fundamentais para o processo de ensino/aprendizagem. A não utilização das PeL não invalida a replicação desses elementos por outros meios embora, para o aluno não presencial, não construam um percurso de aprendizagem coerente que este possa seguir, tendo em consideração as suas limitações e disponibilidades temporais.Trying to draw an outline around the extent where eventually new Communication and Information Technologies (TIC) can be used, and to get to the goal of this thesis, which is to study and evaluate the satisfaction level of the Superior Education Institutions (IES) by using these technologies, this essay tries to characterize the shape of the Portuguese superior education within the Information Society. It isn’t enough to know if the IES are satisfied or not with the introduction/application/usage of different Learning Management Systems (LMS). It is also necessary to know if, by analyzing the actual situation we can contribute with results, in an innovative way, with the objective of improving the adoption processes of those new technologies in the teaching/learning process. Nowadays, knowledge is the main source of competitive advantage, and people hold, create, develop and apply this knowledge. An inquiry by questionnaire was done to collect information capable of characterizing the actual usage of e-Learning platforms on the IES. This inquiry is composed by a set of “closed” questions and having only two final “open” questions which are considered relevant for the determination of the research’s object characteristics. Their function is to produce required information through the investigation questions: Q1 – The e-Learning platforms are important for teaching in Superior Education Institutions; Q2 – The use of e-Learning platforms has to subject to conditions in the Superior Education Institutions’ teaching extent. This study reveals that most of the IES restrain themselves to the on-line availability of notes, transparencies and exercises, and eventual responses given by the teacher to electronic mail messages sent by students. In this situation, e-Learning platforms are complementary and not essential for the teaching/learning process once they can be duplicated by other means. Simultaneously, they do not build a coherent learning path for the non-present student. A learning path that he may follow and that has under consideration his/her limitations and time availability.Amaral, LuísUniversidade do MinhoBrandão, Patrícia Isabel Sousa Trindade da Silva Leite2005-04-262005-04-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/6671porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:59:47Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/6671Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:49:35.158123Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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