A integração das TIC na reorganização curricular das escolas da Rede Estadual do Ceará que aderiram ao Prótotipo de Currículo da UNESCO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francelino, Elizabete Távora
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7252
Resumo: A investigação remete a uma análise acerca da integração das Tecnologias da Informação e Comunicação no currículo das escolas da Rede Estadual do Ceará que aderiram à Reorganização Curricular proposta pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará, que teve como inspiração o Protótipo de Currículo da UNESCO, as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e a experiência de uma tecnologia social, que é o Com.Domínio Digital. A nova proposta curricular apresentada pela SEDUC fomentou a pesquisa como princípio educativo e deu lugar às disciplinas Desenvolvimento Pessoal e Social (DPS) e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), que através do Núcleo de Trabalho e Práticas Sociais (NTPPS) têm um papel articulador junto às demais disciplinas, promovendo a interdisciplinaridade. Foram investigadas as políticas públicas afirmativas de TIC no âmbito estadual e federal e examinou-se as mudanças ocorridas no Projeto Político Pedagógico com relação ao uso pedagógico das TIC, as políticas estaduais de formação para professores da rede sobre uso das TIC nas escolas, os impactos na aprendizagem dos alunos e o nível de apropriação de tecnologias que essas escolas apresentam. O marco desta experiência se deu no ano de 2012 com doze escolas piloto da rede estadual do Ceará. Problematizou-se a influência do uso pedagógico das TIC nas pesquisas do NTPPS, no desenvolvimento de letramento digital dos discentes e quais seus impactos nos índices das avaliações externas da escola como no Sistema Permanente de Avaliação do Ceará (SPAECE) e no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Foi feita opção pela abordagem mista (qualitativa e quantitativa), em virtude do uso de instrumentos de coleta de dados ter sido questionários, entrevista, análise documental, além de um instrumental produzido por especialistas em TIC e validado pela Organização dos Estados Iberos Americanos (OEI). A investigação constatou uma maior integração do uso das TIC nas escolas em seus projetos pedagógicos, contudo apesar das tecnologias estarem incorporadas à pesquisa, e aos projetos interdisciplinares, é necessária maior integração junto às demais disciplinas do currículo escolar. Os índices educacionais nas escolas estudadas nesse triênio (2012-2014) revelam que são necessárias intervenções por parte de gestores, educadores e de políticas públicas, a fim de diminuir a evasão, reprovação e repetência, contribuindo com a qualidade na educação, inovando o currículo, a gestão da escola e sobretudo a prática pedagógica do professor, no sentido de promover uma maior integração das TIC na sociedade do conhecimento, diminuindo a exclusão digital e contribuindo para um maior crescimento econômico.
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A nova proposta curricular apresentada pela SEDUC fomentou a pesquisa como princípio educativo e deu lugar às disciplinas Desenvolvimento Pessoal e Social (DPS) e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), que através do Núcleo de Trabalho e Práticas Sociais (NTPPS) têm um papel articulador junto às demais disciplinas, promovendo a interdisciplinaridade. Foram investigadas as políticas públicas afirmativas de TIC no âmbito estadual e federal e examinou-se as mudanças ocorridas no Projeto Político Pedagógico com relação ao uso pedagógico das TIC, as políticas estaduais de formação para professores da rede sobre uso das TIC nas escolas, os impactos na aprendizagem dos alunos e o nível de apropriação de tecnologias que essas escolas apresentam. O marco desta experiência se deu no ano de 2012 com doze escolas piloto da rede estadual do Ceará. Problematizou-se a influência do uso pedagógico das TIC nas pesquisas do NTPPS, no desenvolvimento de letramento digital dos discentes e quais seus impactos nos índices das avaliações externas da escola como no Sistema Permanente de Avaliação do Ceará (SPAECE) e no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Foi feita opção pela abordagem mista (qualitativa e quantitativa), em virtude do uso de instrumentos de coleta de dados ter sido questionários, entrevista, análise documental, além de um instrumental produzido por especialistas em TIC e validado pela Organização dos Estados Iberos Americanos (OEI). A investigação constatou uma maior integração do uso das TIC nas escolas em seus projetos pedagógicos, contudo apesar das tecnologias estarem incorporadas à pesquisa, e aos projetos interdisciplinares, é necessária maior integração junto às demais disciplinas do currículo escolar. Os índices educacionais nas escolas estudadas nesse triênio (2012-2014) revelam que são necessárias intervenções por parte de gestores, educadores e de políticas públicas, a fim de diminuir a evasão, reprovação e repetência, contribuindo com a qualidade na educação, inovando o currículo, a gestão da escola e sobretudo a prática pedagógica do professor, no sentido de promover uma maior integração das TIC na sociedade do conhecimento, diminuindo a exclusão digital e contribuindo para um maior crescimento econômico.The investigation refers to a reflective analysis regarding the integration of Information and Communication Technologies (ICT) in the curriculum of schools in the State of Ceará Network which joined the curricular reorganization proposed by the Secretary of the State of Ceará Education (SEDUC), which was inspired by UNESCO’s Curriculum Prototype, the National Curricular Guidelines (DCN) together with the experience of a social technology that is Com.Digital.Domínio, The new curriculum proposal presented by SEDUC fostered research as an educational principle, and gave rise to two disciplines, one DPS-Personal and Social Development and the Information and Communication Technology (ICT), which have a coordinating role alongside the other disciplines, promoting the interdisciplinarity. So we analyze affirmative public politics for ICT at the state and federal level and also intended to investigate the changes in the Pedagogical Political Project (PPP) regarding the pedagogical use of ICT, state education politics for school teachers on the use of ICT in schools, the impact on student learning, and level of these schools technology appropriation are presented and the relative use of ICT with interdisciplinary projects. The milestone of this reorganization took place in 2012 with twelve pilot schools based at the Ceará statual network. The issue was the influence of pedagogical use of ICT in NTPPS research, the development of digital literacy of students and what their impact on levels of school external evaluations: National Examination of Secondary Education (ESMS), Permanent System of Ceará Rating (SPAECE), Basic Education Development Index (IDEB). The methodology used to questioning of the data was made choice of qualitative and quantitative research in which questionnaires were used, interviews, documental analysis and an instrument developed by experts in the technology area through studies and research and validated by the American states of the Organization (OEI). The research found a greater integration of ICT in schools in their educational projects, yet despite the technologies are incorporated into the research and interdisciplinary projects, it requires more integration with the other subjects in the school curriculum. The Educational levels in schools studied this three-year period (2012-2014) reveal that interventions are needed by managers, educators and public policy in order to reduce the dropout, failure and repetition, contributing to the quality of education, innovating the curriculum school management and especially the teacher's pedagogic practice, to promote greater integration of ICT in the knowledge society, reducing the digital divide and contributing to greater economic growth.2017-02-06T12:13:42Z2017-02-06T00:00:00Z2017-02-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7252porFrancelino, Elizabete Távorainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T13:00:14Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7252Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:07:08.085440Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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