Barreiras à inclusão no ensino superior: perceção dos estudantes com necessidades educativas especiais na Universidade de Aveiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Joana Oliveira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/30299
Resumo: O tema da equidade de acesso e inclusão escolar no Ensino Superior tem vindo a merecer maior destaque nos últimos anos, com um aumento do número de estudantes com Necessidades Educativas Especiais a frequentar este nível de ensino. Este estudo de caráter descritivo e exploratório tem como finalidade estudar a perceção dos estudantes com Necessidades Educativas Especiais, a frequentar a Universidade de Aveiro, sobre as barreiras à sua inclusão na vida escolar e académica, bem como formas de as ultrapassar. Através de um questionário, foram inquiridos os alunos com Necessidades Educativas Especiais que frequentavam a Universidade de Aveiro no ano letivo 2018-2019. Os resultados permitem traçar um perfil das barreiras identificadas, com maior saliência das barreiras metodológicas e atitudinais. Espera-se que estes resultados possam informar futuras intervenções no sentido de reduzir barreiras e facilitar o acesso equitativo e a vida académica na Universidade de Aveiro, podendo este estudo ser replicado noutras Instituições de Ensino Superior.
id RCAP_fa8533dd04007c8977e3aa3daeffd443
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/30299
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Barreiras à inclusão no ensino superior: perceção dos estudantes com necessidades educativas especiais na Universidade de AveiroNecessidades Educativas EspeciaisEnsino SuperiorBarreirasInclusão socialO tema da equidade de acesso e inclusão escolar no Ensino Superior tem vindo a merecer maior destaque nos últimos anos, com um aumento do número de estudantes com Necessidades Educativas Especiais a frequentar este nível de ensino. Este estudo de caráter descritivo e exploratório tem como finalidade estudar a perceção dos estudantes com Necessidades Educativas Especiais, a frequentar a Universidade de Aveiro, sobre as barreiras à sua inclusão na vida escolar e académica, bem como formas de as ultrapassar. Através de um questionário, foram inquiridos os alunos com Necessidades Educativas Especiais que frequentavam a Universidade de Aveiro no ano letivo 2018-2019. Os resultados permitem traçar um perfil das barreiras identificadas, com maior saliência das barreiras metodológicas e atitudinais. Espera-se que estes resultados possam informar futuras intervenções no sentido de reduzir barreiras e facilitar o acesso equitativo e a vida académica na Universidade de Aveiro, podendo este estudo ser replicado noutras Instituições de Ensino Superior.The issue of equity of access and school inclusion in Higher Education has deserved much attention in recent years with an increase in the number of students with Special Educational Needs attending Higher Education institutions, in recent years. This descriptive and exploratory study aims to study the perception of students with Special Educational Needs, attending the University of Aveiro, about the barriers to their inclusion in school and academic life, as well as the ways to overcome them. Through a questionnaire, students with Special Educational Needs who attended the University of Aveiro in the school year 2018-2019 were surveyed. The results allow us to draw a profile of the identified barriers, with greater salience of the methodological and attitudinal barriers. These results are expected to inform future interventions to reduce barriers and facilitate equitable access and academic life at the University of Aveiro. This study may be replicated in other Higher Education Institutions.2021-01-12T15:16:16Z2019-12-17T00:00:00Z2019-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/30299porRodrigues, Joana Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:58:35Zoai:ria.ua.pt:10773/30299Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:02:26.837978Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Barreiras à inclusão no ensino superior: perceção dos estudantes com necessidades educativas especiais na Universidade de Aveiro
title Barreiras à inclusão no ensino superior: perceção dos estudantes com necessidades educativas especiais na Universidade de Aveiro
spellingShingle Barreiras à inclusão no ensino superior: perceção dos estudantes com necessidades educativas especiais na Universidade de Aveiro
Rodrigues, Joana Oliveira
Necessidades Educativas Especiais
Ensino Superior
Barreiras
Inclusão social
title_short Barreiras à inclusão no ensino superior: perceção dos estudantes com necessidades educativas especiais na Universidade de Aveiro
title_full Barreiras à inclusão no ensino superior: perceção dos estudantes com necessidades educativas especiais na Universidade de Aveiro
title_fullStr Barreiras à inclusão no ensino superior: perceção dos estudantes com necessidades educativas especiais na Universidade de Aveiro
title_full_unstemmed Barreiras à inclusão no ensino superior: perceção dos estudantes com necessidades educativas especiais na Universidade de Aveiro
title_sort Barreiras à inclusão no ensino superior: perceção dos estudantes com necessidades educativas especiais na Universidade de Aveiro
author Rodrigues, Joana Oliveira
author_facet Rodrigues, Joana Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Joana Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Necessidades Educativas Especiais
Ensino Superior
Barreiras
Inclusão social
topic Necessidades Educativas Especiais
Ensino Superior
Barreiras
Inclusão social
description O tema da equidade de acesso e inclusão escolar no Ensino Superior tem vindo a merecer maior destaque nos últimos anos, com um aumento do número de estudantes com Necessidades Educativas Especiais a frequentar este nível de ensino. Este estudo de caráter descritivo e exploratório tem como finalidade estudar a perceção dos estudantes com Necessidades Educativas Especiais, a frequentar a Universidade de Aveiro, sobre as barreiras à sua inclusão na vida escolar e académica, bem como formas de as ultrapassar. Através de um questionário, foram inquiridos os alunos com Necessidades Educativas Especiais que frequentavam a Universidade de Aveiro no ano letivo 2018-2019. Os resultados permitem traçar um perfil das barreiras identificadas, com maior saliência das barreiras metodológicas e atitudinais. Espera-se que estes resultados possam informar futuras intervenções no sentido de reduzir barreiras e facilitar o acesso equitativo e a vida académica na Universidade de Aveiro, podendo este estudo ser replicado noutras Instituições de Ensino Superior.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-17T00:00:00Z
2019-12-17
2021-01-12T15:16:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/30299
url http://hdl.handle.net/10773/30299
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137680074735616