Asma e sintomas de hiperatividade e défice de atenção em crianças dos 6 aos 10 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zlamalik, Patrícia Oliveira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/1152
Resumo: Introdução: A asma é a doença crónica mais prevalente em idade pediátrica. Recentemente alguns estudos têm sugerido uma relação entre asma e sintomas de perturbação de hiperatividade e défice de atenção (PHDA), embora as causas desta associação ainda não sejam conhecidas. Propusemo-nos verificar se sintomas de hiperatividade e défice de atenção surgem mais frequentemente em crianças asmáticas quando comparadas com crianças da mesma idade sem essa patologia. Pretendeu-se ainda explorar a influência de algumas variáveis clínicas no aparecimento daqueles sintomas. Materiais e Métodos: Estudo transversal onde foi feita a avaliação clínica de um grupo de crianças asmáticas com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos, selecionadas de forma acidental, seguidas numa consulta de Pediatria do Centro Hospitalar do Porto (CHP), que incluiu a aplicação da versão portuguesa das Escalas de Conners para identificar sintomas de hiperatividade e défice de atenção, a pais e professores, e sua comparação com um grupo de controlo. O controlo da asma foi avaliado pelo Control of Allergic Rhinitis and Asthma Test (CARAT). A análise quantitativa dos dados foi efetuada através dos testes estatísticos do Qui-quadrado, teste T-student, Mann-Whitney U, Kruskall-Wallis, análise de Bland-Altman da concordância entre métodos, os testes de correlação de Pearson e de Spearman e cálculo do Odds Ratio. Resultados: Foram avaliadas 44 crianças asmáticas e 53 crianças saudáveis. A média de idades foi de 8,2 anos no grupo de asmáticos e de 7,6 no grupo de controlo. O número de resultados anormais na escala de Conners foi superior no grupo de asmáticos (p=0,037), ao nível do índice de hiperatividade e défice de atenção (IDAH), segundo os professores, aspetos que não foram reproduzidos pelos pais. Obteve-se uma concordância acima de 90% nas respostas de pais e de professores às escalas de Conners. Não se encontraram associações estatisticamente significativas entre padrões elevados do IDAH e a gravidade da asma, a presença de atopia, patologia alérgica concomitante, terapêutica, controlo da asma ou a sua duração. Conclusão: Índices aumentados de hiperatividade e défice de atenção, reportados pelos professores, sugerem que as crianças asmáticas poderão estar em maior risco de desenvolver uma PHDA. Poderemos então pensar que nas crianças com asma será útil considerar a PHDA para uma orientação precoce.
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Materiais e Métodos: Estudo transversal onde foi feita a avaliação clínica de um grupo de crianças asmáticas com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos, selecionadas de forma acidental, seguidas numa consulta de Pediatria do Centro Hospitalar do Porto (CHP), que incluiu a aplicação da versão portuguesa das Escalas de Conners para identificar sintomas de hiperatividade e défice de atenção, a pais e professores, e sua comparação com um grupo de controlo. O controlo da asma foi avaliado pelo Control of Allergic Rhinitis and Asthma Test (CARAT). A análise quantitativa dos dados foi efetuada através dos testes estatísticos do Qui-quadrado, teste T-student, Mann-Whitney U, Kruskall-Wallis, análise de Bland-Altman da concordância entre métodos, os testes de correlação de Pearson e de Spearman e cálculo do Odds Ratio. Resultados: Foram avaliadas 44 crianças asmáticas e 53 crianças saudáveis. A média de idades foi de 8,2 anos no grupo de asmáticos e de 7,6 no grupo de controlo. O número de resultados anormais na escala de Conners foi superior no grupo de asmáticos (p=0,037), ao nível do índice de hiperatividade e défice de atenção (IDAH), segundo os professores, aspetos que não foram reproduzidos pelos pais. Obteve-se uma concordância acima de 90% nas respostas de pais e de professores às escalas de Conners. Não se encontraram associações estatisticamente significativas entre padrões elevados do IDAH e a gravidade da asma, a presença de atopia, patologia alérgica concomitante, terapêutica, controlo da asma ou a sua duração. Conclusão: Índices aumentados de hiperatividade e défice de atenção, reportados pelos professores, sugerem que as crianças asmáticas poderão estar em maior risco de desenvolver uma PHDA. Poderemos então pensar que nas crianças com asma será útil considerar a PHDA para uma orientação precoce.Introduction: Asthma is the most common chronic disease in childhood. It has recently been suggested in some studies that there is a relationship between asthma and symptoms of attention-deficit hyperactivity disorder (ADHD), although the causes of this association are still unknown. We proposed to verify if attention deficit and hyperactivity symptoms occur more frequently in asthmatic children when compared to children the same age, without this pathology. We also intended to explore the influence of some clinical factors in the arising of those symptoms. Materials and methods: Cross-sectional study. Clinical analysis of a group of asthmatic children aged 6 to 10, attending a Peadiatrics office in Centro Hospitalar do Porto (CHP), was conducted which included the application of the Portuguese version of both parent and teacher forms of the Conners Rating Scale, Revised, Short form, to identify symptoms of attention deficit and hyperactivity, and its comparison to a control group. The selection of the participants was not randomized. Asthma control was assessed by Control of Allergic Rhinitis and Asthma Test (CARAT). Quantitative analysis was conducted using the following statistical tests: Chi-Square, T-student, Mann-Whitney U, Kruskall-Wallis, Bland-Altman analysis of agreement between methods, Pearson and Spearman correlations and Odds Ratio calculations. Results: 44 asthmatic children and 53 healthy children were evaluated. Mean age of asthmatic children was 8,2 years and 7,6 years in the control group. The number of abnormal results in Conners Rating Scale was superior in the group of asthmatic children (p=0,037), concerning the index of attention-deficit and hyperactivity (IDAH), according to teachers; these aspects were not reported by parents. An agreement above 90% was found between the answers of both parents and teachers to Conners Rating Scales. No statistically significant associations were found between high scores of IDAH and the severity of asthma, the presence of atopy, concomitant allergic disease, medication, asthma control or its duration. Conclusion: Higher scores of hyperactivity and attention deficit reported by teachers suggest that asthmatic children may be at higher risk of developing PDHA. We may think that it should be useful to consider ADHD in asthmatic children for an early assessment.Universidade da Beira InteriorTeixeira, Maria FernandaBarata, Luís Manuel TabordauBibliorumZlamalik, Patrícia Oliveira2013-05-15T15:15:09Z2012-052012-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/1152porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:36:39Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1152Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:03.984040Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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