Percursos singulares : sucesso escolar no ensino superior e grupos sociais desfavorecidos
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://ojs.letras.up.pt/index.php/Sociologia/article/view/2295 |
Resumo: | Estudo2 sobre trajectórias de sucesso escolar no ensino superior, de jovens a quem foram atribuídas bolsas de estudo por uma autarquia, oriundos de famílias com baixos níveis de escolaridade, dificuldades económicas e profissões pouco qualificadas. Através da construção de quatro percursos biográficos e da análise de quarenta processos sociais de bolseiros, pretendeu-se estudar as trajectórias de sucesso escolar, tentando compreender as implicações que o estilo educativo e a coesão familiar, bem como as estratégias familiares têm no sucesso escolar (estudando a contribuição específica das famílias de meios populares para o sucesso escolar dos filhos), os sentidos atribuídos pelas famílias e pelos jovens à escolaridade prolongada destes, as relações intersubjectivas estabelecidas entre ambos no decorrer das trajectórias de sucesso, os custos subjectivos desta mobilidade e as representações face ao futuro. Foram verificados como factores explicativos do sucesso escolar dos jovens estudados os seguintes: leitura precoce; cálculo racional do percurso escolar dos filhos e disposições familiares ascéticas; ordem moral doméstica de rigor, valorização do estudo e trabalho escolar, acompanhamento do trabalho escolar, valorizando a auto-regulação; estilo de educação contratualista e papel fulcral da figura feminina (mãe). Verifica-se ainda que a frustração das ambições escolares dos pais funciona como alavanca para o sucesso dos filhos, o que permite compreender este fenómeno como parte da trajectória familiar geracional |
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