Relação entre aptidão física e sucesso académico: em alunos de final de ciclo: 8º e 9º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Melissa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/38170
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
id RCAP_5ca6d0a792398e38e292c18bd823adac
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/38170
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relação entre aptidão física e sucesso académico: em alunos de final de ciclo: 8º e 9º ano de escolaridadeRelationship between physical fitness and academic sucessAptidão físicaSucesso académicoAtividade físicaPhysical fitnessAcademic successPhysical activityCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e SecundárioO estágio Profissional insere-se no âmbito da unidade curricular “Prática de Ensino Supervisionada” (PES) do 2º ano do ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundários pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho, pressupondo o exercício da prática real de ensino, vista não como um prolongamento das aulas teóricas e/ou teórico-práticas das disciplinas, mas antes como um processo de integração de saberes e saberes fazer que teve como principal objetivo contribuir para o nosso currículo profissional de professor. O relatório de estágio reúne é o retrato escrito de tudo que fora desenvolvido ao longo do estágio profissional realizado numa Escola de Ensino Básico no distrito de Braga. Assim, a elaboração do relatório de estágio apresenta-se como um instrumento que permite ao estagiário-professor consciencializar-se sobre a sua prática pedagógica e refletir acerca dos mesmos com vista a melhorá-los. A execução de tão abrangente instrumento requer uma consciencialização procedente de uma reflexão acerca de todo o conhecimento que contempla, permitindo assim, que o indivíduo se desenvolva pessoal e profissionalmente. O presente documento concebe na sua estruturação 3 áreas distintas, mas fortemente interligadas e convenientemente articuladas na sua prática. A área 1 é referente a toda a intervenção pedagógica propriamente dita do processo ensino aprendizagem englobando a sua conceção, planificação, realização e avaliação. Por sua vez, a área 2 descreve todas as atividades realizadas na Escola que nos permitiram uma participação ativa na relação com a comunidade escolar. Por fim, a área 3 diz respeito ao trabalho de investigação realizado no seio da comunidade escolar. O principal objetivo do estudo foi analisar como a Aptidão Física (ApF) se relaciona com o Sucesso Académico em alunos do 8º e 9º ano. Os resultados mostraram não existir relações entre as variáveis estudadas.The Professional internship is within the scope of the course "Supervised Teaching Practice" (PES) of the 2nd year of study leading to the degree of Master in Teaching Physical Education in Basic and Secondary Teachings by the Institute of Education, University of Minho cycle assuming the exercise of actual teaching practice, seen not as an extension of the theoretical and / or disciplines of theoretical and practical lessons, but as a process of integrating knowledge and know to do that aimed to contribute to our professional resume teacher. The report of practicum is the written record of everything that had developed during the professional internship in School of Basic Education in the district of Braga portrait. Thus, the preparation of the probation report is presented as a tool that allows the trainee teacher become aware about their practice and reflect about them in order to improve them. The implementation of such a comprehensive instrument requires a coming awareness of a reflection on the whole which includes knowledge, thus enabling the individual to develop personally and professionally. This document conceived in its structure three distinct areas, but strongly interconnected and conveniently articulated in their practice. 1st area is referring to any educational intervention itself the learning process encompassing its design, planning, implementation and evaluation. In turn, the 2nd area describes all the activities at the school that allowed us to actively participate in the relationship with the school community. Finally, the 3rd area concerns the research work carried out within the school community. The main objective of the study was to analyze how the Physical Fitness relates to Academic Success for students of 8th and 9th grade. The results showed no relationship between variables.Cunha, António CamiloUniversidade do MinhoAntunes, Melissa20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/38170por201406950info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:30:48Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/38170Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:26:02.994349Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relação entre aptidão física e sucesso académico: em alunos de final de ciclo: 8º e 9º ano de escolaridade
Relationship between physical fitness and academic sucess
title Relação entre aptidão física e sucesso académico: em alunos de final de ciclo: 8º e 9º ano de escolaridade
spellingShingle Relação entre aptidão física e sucesso académico: em alunos de final de ciclo: 8º e 9º ano de escolaridade
Antunes, Melissa
Aptidão física
Sucesso académico
Atividade física
Physical fitness
Academic success
Physical activity
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relação entre aptidão física e sucesso académico: em alunos de final de ciclo: 8º e 9º ano de escolaridade
title_full Relação entre aptidão física e sucesso académico: em alunos de final de ciclo: 8º e 9º ano de escolaridade
title_fullStr Relação entre aptidão física e sucesso académico: em alunos de final de ciclo: 8º e 9º ano de escolaridade
title_full_unstemmed Relação entre aptidão física e sucesso académico: em alunos de final de ciclo: 8º e 9º ano de escolaridade
title_sort Relação entre aptidão física e sucesso académico: em alunos de final de ciclo: 8º e 9º ano de escolaridade
author Antunes, Melissa
author_facet Antunes, Melissa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cunha, António Camilo
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Melissa
dc.subject.por.fl_str_mv Aptidão física
Sucesso académico
Atividade física
Physical fitness
Academic success
Physical activity
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Aptidão física
Sucesso académico
Atividade física
Physical fitness
Academic success
Physical activity
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/38170
url http://hdl.handle.net/1822/38170
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201406950
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132746529898496