A gestão da sala de aula com alunos com perturbação de hiperatividade e défice de atenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucas, Elisabete Maria França Gonçalves
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/12860
Resumo: A perturbação de hiperatividade com défice de atenção (PHDA) é uma problemática complexa que atinge uma grande percentagem de alunos. Marcada por problemas significativos de atenção, principalmente em situações em que é exigida a sua manutenção prolongada, de controlo dos seus impulsos (impulsividade) e de atividade motora excessiva (hiperatividade) surgem frequentemente, associada a estes problemas, outros como a dificuldade em seguir regras e instruções e a excessiva variabilidade nas respostas às situações, interferindo no ambiente de aprendizagem, quer em prejuízo próprio, quer dos colegas da turma. (...)
id RCAP_5cb57b2b1985389e09dc2bf28cff5fb3
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/12860
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A gestão da sala de aula com alunos com perturbação de hiperatividade e défice de atençãoHiperatividadePerturbações da AtençãoEducação EspecialPerturbações do ComportamentoA perturbação de hiperatividade com défice de atenção (PHDA) é uma problemática complexa que atinge uma grande percentagem de alunos. Marcada por problemas significativos de atenção, principalmente em situações em que é exigida a sua manutenção prolongada, de controlo dos seus impulsos (impulsividade) e de atividade motora excessiva (hiperatividade) surgem frequentemente, associada a estes problemas, outros como a dificuldade em seguir regras e instruções e a excessiva variabilidade nas respostas às situações, interferindo no ambiente de aprendizagem, quer em prejuízo próprio, quer dos colegas da turma. (...)Santos, Miguel Augusto Meneses da SilvaRepositório ComumLucas, Elisabete Maria França Gonçalves2016-04-04T14:31:32Z2011-01-01T00:00:00Z2011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/12860porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:50Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/12860Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:54.516008Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A gestão da sala de aula com alunos com perturbação de hiperatividade e défice de atenção
title A gestão da sala de aula com alunos com perturbação de hiperatividade e défice de atenção
spellingShingle A gestão da sala de aula com alunos com perturbação de hiperatividade e défice de atenção
Lucas, Elisabete Maria França Gonçalves
Hiperatividade
Perturbações da Atenção
Educação Especial
Perturbações do Comportamento
title_short A gestão da sala de aula com alunos com perturbação de hiperatividade e défice de atenção
title_full A gestão da sala de aula com alunos com perturbação de hiperatividade e défice de atenção
title_fullStr A gestão da sala de aula com alunos com perturbação de hiperatividade e défice de atenção
title_full_unstemmed A gestão da sala de aula com alunos com perturbação de hiperatividade e défice de atenção
title_sort A gestão da sala de aula com alunos com perturbação de hiperatividade e défice de atenção
author Lucas, Elisabete Maria França Gonçalves
author_facet Lucas, Elisabete Maria França Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Miguel Augusto Meneses da Silva
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Lucas, Elisabete Maria França Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Hiperatividade
Perturbações da Atenção
Educação Especial
Perturbações do Comportamento
topic Hiperatividade
Perturbações da Atenção
Educação Especial
Perturbações do Comportamento
description A perturbação de hiperatividade com défice de atenção (PHDA) é uma problemática complexa que atinge uma grande percentagem de alunos. Marcada por problemas significativos de atenção, principalmente em situações em que é exigida a sua manutenção prolongada, de controlo dos seus impulsos (impulsividade) e de atividade motora excessiva (hiperatividade) surgem frequentemente, associada a estes problemas, outros como a dificuldade em seguir regras e instruções e a excessiva variabilidade nas respostas às situações, interferindo no ambiente de aprendizagem, quer em prejuízo próprio, quer dos colegas da turma. (...)
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2011-01-01T00:00:00Z
2016-04-04T14:31:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/12860
url http://hdl.handle.net/10400.26/12860
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130014413750272