O papel do professor, na aprendizagem de crianças com perturbação de hiperatividade e défice de atenção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/11904 |
Resumo: | O presente projeto partiu da problemática relacionada com a Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção. Como professores, julgamos importante refletir e investigar sobre estas áreas, bem comoas dificuldades que lhes estão subjacentes. Através da reflexão e investigação, pretendemos descobrir fundamentos, causas, perspetivase estratégias a desenvolver nas nossas práticas com o fim último de proporcionar o sucesso educativo dos nossos alunos, bem como a promoção de uma autoestima que proporcione uma sólida construção das suas personalidades. O nosso estudo teve como ponto de partida um estudo sobre umaluno com PHDA em contexto de comorbidade. O aluno revela uma alteração estrutural do cromossoma 10. Num primeiro momento analisamos as perspetivas e expetativas dos pais e do aluno. Verificámos quais as características e necessidades do aluno no sentido de maximizar as suas potencialidades e desenvolver as suas áreas menos fortes, de forma a levar a uma inclusão e integração plenas na comunidade envolvente. Com o presente trabalho, não tivemos a pretensão de estudar profundamente todas as questões relacionadas com a Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção, mas contribuir, de forma modesta, para um melhor conhecimento do caso estudado, em benefício dos êxitos escolares, pessoais e profissionais de todas ascrianças e jovens. |
id |
RCAP_bf8d177c2c48766711f9563e65390d8d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/11904 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O papel do professor, na aprendizagem de crianças com perturbação de hiperatividade e défice de atençãoHiperatividadeDéfice de AtençãoEducação EspecialPapel do ProfessorPerturbações da AtençãoEstratégias da AprendizagemO presente projeto partiu da problemática relacionada com a Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção. Como professores, julgamos importante refletir e investigar sobre estas áreas, bem comoas dificuldades que lhes estão subjacentes. Através da reflexão e investigação, pretendemos descobrir fundamentos, causas, perspetivase estratégias a desenvolver nas nossas práticas com o fim último de proporcionar o sucesso educativo dos nossos alunos, bem como a promoção de uma autoestima que proporcione uma sólida construção das suas personalidades. O nosso estudo teve como ponto de partida um estudo sobre umaluno com PHDA em contexto de comorbidade. O aluno revela uma alteração estrutural do cromossoma 10. Num primeiro momento analisamos as perspetivas e expetativas dos pais e do aluno. Verificámos quais as características e necessidades do aluno no sentido de maximizar as suas potencialidades e desenvolver as suas áreas menos fortes, de forma a levar a uma inclusão e integração plenas na comunidade envolvente. Com o presente trabalho, não tivemos a pretensão de estudar profundamente todas as questões relacionadas com a Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção, mas contribuir, de forma modesta, para um melhor conhecimento do caso estudado, em benefício dos êxitos escolares, pessoais e profissionais de todas ascrianças e jovens.Cró, Maria de Lurdes, 1950-Repositório ComumGameiro, Adelaide Margarida Ferreira Pereira2016-03-08T12:26:07Z2012-01-01T00:00:00Z2012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/11904porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:40Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/11904Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:35.381549Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel do professor, na aprendizagem de crianças com perturbação de hiperatividade e défice de atenção |
title |
O papel do professor, na aprendizagem de crianças com perturbação de hiperatividade e défice de atenção |
spellingShingle |
O papel do professor, na aprendizagem de crianças com perturbação de hiperatividade e défice de atenção Gameiro, Adelaide Margarida Ferreira Pereira Hiperatividade Défice de Atenção Educação Especial Papel do Professor Perturbações da Atenção Estratégias da Aprendizagem |
title_short |
O papel do professor, na aprendizagem de crianças com perturbação de hiperatividade e défice de atenção |
title_full |
O papel do professor, na aprendizagem de crianças com perturbação de hiperatividade e défice de atenção |
title_fullStr |
O papel do professor, na aprendizagem de crianças com perturbação de hiperatividade e défice de atenção |
title_full_unstemmed |
O papel do professor, na aprendizagem de crianças com perturbação de hiperatividade e défice de atenção |
title_sort |
O papel do professor, na aprendizagem de crianças com perturbação de hiperatividade e défice de atenção |
author |
Gameiro, Adelaide Margarida Ferreira Pereira |
author_facet |
Gameiro, Adelaide Margarida Ferreira Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cró, Maria de Lurdes, 1950- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gameiro, Adelaide Margarida Ferreira Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Hiperatividade Défice de Atenção Educação Especial Papel do Professor Perturbações da Atenção Estratégias da Aprendizagem |
topic |
Hiperatividade Défice de Atenção Educação Especial Papel do Professor Perturbações da Atenção Estratégias da Aprendizagem |
description |
O presente projeto partiu da problemática relacionada com a Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção. Como professores, julgamos importante refletir e investigar sobre estas áreas, bem comoas dificuldades que lhes estão subjacentes. Através da reflexão e investigação, pretendemos descobrir fundamentos, causas, perspetivase estratégias a desenvolver nas nossas práticas com o fim último de proporcionar o sucesso educativo dos nossos alunos, bem como a promoção de uma autoestima que proporcione uma sólida construção das suas personalidades. O nosso estudo teve como ponto de partida um estudo sobre umaluno com PHDA em contexto de comorbidade. O aluno revela uma alteração estrutural do cromossoma 10. Num primeiro momento analisamos as perspetivas e expetativas dos pais e do aluno. Verificámos quais as características e necessidades do aluno no sentido de maximizar as suas potencialidades e desenvolver as suas áreas menos fortes, de forma a levar a uma inclusão e integração plenas na comunidade envolvente. Com o presente trabalho, não tivemos a pretensão de estudar profundamente todas as questões relacionadas com a Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção, mas contribuir, de forma modesta, para um melhor conhecimento do caso estudado, em benefício dos êxitos escolares, pessoais e profissionais de todas ascrianças e jovens. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2012-01-01T00:00:00Z 2016-03-08T12:26:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/11904 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/11904 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130011919187968 |