Explorar o potencial dos portefólios: uma experiência na Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Leonor Freitas
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3200
Resumo: O presente relatório de estágio integra-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A principal intencionalidade consiste em compreender o processo de construção do portefólio e a influência no desenvolvimento e aprendizagens da criança, aluno e adulto. Neste sentido, pretendeu-se responder aos seguintes objetivos condutores: compreender a possibilidade de integração do portefólio no quotidiano educativo do Jardim de infância e do 1.º Ciclo do Ensino Básico; compreender as possibilidades de participação das crianças no processo de construção do portefólio; compreender o papel dos vários intervenientes (criança, educador/professor, família) no processo de construção do portefólio; perceber tipos de feedback dado pelo adulto às crianças nos registos efetuados; perceber os tipos de comentários efetuados pelas crianças; compreender de que forma as questões do adulto promovem a reflexão da criança sobre os registos; entender se os educadores/professores e crianças consideram o portefólio como uma mais-valia. Neste sentido, foi realizado um enquadramento teórico relativo à temática, entrevistas às crianças, nas duas valências, à educadora de infância e à professora cooperante do 1.º Ciclo do Ensino Básico do estágio da Prática de Ensino Supervisionada. Foram analisados os portefólios individuais em ambas as valências e o portefólio coletivo no contexto de Educação Pré-Escolar, nomeadamente os respetivos comentários nos registos, quer dos adultos como das crianças. Palavras-chave: Educação Pré-Escolar; 1.º Ciclo do Ensino Básico; Portefólios; Participação; Reflexão; Aprendizagens
id RCAP_5cbc7bb24d9f457c087659ab77593e70
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3200
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Explorar o potencial dos portefólios: uma experiência na Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino BásicoEducação Pré-EscolarEnsino básico (1º ciclo)PortefóliosParticipação das criançasO presente relatório de estágio integra-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A principal intencionalidade consiste em compreender o processo de construção do portefólio e a influência no desenvolvimento e aprendizagens da criança, aluno e adulto. Neste sentido, pretendeu-se responder aos seguintes objetivos condutores: compreender a possibilidade de integração do portefólio no quotidiano educativo do Jardim de infância e do 1.º Ciclo do Ensino Básico; compreender as possibilidades de participação das crianças no processo de construção do portefólio; compreender o papel dos vários intervenientes (criança, educador/professor, família) no processo de construção do portefólio; perceber tipos de feedback dado pelo adulto às crianças nos registos efetuados; perceber os tipos de comentários efetuados pelas crianças; compreender de que forma as questões do adulto promovem a reflexão da criança sobre os registos; entender se os educadores/professores e crianças consideram o portefólio como uma mais-valia. Neste sentido, foi realizado um enquadramento teórico relativo à temática, entrevistas às crianças, nas duas valências, à educadora de infância e à professora cooperante do 1.º Ciclo do Ensino Básico do estágio da Prática de Ensino Supervisionada. Foram analisados os portefólios individuais em ambas as valências e o portefólio coletivo no contexto de Educação Pré-Escolar, nomeadamente os respetivos comentários nos registos, quer dos adultos como das crianças. Palavras-chave: Educação Pré-Escolar; 1.º Ciclo do Ensino Básico; Portefólios; Participação; Reflexão; Aprendizagens2023-01-16T11:40:40Z2022-07-26T00:00:00Z2022-07-262022-07-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3200TID:203159594porMoreira, Leonor Freitasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:29Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3200Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:49.913664Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Explorar o potencial dos portefólios: uma experiência na Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico
title Explorar o potencial dos portefólios: uma experiência na Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Explorar o potencial dos portefólios: uma experiência na Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico
Moreira, Leonor Freitas
Educação Pré-Escolar
Ensino básico (1º ciclo)
Portefólios
Participação das crianças
title_short Explorar o potencial dos portefólios: uma experiência na Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full Explorar o potencial dos portefólios: uma experiência na Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Explorar o potencial dos portefólios: uma experiência na Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Explorar o potencial dos portefólios: uma experiência na Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Explorar o potencial dos portefólios: uma experiência na Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico
author Moreira, Leonor Freitas
author_facet Moreira, Leonor Freitas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Leonor Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
Ensino básico (1º ciclo)
Portefólios
Participação das crianças
topic Educação Pré-Escolar
Ensino básico (1º ciclo)
Portefólios
Participação das crianças
description O presente relatório de estágio integra-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A principal intencionalidade consiste em compreender o processo de construção do portefólio e a influência no desenvolvimento e aprendizagens da criança, aluno e adulto. Neste sentido, pretendeu-se responder aos seguintes objetivos condutores: compreender a possibilidade de integração do portefólio no quotidiano educativo do Jardim de infância e do 1.º Ciclo do Ensino Básico; compreender as possibilidades de participação das crianças no processo de construção do portefólio; compreender o papel dos vários intervenientes (criança, educador/professor, família) no processo de construção do portefólio; perceber tipos de feedback dado pelo adulto às crianças nos registos efetuados; perceber os tipos de comentários efetuados pelas crianças; compreender de que forma as questões do adulto promovem a reflexão da criança sobre os registos; entender se os educadores/professores e crianças consideram o portefólio como uma mais-valia. Neste sentido, foi realizado um enquadramento teórico relativo à temática, entrevistas às crianças, nas duas valências, à educadora de infância e à professora cooperante do 1.º Ciclo do Ensino Básico do estágio da Prática de Ensino Supervisionada. Foram analisados os portefólios individuais em ambas as valências e o portefólio coletivo no contexto de Educação Pré-Escolar, nomeadamente os respetivos comentários nos registos, quer dos adultos como das crianças. Palavras-chave: Educação Pré-Escolar; 1.º Ciclo do Ensino Básico; Portefólios; Participação; Reflexão; Aprendizagens
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-26T00:00:00Z
2022-07-26
2022-07-11
2023-01-16T11:40:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/3200
TID:203159594
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/3200
identifier_str_mv TID:203159594
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131634133368832