Explorar o potencial dos portefólios: uma experiência na Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/3200 |
Resumo: | O presente relatório de estágio integra-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A principal intencionalidade consiste em compreender o processo de construção do portefólio e a influência no desenvolvimento e aprendizagens da criança, aluno e adulto. Neste sentido, pretendeu-se responder aos seguintes objetivos condutores: compreender a possibilidade de integração do portefólio no quotidiano educativo do Jardim de infância e do 1.º Ciclo do Ensino Básico; compreender as possibilidades de participação das crianças no processo de construção do portefólio; compreender o papel dos vários intervenientes (criança, educador/professor, família) no processo de construção do portefólio; perceber tipos de feedback dado pelo adulto às crianças nos registos efetuados; perceber os tipos de comentários efetuados pelas crianças; compreender de que forma as questões do adulto promovem a reflexão da criança sobre os registos; entender se os educadores/professores e crianças consideram o portefólio como uma mais-valia. Neste sentido, foi realizado um enquadramento teórico relativo à temática, entrevistas às crianças, nas duas valências, à educadora de infância e à professora cooperante do 1.º Ciclo do Ensino Básico do estágio da Prática de Ensino Supervisionada. Foram analisados os portefólios individuais em ambas as valências e o portefólio coletivo no contexto de Educação Pré-Escolar, nomeadamente os respetivos comentários nos registos, quer dos adultos como das crianças. Palavras-chave: Educação Pré-Escolar; 1.º Ciclo do Ensino Básico; Portefólios; Participação; Reflexão; Aprendizagens |
id |
RCAP_5cbc7bb24d9f457c087659ab77593e70 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3200 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Explorar o potencial dos portefólios: uma experiência na Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino BásicoEducação Pré-EscolarEnsino básico (1º ciclo)PortefóliosParticipação das criançasO presente relatório de estágio integra-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A principal intencionalidade consiste em compreender o processo de construção do portefólio e a influência no desenvolvimento e aprendizagens da criança, aluno e adulto. Neste sentido, pretendeu-se responder aos seguintes objetivos condutores: compreender a possibilidade de integração do portefólio no quotidiano educativo do Jardim de infância e do 1.º Ciclo do Ensino Básico; compreender as possibilidades de participação das crianças no processo de construção do portefólio; compreender o papel dos vários intervenientes (criança, educador/professor, família) no processo de construção do portefólio; perceber tipos de feedback dado pelo adulto às crianças nos registos efetuados; perceber os tipos de comentários efetuados pelas crianças; compreender de que forma as questões do adulto promovem a reflexão da criança sobre os registos; entender se os educadores/professores e crianças consideram o portefólio como uma mais-valia. Neste sentido, foi realizado um enquadramento teórico relativo à temática, entrevistas às crianças, nas duas valências, à educadora de infância e à professora cooperante do 1.º Ciclo do Ensino Básico do estágio da Prática de Ensino Supervisionada. Foram analisados os portefólios individuais em ambas as valências e o portefólio coletivo no contexto de Educação Pré-Escolar, nomeadamente os respetivos comentários nos registos, quer dos adultos como das crianças. Palavras-chave: Educação Pré-Escolar; 1.º Ciclo do Ensino Básico; Portefólios; Participação; Reflexão; Aprendizagens2023-01-16T11:40:40Z2022-07-26T00:00:00Z2022-07-262022-07-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3200TID:203159594porMoreira, Leonor Freitasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:29Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3200Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:49.913664Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Explorar o potencial dos portefólios: uma experiência na Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title |
Explorar o potencial dos portefólios: uma experiência na Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Explorar o potencial dos portefólios: uma experiência na Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico Moreira, Leonor Freitas Educação Pré-Escolar Ensino básico (1º ciclo) Portefólios Participação das crianças |
title_short |
Explorar o potencial dos portefólios: uma experiência na Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Explorar o potencial dos portefólios: uma experiência na Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Explorar o potencial dos portefólios: uma experiência na Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Explorar o potencial dos portefólios: uma experiência na Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Explorar o potencial dos portefólios: uma experiência na Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Moreira, Leonor Freitas |
author_facet |
Moreira, Leonor Freitas |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Leonor Freitas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-Escolar Ensino básico (1º ciclo) Portefólios Participação das crianças |
topic |
Educação Pré-Escolar Ensino básico (1º ciclo) Portefólios Participação das crianças |
description |
O presente relatório de estágio integra-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A principal intencionalidade consiste em compreender o processo de construção do portefólio e a influência no desenvolvimento e aprendizagens da criança, aluno e adulto. Neste sentido, pretendeu-se responder aos seguintes objetivos condutores: compreender a possibilidade de integração do portefólio no quotidiano educativo do Jardim de infância e do 1.º Ciclo do Ensino Básico; compreender as possibilidades de participação das crianças no processo de construção do portefólio; compreender o papel dos vários intervenientes (criança, educador/professor, família) no processo de construção do portefólio; perceber tipos de feedback dado pelo adulto às crianças nos registos efetuados; perceber os tipos de comentários efetuados pelas crianças; compreender de que forma as questões do adulto promovem a reflexão da criança sobre os registos; entender se os educadores/professores e crianças consideram o portefólio como uma mais-valia. Neste sentido, foi realizado um enquadramento teórico relativo à temática, entrevistas às crianças, nas duas valências, à educadora de infância e à professora cooperante do 1.º Ciclo do Ensino Básico do estágio da Prática de Ensino Supervisionada. Foram analisados os portefólios individuais em ambas as valências e o portefólio coletivo no contexto de Educação Pré-Escolar, nomeadamente os respetivos comentários nos registos, quer dos adultos como das crianças. Palavras-chave: Educação Pré-Escolar; 1.º Ciclo do Ensino Básico; Portefólios; Participação; Reflexão; Aprendizagens |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-26T00:00:00Z 2022-07-26 2022-07-11 2023-01-16T11:40:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/3200 TID:203159594 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/3200 |
identifier_str_mv |
TID:203159594 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131634133368832 |