E agora, o que é que eu faço? Conhecimento emocional, envolvimento parental e reações às emoções de valência negativa da criança pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arnaud, Márcia Maria Barata de Jesus
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/7241
Resumo: Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Mestre em Psicologia Clínica.
id RCAP_7ec2f575f6690a305b90848ba454ea60
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/7241
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling E agora, o que é que eu faço? Conhecimento emocional, envolvimento parental e reações às emoções de valência negativa da criança pré-escolarconhecimento emocionalenvolvimento parentalemoções negativascrianças pré-escolaresEmotional knowledgeParent InvolvementNegative EmotionsPre-schoolersDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Mestre em Psicologia Clínica.O conhecimento das emoções é um aspeto muito importante da vida social das crianças, porque esta compreensão constitui um guia para os seus comportamentos em interações sociais. As primeiras experiências com emoções ocorrem dentro do seio familiar assim, a família compõe uma forte influência no desenvolvimento do conhecimento emocional das suas crianças. Este estudo pretende explorar como é que as reações dos pais às emoções negativas dos filhos e o seu envolvimento se relacionam com o seu conhecimento emocional. Participaram neste estudo 50 famílias e foram utilizados os seguintes instrumentos: o Teste do Conhecimento Emocional (Maló-Machado, Veríssimo, & Denham, 2006) realizado com as crianças a Escala de Envolvimento Parental - Actividades de Cuidados e de Socialização (Monteiro, Veríssimo e Pessoa & Costa, 2008) e o Teste das Reacções dos Pais às Emoções Negativas das Crianças (Fabes et al., 1990). Os resultados mostram que quanto menor a perceção das mães de partilha dos cuidados diretos e disciplina, maior a sua utilização de estratégias de coping negativas para lidar com as emoções de valência negativa das suas crianças, quanto maior a perceção de partilha dos cuidados mais estratégias construtivas eram adotadas. As estratégias de minimização das mães correlacionam-se com mais dificuldades no conhecimento emocional e as estratégias construtivas correlacionam-se com um maior conhecimento emocional. Assim, conclui-se que a perceção de partilha do envolvimento influencia as estratégias de coping utilizadas que irão ter impacto no desenvolvimento do conhecimento emocional das crianças.Emotional knowledge is a very important part of the social life of our children because this knowledge builds a guide for all social interactions. Their first emotional experience is between their family which constitutes a strong influence in the development. This study aims to understand how parents react to their children's negative emotions and their sharing involvement influence their children’s emotional knowledge. There were 50 families participating in this investigation and the following instruments were used to conduct it: Affect Knowledge Test (Maló-Machado, Veríssimo, & Denham, 2006) to the preschoolers, while their parents were given the Involvement Scale (Monteiro, Veríssimo e Pessoa & Costa, 2008) and Coping with Children’s Negative Emotions Scale (Fabes et al., 1990). Our results show that a perception of low sharing cares and discipline between parents is related to more use of negative coping strategies from the mother and that a perception of a sharing parenting is related with positive coping strategies. As the use of mothers’ minimization strategies is linked to a lower emotional knowledge of their children, positive coping strategies are related to higher levels of emotion knowledge. Concluding, it seems that mothers’ perceptions of sharing caring tasks influences their use of coping strategies that will impact de emotional knowledge of preschoolers.Santos, António JoséRepositório do ISPAArnaud, Márcia Maria Barata de Jesus2019-11-22T16:32:58Z2019-09-26T00:00:00Z2019-09-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/7241202300447porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:42:56Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/7241Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:25:03.953672Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv E agora, o que é que eu faço? Conhecimento emocional, envolvimento parental e reações às emoções de valência negativa da criança pré-escolar
title E agora, o que é que eu faço? Conhecimento emocional, envolvimento parental e reações às emoções de valência negativa da criança pré-escolar
spellingShingle E agora, o que é que eu faço? Conhecimento emocional, envolvimento parental e reações às emoções de valência negativa da criança pré-escolar
Arnaud, Márcia Maria Barata de Jesus
conhecimento emocional
envolvimento parental
emoções negativas
crianças pré-escolares
Emotional knowledge
Parent Involvement
Negative Emotions
Pre-schoolers
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short E agora, o que é que eu faço? Conhecimento emocional, envolvimento parental e reações às emoções de valência negativa da criança pré-escolar
title_full E agora, o que é que eu faço? Conhecimento emocional, envolvimento parental e reações às emoções de valência negativa da criança pré-escolar
title_fullStr E agora, o que é que eu faço? Conhecimento emocional, envolvimento parental e reações às emoções de valência negativa da criança pré-escolar
title_full_unstemmed E agora, o que é que eu faço? Conhecimento emocional, envolvimento parental e reações às emoções de valência negativa da criança pré-escolar
title_sort E agora, o que é que eu faço? Conhecimento emocional, envolvimento parental e reações às emoções de valência negativa da criança pré-escolar
author Arnaud, Márcia Maria Barata de Jesus
author_facet Arnaud, Márcia Maria Barata de Jesus
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, António José
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Arnaud, Márcia Maria Barata de Jesus
dc.subject.por.fl_str_mv conhecimento emocional
envolvimento parental
emoções negativas
crianças pré-escolares
Emotional knowledge
Parent Involvement
Negative Emotions
Pre-schoolers
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic conhecimento emocional
envolvimento parental
emoções negativas
crianças pré-escolares
Emotional knowledge
Parent Involvement
Negative Emotions
Pre-schoolers
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Mestre em Psicologia Clínica.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-22T16:32:58Z
2019-09-26T00:00:00Z
2019-09-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/7241
202300447
url http://hdl.handle.net/10400.12/7241
identifier_str_mv 202300447
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130112345505792