Autoconceito, disrupção e interesses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vicente, Rita Heloísa de Sousa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/12641
Resumo: O presente estudo visa analisar a relação existente entre o autoconceito, a disrupção escolar e os interesses vocacionais, tendo a revisão da literatura verificado que o autoconceito se encontr relacionado com as diversas áreas de desenvolvimento dos jovens, desde a pessoal, passando pela escolar, até à profissional. É apontado por diversos autores que o baixo autoconceito pode prejudicar o processo de aprendizagem, uma vez que, por regra, se encontra associado à disrupção escolar, ou, inclusive, à limitação das escolhas vocacionais dos jovens, pela perceção enviesada de autoeficácia ostentada pelos mesmos. Visando estudar esta relação foi solicitado a 192 alunos o preenchimento do Piers-Harris Children’s Self-Concept Scale (PHCSCS V1-6), que permite avaliar o autoconceito e do Questionário de Identificação Escolar, formulado especialmente para este estudo e que possibilita a recolha de informação sobre a disrupção escolar, medidas corretivas, aspirações profissionais e interesses vocacionais. Os resultados indicaram que o autoconceito se relaciona com as variáveis sociodemográficas, sendo que os jovens do sexo masculino, mais novos e com um maior nível socioeconómico apresentam um autoconceito mais elevado. Em relação à disrupção escolar verifica-se que os jovens com medidas disciplinares ostentam um autoconceito inferior principalmente em relação à perceção que têm sobre as suas competências cognitivas, contudo os dados sugerem ainda que os mesmos podem obter ganhos secundários com a prática destes comportamentos especialmente na interação com os pares. Por sua vez, e referente aos interesses, os dados obtidos foram de encontro ao esperado reforçando a relação entre o autoconceito e a perceção de eficácia dos jovens, o que os leva a investir menos no seu projeto vocacional ou redefenir os seus interesses para áreas que acreditam ser mais simples quanto menor for o seu autoconceito. Tal apoia a existência de uma relação entre estes construtos e a necessidade de uma maior exploração dos mesmos para a promoção do desenvolvimento escolar e profissional dos jovens num contexto cada vez mais competitivo.
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Visando estudar esta relação foi solicitado a 192 alunos o preenchimento do Piers-Harris Children’s Self-Concept Scale (PHCSCS V1-6), que permite avaliar o autoconceito e do Questionário de Identificação Escolar, formulado especialmente para este estudo e que possibilita a recolha de informação sobre a disrupção escolar, medidas corretivas, aspirações profissionais e interesses vocacionais. Os resultados indicaram que o autoconceito se relaciona com as variáveis sociodemográficas, sendo que os jovens do sexo masculino, mais novos e com um maior nível socioeconómico apresentam um autoconceito mais elevado. Em relação à disrupção escolar verifica-se que os jovens com medidas disciplinares ostentam um autoconceito inferior principalmente em relação à perceção que têm sobre as suas competências cognitivas, contudo os dados sugerem ainda que os mesmos podem obter ganhos secundários com a prática destes comportamentos especialmente na interação com os pares. Por sua vez, e referente aos interesses, os dados obtidos foram de encontro ao esperado reforçando a relação entre o autoconceito e a perceção de eficácia dos jovens, o que os leva a investir menos no seu projeto vocacional ou redefenir os seus interesses para áreas que acreditam ser mais simples quanto menor for o seu autoconceito. Tal apoia a existência de uma relação entre estes construtos e a necessidade de uma maior exploração dos mesmos para a promoção do desenvolvimento escolar e profissional dos jovens num contexto cada vez mais competitivo.This study addresses the relationships between self-concept, disruptive behaviour and vocational interest. Following previous studies, a relationship between self-concept and several areas of the youth development, such as the personal, academic and professional, has been noticed. Several authors mentioned that a low self-concept can affect the learning process because it is normally associated with a disruptive behaviour or limited vocational choices, due to biased perception of self-efficacy flaunted by the young people. So, in order to identify this possible relationship, 192 students were asked to fill in the Piers-Harris Children’s Self-Concept Scale (PHCSCS V1-6), which intended to assess self-concept, and to fill in the Scholar Identification Questionnaire, specifically developed for this study, aiming to gather data about the disruptive behaviour, corrective measures, professional aspirations and vocational interest. According to the results, it turns out that self-concept is related to the socio-demographic variables, being that younger males with a higher socioeconomic status have a higher self-concept This is also noticed in disruptive behaviour, in which young people with disciplinary measures report a lower self-concept, manly in their perception of individual cognitive skills. However, the results also suggest that they may gain in the social interaction with these behaviours. Regarding interests, the results were as expected, strengthening the connection between self-concept and perception of effectiveness of youth, which leads them to invest less in their vocational project or to change their interests to areas that they believe to be more simple, when they have low self-concept. These results support the existence of a relationship between these constructs and the need for a further exploration of them, enabling the promotion of educational and professional development of young people in an increasingly competitive context.Universidade de Aveiro2014-09-09T08:24:34Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/12641TID:201591294porVicente, Rita Heloísa de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:23:04Zoai:ria.ua.pt:10773/12641Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:48:46.472285Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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