Conceções de aprendizagem da dança em estudantes de dança clássica e contemporânea
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/10549 |
Resumo: | Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2013 |
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Conceções de aprendizagem da dança em estudantes de dança clássica e contemporâneaDança - PortugalEnsino artísticoAprendizagem da dançaTeses de mestrado - 2013Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2013Enquadrado na perspetiva Fenomenográfica, este estudo apresenta como principal objetivo o mapeamento das conceções que alunos de dança clássica e contemporânea, no 11.º e 12.º anos de escolaridade, têm sobre a aprendizagem da dança. A recolha de dados foi efetuada segundo um modelo de entrevista semiestruturada, questionando-se os alunos sobre seis dimensões da conceção de aprendizagem da dança: 1) dimensão referencial ("O que é a aprendizagem da dança?"), 2) dimensão processual ("Como se aprende a dançar?"), 3) dimensão contextual ("Onde/quando/com quem se aprende a dançar?"), 4) dimensão fatorial ("Que fatores influenciam a aprendizagem da dança?"), 5) dimensão funcional ("Quais as funções da aprendizagem da dança?") e 6) dimensão problemas ("Que problema há na aprendizagem da dança?"). Contudo, este estudo reporta-se apenas à descrição e interpretação dos resultados obtidos nas três primeiras dimensões da conceção de aprendizagem da dança. Os dados foram sujeitos a uma análise de conteúdo de tipo “indutivo” que permitiu identificar certas conceções básicas de aprendizagem da dança comparáveis a conceções de aprendizagem normalmente identificadas pela investigação fenomenográfica: a aprendizagem da dança tida como aquisição de conhecimento, de técnica de dança ou de conhecimentos de dança progressivamente complexos e como baseada na memorização de movimentos; a aprendizagem da dança tida como desenvolvimento artístico ou pessoal e como baseada na compreensão; e a aprendizagem da dança tida como uma conjugação dos processos anteriores. Identificaram-se ainda novas conceções que representam a aprendizagem da dança: como expressão através do movimento; e como um processo baseado na perceção, na auto-motivação, na visualização, na execução ou no ensino da dança a colegas.Framed in a “phenomenographic” approach, this study has as its main goal the mapping of classic and contemporary dance students’, in the 11th and 12th grade, conceptions of learning dance. Data gathering was made following a semi-structured interview model, with the students being asked questions about six dimensions of the conception of learning dance: 1) referential dimension (“What is learning to dance?”), 2) procedural dimension (“How is dance learned?”), 3) contextual dimension (“Where/when/with whom does learning to dance happen?”), 4) factorial dimension (“Which factors influence dance learning?”), 5) functional dimension (“Which are the functions of dance learning?”) and 6) problems dimension (“What problems are there in dance learning?”). However, this study reports solely to the description and interpretation of the results obtained on the first three dimensions of the conception of learning dance. Data was subjected to content analysis using an “inductive” approach that allowed to identify certain basic conceptions of learning dance that are comparable to conceptions of learning usually identified in “phenomenographic” studies: learning dance as acquisition of knowledge, of dance technique or of progressively complex dance knowledge, based on movements memorization; learning dance as artistic or personal development, based on comprehension; and dance learning as a junction of the previous processes. New conceptions were still identified which represent learning dance: as expression through movement; and as a process based on perception, self-motivation, visualization, execution or on teaching dance to classmates.Duarte, António Manuel, 1961-Mestre (16 valores)Repositório da Universidade de LisboaBasto, Madalena Salema Ferreira Pinto2014-02-14T12:21:58Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/10549TID:201018551porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:56:08Zoai:repositorio.ul.pt:10451/10549Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:34:32.678758Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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